Aveia tem Glúten? Faz Bem para Saúde? Quais os Benefícios?

  • O que é o glúten?
  • A aveia tem glúten?
  • Quais os benefícios?
  • A aveia emagrece?

A aveia é uma ótima solução para variar o cardápio, principalmente por seus nutrientes e pela variedade de pratos que ela pode ser adicionada. Seus benefícios também não ficam distante.

E quando pensamos em perder peso ou tratar alguns problemas de absorção de nutrientes como no caso da diabetes logo ela aparece inclusivo no receituário médico.

A aveia é uma planta, rica em nutrientes e proteínas como ferro, magnésio, fosforo, zinco, manganês, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6, vitamina E, além de ser fonte de fibras, que regula o trânsito intestinal.

plantação

Indicada para controle da taxa de colesterol, e glicose, ele auxilia na prevenção de problemas vasculares, prevenindo de infarto e AVC.

A aveia é um alimento com alta qualidade nutricional, além das proteínas e vitamina encontradas nela. As vitaminas do tipo B presente em sua composição, produzem energia para o bom funcionamento do organismo e do sistema nervoso. São hidrossolúveis e resistentes ao processo digestivo, formam soluções viçosas quando em contato com líquidos.

Apenas 22% da produção é destinada ao ser humano, a grande parte 78% é destinado aos animais em pastagens.

Aveia emagrece?

delícia de café da manhã

A aveia é um dos melhores cerais matutinos, e se em algum momento você já se perguntou se engorda: a resposta é não.

A aveia pura emagrece, e muito se dá pela presença de fibras solúveis e insolúveis neste alimento.

As fibras solúveis (como a betaglucano), têm uma função de ajudar na redução de gorduras, ela se apega as gorduras e o colesterol no nosso organismo eliminando elas.

  • Fibras solúveis, presente na aveia, vão ajudar a acabar com a constipação, limpar o cólon, liberar energia no corpo para reduzir toxinas.
  • Fibras insolúveis produz um gel viscoso no trato digestivo, este gel reduz o colesterol LDL que é um colesterol ruim.
  • Os índices glicêmicos são baixos, fazendo com que os carboidratos da aveia tenham a absorção lenta pela corrente sanguínea.
  • Ela diminui a absorção de açúcar por qualquer alimento no organismo, regulando os níveis de açúcar no sangue.
  • É uma fibra com poder extremadamente forte, pois tem um alto poder de nos manter saciados ao longo do dia por muito mais tempo.

Por isso podemos dizer que a aveia emagrece, e é um milagre para os diabéticos.

Quando a aveia engorda

com casca de açúcar

A aveia pura como dissemos não engorda, porém, é importante lembrar que existem uma infinidade e tipos de aveia e quase todas engordam. Alguns exemplos claros destas aveias são as com sabor e com cobertura de açúcar. Estes tipos de grãos claro que engordam.

mais saudáveis do mundo

Outra fonte de contaminação é por glúten. É a mais comum no Brasil são contaminadas no processamento destes grãos. Uma grande quantidade dos produtores brasileiros apenas possui a produção, e não o moinho, para processar os grãos. O que leva os produtores a utilizarem o moinho de alguma empresa processadora de grãos. A contaminação vem por aí, pois os grãos processados na maioria são, por exemplo, trigo ou centeio e outros derivados ricos em glúten. Este processo é chamado de contaminação por resíduos.

Eu não posso esquecer de falar que, quanto mais refinado o grão, mais risco tem de estar com algum tipo de contaminação.

A aveia naturalmente não possui glúten, porem algumas plantações no Brasil, utilizam os mesmos campos de plantio do trigo, centeio e a cevada, que possuem glúten, o que acaba acontecendo o que se chama de contaminação cruzada. A maioria dos processos mencionados de contaminação se dão por glúten. Porém ainda existem certas aveias sem glúten, temos de ficar atentos e observar a presença ou não do glúten no alimento.

Afinal o que é o glúten?

definições de ingredientes

O glúten é uma proteína de digestão difícil, que pode causar um conjunto de doenças em certos indivíduos.

O glúten é encontrado naturalmente em certos tipos de cereais como trigo e derivados, tendo em suas funções dar elasticidade e conter certos efeitos como impedir que o gás carbônico do fermento saia do alimento. Este processo pode causar alguns prejuízos na saúde. Porém o glúten não faz mal, ele causa algum problema em apenas 1% da população, pessoas que tem a chamada celíaco.

Os benefícios da aveia

  1. Fortalecem os ossos, dentes, previne a diabetes (estimula atividades no pâncreas), energia física e mental, crianças (combatendo a apatia, acalmar e a hiperatividade).
  2. O que faz com que a aveia se destaque é que ela é um cereal bastante rico em proteínas, a maior parte de sua gordura é saturada.
  3. Auxilia no alimento dos neurônios, ajuda a manter as células vivas e ativas em nosso cérebro.
  4. Ajuda a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim).
  5. É um agente que trabalha com nutrientes calmantes, muito útil em estados de irritação, fadiga e estresse.
  6. Substâncias, encontradas na aveia como as betaglucanas, previnem inchaço e as chances de inflamações.
  7. Nela também encontramos as substancias que eliminam os radicais livres, que danificam as células.

Tipos de consumo

A aveia é consumida principalmente como alimento, porem se utiliza também com bebidas e sucos.

Encontramos a aveia em flocos, que é indicada como melhor tipo, pois se trata de grãos inteiros apenas prensados, mantendo todos os nutrientes e menos riscos de contaminação, porem pode ser restrito em alguns preparos por ser grão inteiro.

Farelo de aveia é na verdade a casca do grão, e por isto tem uma alta quantidade de fibras (já falamos sobre cascas de ervas em Emagrecer com ervas da caatinga), tem uma cor mais destacada, e uma maior variedade de preparo.

Farinha é a mais consumida por poder ser adicionada com quase todas as comidas, porem como já falamos passa por processos que causam a contaminação por glúten, deve estar atento a isto.

Suco com aveia

Suco de maça, mamão e aveia.

  • ½ mamão pequeno
  • 1 maça pequena
  • 2 colheres de aveia
  • 1 litro de água

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto (para eliminar peso e uma bebida saudável indico mel), e beba em seguida.

receita fácil

Suco de banana com aveia

  • 2 bananas prata
  • ½ litro de leite
  • 1 colher de sopa de aveia

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata, tome em seguida.

Você pode colocar sobre a comida e saladas além dos sucos e vitaminas, podem pôr em saladas de folhas e de frutas, é um alimento muito rico.

Gostaria de convidar você a comentar, deixando suas dúvidas, elogio e até sua crítica. Garanto que iremos ler todas e responder

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *