Se o seu sonho é ter unhas saudáveis, fortes e grandes, veio ao lugar certo. As suas unhas crescem naturalmente por cerca de 1mm por mês, porém há formas naturais, baratas e fáceis de acelerar o crescimento das unhas. Antes de conferir os métodos e os truques, vamos entender um pouco sobre algumas informações básicas sobre as suas unhas.

O que são unhas?

Eis uma pergunta que pode parecer boba. Ora, todos sabemos o que são unhas. Mas o que vamos dizer aqui pode te surpreender. As unhas são feitas de proteínas, principalmente uma proteína chamada queratina. A queratina é um dos componentes da sua pele e dos seus fios capilares. As unhas são células mortas, porém há um conjunto de células vivas (a parte branca do começo das unhas que você pode observar melhor olhando o seu polegar) composta por vasos sanguíneos. Quando esta camada esta com alguns problemas, as suas unhas não crescem.

Além das unhas serem partes estéticas do corpo de uma mulher ou homem, elas também são formas de proteger os seus dedos contra ferimentos. Os dedos são feitos de nervos muito sensíveis, portanto, as unhas são formas de protegê-los.

Eis alguns fatos sobre o crescimento de unhas que você deve conhecer:

  • Por conta da pele presente dos lados do seu dedo, as unhas crescem somente para frente;
  • As unhas crescem 0,1mm por dia. A soma disso dá cerca de 3mm a 5mm por mês;
  • A idade e o gênero são fatores que influenciam no crescimento das unhas. Jovens e homens tem um crescimento maior do que idosos e mulheres. Gestantes também apresentam uma taxa maior de crescimento das unhas;
  • A mão que você utiliza com mais frequência tem uma taxa de crescimento maior de unhas do que a mão que você não utiliza com frequência. Isso se dá pela circulação sanguínea estimulada pelos movimentos ideomotores;
  • Nos dias quentes, as unhas crescem mais rápido que nos dias frios;
  • Fatores que podem retardar o crescimento das unhas são patologias como febres, gripes e desnutrição.
crescimento estético com remédios naturais

Porque minhas unhas não crescem?

Existem diversos fatores que tornam o crescimento das suas unhas mais lento. Eis alguns deles:

  • Patologias: a anemia, algumas doenças de pele, problemas na glândula da tireoide, infeções bacterianas, problemas de circulação, insuficiência hepática e outros males podem tornar as suas unhas mais quebradiças e retardar o crescimento;
  • Produtos químicos: a toxidade de alguns ingredientes presentes em sabonetes, shampoos e produtos de limpeza podem causar danos as unhas tornando-as mais fracas e quebradiças;
  • Alta umidade: donas de casas e pessoas envolvidas em tarefas que envolve molhar a mão com frequência pode tornar as unhas quebradiças;
  • Baixa umidade: assim como a alta umidade, a baixa umidade também pode retardar o crescimento das suas unhas. Isso porque a baixa umidade causa a desidratação do corpo, tornando as unhas mais quebradiças;
  • Dieta: se você tem restrições alimentares ou dietas pobres em proteína, vitamina C e alguns nutrientes básicos (como o cálcio e o zinco), você pode ter as suas unhas crescendo mais lentamente;
  • Estresse: eis uma condição que pode causar o desequilíbrio dos hormônios do seu organismo, isso fará com que os nutrientes da sua alimentação sejam distribuídos de forma desigual pelo corpo, podendo levar a uma lentidão no crescimento das suas unhas;
  • Menopausa: eis outra condição que gera flutuações hormonais, levando a unhas mais fracas e retardando o crescimento;
  • Idade: pessoas mais velhas tendem a ter unhas com menor umidade (um dos sintomas é o amarelamento das unhas) tornando-as mais fracas;
  • Hábitos: roer unhas e a falta de uma higiene adequada pode levar ao enfraquecimento das unhas;

Devo procurar um médico?

O baixo crescimento das suas unhas não é necessariamente um sinal de patologias. Porém, se esta condição é suscitada por algum tipo de doença, é necessário a procura de um médico especialista para descobrir o melhor tratamento para o crescimento das suas unhas.

Tutorial de Como Crescer as Unhas com Receitas Caseiras

Há algumas formas seguras e eficazes para potencializar o crescimento das suas unhas. Segue as ideias:

Pare de Roer as Unhas

A nossa primeira dica tem relação com um hábito potencialmente prejudicial a saúde. Roer unhas é um hábito comum de pessoas ansiosas, que pode causar infecções e males nos dedos e na boca. Uma dica simples para evitar roer unhas em situações de ansiedade é mastigar um chiclete.

hábitos negativos

Roer as unhas, além de quebrar as unhas em pedacinhos, acaba aumentando a umidade da região das unhas, o que as torna mais quebradiças. Caso você não consiga se livrar deste hábito de forma alguma, considere consultar um psicólogo comportamental.

Evite unhas de acrílico e gel

O problema destes produtos nem é o fato de usá-los, mas a hora de removê-los. A remoção incorreta pode causar ferimentos as suas unhas, tornando-as mais sensíveis e quebradiças. Portanto, o ideal é evitar usar, mas se for usar, tome cuidados na hora de realizar e remoção.

Evite usar as unhas

Se você utiliza as suas unhas como ferramentas, como para tirar a etiqueta de uma embalagem, raspar algo, etc., você pode estar machucando as unhas sem perceber. E isso pode dificultar o crescimento saudável das suas unhas. Utilize uma tesoura ou canivete para estar tarefas e poupe as suas unhas deste danos.

Vitaminas para Unhas

Existem alguns nutrientes que podem acelerar o crescimento das suas unhas. Segue uma lista:

Vitamina Ha biotina favorece o crescimento de unhas, cabelos e renova as células da pele
Ácido Fólicoa famosa vitamina B9 é outra aliada ao crescimento das unhas
Vitamina Aingira batata doce, cenoura, abóboras e legumes
Vitamina Cela protege o sistema imunológico e promove a saúde das suas unhas
Vitamina B7ingira cevada, milho, soja, manteiga, brócolis e queijo

Cavalinha

mãe terra abençoa

Eis uma das ervas mais poderosas para estimular o crescimento das unhas. É um remédio milenar já utilizado por gregos e romanos. A cavalinha contém diversos minerais como o cálcio, que fortalece as suas unhas. Eis a receita passo a passo de como utilizar a cavalinha para este fim:

  1. Faça um chá de cavalinha com duas xícaras de água;
  2. Aguarde o chá esfriar e mergulhe os seus dedos por cerca de 20 minutos;
  3. Repita este procedimento quatro vezes por semana.

Outra opção para usar a cavalinha é tomar o chá, levando os nutrientes para o seu organismo.

Urtiga

para doenças relacionadas a calvice

Seja para os pés ou para as mãos, eis outro remédio milenar para estimular o crescimento das unhas. A urtiga é rica em vitaminas, minerais e outras substâncias como a clorofila. Estes nutrientes são essenciais para o crescimento das unhas e cabelos.

Para se valer desta poderosa erva, você pode fazer um chá de urtiga. Confesso que o sabor não é dos melhores, assim sendo você pode incluir algumas folhas de hortelã para deixar a bebida mais saborosa e nutritiva.

Óleo de Linhaça

estimulando o crescimento

Eis um poderoso óleo rico em ácidos graxos, como o ômega-3. Além de diversos benefícios para a saúde de modo geral, ele pode auxiliar no fortalecimento das unhas. Outra excelente aplicação é o potencial anti-fúngico deste óleo, que pode combater os fungos que retardar o crescimento das unhas.

Para usá-lo, você pode passar um pouco do óleo nas unhas e fazer movimentos circulares por alguns minutos. Realize este procedimento até duas vezes por dia. Você encontra este óleo em lojas de produtos naturais.

Hidratação das Unhas

evitando o ressecamento

Utilize um hidratante orgânico e natural nas suas unhas para evitar que as unhas descasquem, quebrem ou ressequem (três das causas do retardamento de crescimento). Existem hidratantes específicos para mãos, unhas e pele. Opte sempre por um feito com ingredientes naturais (e, se possível, um que contenha uma boa concentração de proteínas).

Realize a hidratação antes de dormir.

Mantenha as Unhas Secas

como crescer mais

Como dito anteriormente, uma das causas de unhas fracas é a alta umidade. Se você costuma gastar horas por dia com tarefas domésticas, como lavar roupas e louça, ou passa muito tempo em piscinas, saunas, banheiras, etc., você pode ter problemas de unhas quebradiças. O ideal é limitar o contato da unha com a água, utilizando luvas para realizar algumas dessas tarefas.

Outra dica é secar completamente os dedos após lavar a mão ou tomar banho, evitando ao máximo manter as unhas úmidas.

Evite químicos e tóxicos

cuidado com produtos

Alguns produtos de higiene doméstica e até mesmo higiene pessoal contém alguns químicos potencialmente tóxicos que podem remover o esmalte natural das unhas tornando-as mais fracas. Ao manusear tais produtos, utilize sempre luvas de látex para a sua proteção.

Seja Paciente

grande virtude

Por mais que você tome todas as precauções e siga todas as dicas de aceleração de crescimento expostas aqui, você deve ser paciente e nunca esperar resultados mágicos imediatos. As unhas vão demorar um certo tempo para o crescimento, mas os resultados são sempre gratificantes. Apenas tome todos os cuidados e nutra seu organismo que o tempo fará o resto.

Use Óleos Essenciais

dicas para casa

Os óleos essenciais tem diversas aplicações para a saúde, inclusive para as unhas. Você pode fazer uma aplicação de óleo de azeite, óleo de coco ou óleo de linhaça nas suas unhas para potencializar a hidratação e torná-las mais fortes.

O óleo de coco é um dos mais poderosos antifúngicos naturais que pode combater fungos e bactérias que retardam o crescimento das unhas.

O óleo de azeite é rico em Vitamina E, que como visto acimo também torna as suas unhas mais fortes, estimulando a circulação sanguínea, hidratando e tornando os nutrientes mais presentes.

E como você deve aplicar óleos essenciais nas suas unhas? Você pode mergulhar uma pequena bolinha de algodão em um desses óleos e massagear as suas unhas. Outra opção é embeber os seus dedos em um recipiente contendo tais óleos por cerca de dez minutos. Realize estes procedimentos diariamente para se obter resultados mais rápidos.

Alho

forte

Embora pareça inicialmente estranho, saiba que passar alho nas suas unhas pode ser um dos melhores métodos para acelerar o crescimento das suas unhas. O seu organismo exige selênio para ativar o iodo, que é um dos nutrientes essenciais para o crescimento de qualquer região do corpo. O alho é riquíssimo em selênio que é, inclusive, um dos ingredientes utilizados em cremes para o crescimento das unhas.

Para utilizar o alho neste processo, você deve esfregar alho moído nas suas unhas e deixar por cerca de meia hora. Se não quer que as suas unhas fiquem com cheiro de alho, lave-as com limão. Repita o procedimento duas vezes por semana.

Sal Marinho

receitas caseiras fáceis

Eis uma forma barata e eficaz de cultivar unhas. O sal marinho tem o potencial de remineralizar as unhas, tornando-as fortíssimas e com saúde. Misturando-o com óleo, você cria uma receita natural com o potencial de hidratar e nutrir as unhas de cutícula das mãos e pés. O óleo utilizado nesta receita pode ser vários, mas o recomendado é o óleo de coco, por seu potencial antifúngico supracitado.

Sal Marinho para Crescer as Unhas

Tempo total: 20 minutos

Misture sal marinho e água

Misture uma colher de chá de sal marinho com meia xícara de água morna;

Dissolva

Misture com uma colher pequena até que o sal se dissolva completamente na água;

Adicione Óleo de Coco

Adicione uma colher de chá de óleo de coco (ou outro óleo de sua preferência) e misture novamente;

Insira os Dedos

Coloque os seus dedos no recipiente e aguarde por cerca de dez minutos;

Lave os Dedos

Lave bem as mãos e seque bem com uma toalha limpa;

Hidrate os Dedos

Aplique um hidratante para unhas;

Repita

Repita o procedimento uma vez por dia.

Agora você tem todos os truques e dicas naturais para acelerar o crescimento das suas unhas! Tem alguma dúvida relativa a algum procedimento descrito acima? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 11 Melhores Remédios Naturais para Crescer a Unha Rapidamente. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,