Lista de Alimentos Que Você Não Deve Comer (Não Saudáveis)

Comer ou não comer! Eis a questão que surge sempre que está diante de algumas comidas deliciosas, mas que você sabe que não são saudáveis.

Mesmo não sendo radical, você tem consciência que existem alguns alimentos muito prejudiciais a sua saúde e que, se você come regularmente, pode ter sérios problemas no futuro.

Então porque não analisar mais a questão e decidir o que é bom para você e sua família?

Preste atenção nas dicas a seguir:

– FUJA DAS CARNES PROCESSADAS

Estudos feitos pelo Agência Internacional de Pesquisas do Câncer, um órgão formado por especialistas em oncologia, comprovam que as carnes processadas como salsichas, linguiças, presunto e bacon, podem causar câncer. As evidências até agora não apontam para uma quantidade específica que aumente a probabilidade de contrair a doença, mas os riscos são comprovadamente altos.

o que deve ser evitado
– FUJA DAS CARNES PROCESSADAS

Além disso, pesquisadores europeus concluíram que pessoas com dietas ricas em carnes processadas correm um maior risco de insuficiência cardíaca e seus efeitos adversos, incluindo a morte. O problema é o alto nível de sódio e conservantes presentes nestes alimentos.

Alternativa: diminua o máximo possível este tipo de carne, quanto menos você comer, o risco é menor.

– RESISTA À TENTAÇÃO DAS REDES DE FAST FOOD

Chefs renomados como Jamie Oliver, documentários, filmes e livros já alertaram sobre o perigo da comida servida pelas redes de fast food como o Mac Donalds. Polêmicas à parte, a realidade é que este tipo de alimentação têm gordura em excesso e pouquíssimos nutrientes. Ou seja, são o contrário de uma dieta saudável e responsáveis pelo aumento de casos de obesidade e doenças cardíacas.

não coma em fast food
– RESISTA À TENTAÇÃO DAS REDES DE FAST FOOD

Além disso, o excesso de sódio e açúcar, presente nos lanches e refrigerantes, também contribui para o aumento da hipertensão, obesidade e prejudica a saúde dos dentes.

Alternativa: Mesmo que as crianças insistam, ou você tenha esse hábito, estipule quantas vezes num mês vocês podem comer em fast foods. Quanto menos, mais vocês se beneficiam. Crie receitas de hambúrguer saudáveis e criativos e faça em casa, com o auxílio das crianças, e torne essa refeição divertida entre a família.

-ABANDONE A MARGARINA

Segundo especialistas, consumir margarina pode ser uma das piores decisões para sua saúde.

A gordura trans presente neste alimento reduz o colesterol bom, aumenta o risco de doenças cardíacas, aumenta os níveis de triglicerídeos e danifica as artérias e o coração, além de prejudicar a função cerebral.

opte pela manteiga
-ABANDONE A MARGARINA

Alternativa: A manteiga é menos prejudicial, mas também é fonte de gorduras saturadas, então consuma sem excessos e experimente ingredientes mais saudáveis como a manteiga ghee, e o azeite de oliva extravirgem.

-DESISTA DAS PIPOCAS DE MICRO-ONDAS

Claro que elas são mais práticas e rápidas, além de não sujarem as panelas. Mas nutricionistas alertam sobre a quantidade de produtos químicos artificiais presentes neste tipo de alimento processado. E mais, há uma polêmica nos Estados Unidos, apontando que a inalação da diacetila, saborizante químico que dá o sabor de manteiga, é responsável pela bronquiolite obliterante, apelidada de “pulmão de pipoca”. Após um americano vencer um processo na justiça por, segundo ele, ter contraído a doença inalando a fumaça deste tipo de pipoca, alguns fabricantes anunciaram a substituição do ingrediente. Mas os especialistas afirmam que o substituto também não é saudável.

não faça em casa
-DESISTA DAS PIPOCAS DE MICRO-ONDAS

Alternativa: Perca um pouco de tempo, mas faça sua própria pipoca na panela. Ou então pesquise as diversas receitas caseiras que podem ser feitas no micro-ondas inclusive sem a adição de óleo e veja qual você gosta mais.

-MORANGOS SÓ OS ORGÂNICOS

Os morangos não orgânicos estão no topo da lista dos alimentos contaminados com resíduos de pesticidas, segundo a Environmental Working Group, uma entidade americana que se debruça sobre o estudo do ambiente e da alimentação. Os resultados ainda estão sendo estudados, mas acredita-se que o acúmulo de pesticida no organismo humano pode provocar inclusive câncer.

vermelhinhos e docinhos
-MORANGOS SÓ OS ORGÂNICOS

Alternativa: Consuma somente morangos orgânicos, atualmente é muito fácil de encontrá-los em feiras e mercados.

– NADA DE MACARRÃO INSTANTÂNEO

Atenção adeptos do macarrão instantâneo conhecido como miojo. Em primeiro lugar, são um simples carboidrato, feito de farinha branca. Ele cozinha rapidamente porque passa por um processo de fritura antes de chegar a sua casa, o que já o desqualifica como alimento saudável. Porém, o famoso sachê de tempero não passa de uma união de substâncias artificiais e industrializadas com alta quantidade de sódio, açúcar, óleo vegetal e corantes.

alimentos prejudiciais ao organismo
– NADA DE MACARRÃO INSTANTÂNEO

Alternativa: Se o problema é falta de tempo no dia a dia, tire um final de semana para fazer sopas variadas, utilizando carnes, legumes e leguminosas, congele e terá alimentos práticos e mais saudáveis. Não sabe fazer? Peça ajuda a um amigo e faça um dia divertido de comidinhas caseiras, pode ser que você aprenda.

-FAÇA SEU PRÓPRIO IOGURTE

Os comerciais são atrativos, mas quando se trata de obter os nutrientes essenciais do iogurte, não se deixe enganar. Segundo alguns nutricionistas, os iogurtes industrializados com sabores de frutas são basicamente uma sobremesa para o café da manhã. Além disso, são adicionados de altas quantidades de açúcar.

confira a receita em vídeo
-FAÇA SEU PRÓPRIO IOGURTE

Alternativa: Compre ou faça em casa iogurte natural e misture a fruta ao seu gosto na hora. Adoce com mel ou melaço.

– MAIS NOCIVOS DO QUE VOCÊ PENSA

O famoso refrigerante diet, que você toma super confiante, pensando que está controlando seu peso, é feito com sucralose, aspartame, neotame, entre outras substâncias artificiais chamadas edulcorantes. Os dados são controversos e conflitantes, porque os fabricantes são poderosos, mas pesquisas independentes sugerem que, quando metabolizados no corpo, esses edulcorantes podem causar problemas relacionados ao metabolismo e ganho de peso, além de doenças neurológicas, dor nas articulações, dores de cabeça, problemas digestivos, depressão, doenças intestinais e a lista vai longe.

Note que são as mesmas substâncias que compõem a maioria dos adoçantes, então os danos são os mesmos.

Alternativa: O refrigerante normal não é solução, mas é menos nocivo. O bom mesmo é acostumar-se a consumir suco da fruta feito na hora. Experimente águas saborizadas, são deliciosas e facílimas de fazer. Quanto aos adoçantes, prefira mel, melado, açúcar mascavo ou demeraro.

Outros alimentos não saudáveis que você deve evitar:

  • Experimente os tipos de sal mais saudáveis como o do Himalaia.
  • Evite bebidas energéticas.
  • Substitua as Sobremesas de Gelatinas (aquelas com vários sabores vendidas em caixinhas) por produtos naturais como o agar-agar.
  • Troque os salgadinhos de pacotes por nozes, amêndoas ou pistache, sem sal.
  • Substitua o cereal industrializado do café da manhã por granolas e aveias.
  • Experimente maneirar nas frituras optando por alimentos assados, cozidos no bafo e saladas cruas.

Saúde é uma questão de hábito e de costumes. Já está na hora de abandonar o que pode fazer mal e escolher alternativas mais saudáveis. Seu organismo agradece!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest