Farinha de Sorgo: Benefícios, Propriedades, Perfil Nutricional e Receitas!

O sorgo é um cereal cuja sua história tem mais de cinco mil anos. Ele era cultivado, originalmente, em regiões da África e da Austrália. O sorgo é uma planta da família Panicoidae, riquíssimo em nutrientes dos mais diversos. É utilizado tanto na alimentação de pessoas, quanto de animais e na geração de biocombustível. Um de seus usos mais populares no Brasil é como alternativa a farinha de trigo para os intolerantes ao glúten. A farinha de sorgo pode ser vendida sozinha, mas também misturada com outras farinhas livres de glúten.

para que serve

A sua farinha assume as cores bege ou branca e tem um sabor sutilmente doce. Você a encontra em lojas de produtos naturais e supermercados. Ela pode ser utilizada para fazer pães, massas, sobremesas e diversos pratos. O mais interessante é a sua riqueza nutricional, dado que é rica em proteínas, ferro, vitaminas do complexo B e fibras. Confira o seu perfil nutricional:

1/4 xícara de farinha de sorgo contém:

Calorias120
Gordura1 grama
Carboidratos25 gramas
Fibras3 gramas
Açúcar0 gramas
Proteínas4 gramas
Fósforo110 miligramas
Ferro1,68 miligramas
Niacina1,1 miligramas
Tiamina0,13 miligramas

Confira os cinco maiores benefícios da farinha de sorgo:

Livre de Glúten

definições de ingredientes

As dietas sem glúten estão na moda até mesmo para aqueles que não são alérgicos ou intolerantes ao glúten. Isso porque existe um ala na nutrição moderna que considera o glúten como um vilão (para saber mais, leia o livro A Barriga de Trigo). O glúten é acusado de causar diversos problemas digestivos (inchaço, diarreia, constipação, fadiga, dores de cabeça, etc.). Por conta disso, as pessoas estão buscando alternativas para a farinha de trigo, e a farinha de sorgo é uma delas por não possuir nada de glúten.

Rica em Fibras

Por ser uma farinha integral, a farinha de sorgo é rica em fibras, ao contrário de farinhas refinadas que costumam passar por um processamento que retira o seu farelo e germe. O sorgo é constituído integralmente com partes comestíveis, diferente de outros grãos. Isso significa que ele tem um menor índice glicêmico e oferece mais fibras que diversas outros cereais integrais.

As fibras tem diversas funções importantes, entre elas assegurar a saúde do trato gastro-intestinal, regular a produção hormonal e promover a saúde cardiovascular.

Rica em Antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes estão associados a prevenção de patologias como o câncer, a diabetes, algumas doenças cardíacas e neurológicas. Eles também atua combatendo o envelhecimento e inflamações. A farinha de sorgo é rica em antioxidantes pelo fato de que o sorgo é rico em fitoquímicos como ácidos fenólicos, fitoesteroides e antocianinas – os mesmos presentes em algumas frutas.

Além disso, há presente, no sorgo, uma camada de cera rica em substâncias vegetais protetoras para o sistema cardíaco – chamadas de policasanol. Tais substâncias, além de proteger o seu coração, reduzem o colesterol ruim.

rico em antioxidantes

Baixo Índice Glicêmico

Alimentos de índice glicêmico mais baixos são mais lentamente digeridos, o que promove uma sensação de saciedade, facilitando a vida de quem busca se manter no peso, e também equilibra os níveis de açúcar no sangue. A farinha de sorgo é um desses alimentos.

Alimentos ricos em amido, fibras e proteínas costumam levar mais tempo para serem digeridos e liberam a açúcar no sangue com uma cadência mais lenta. Assim sendo, o sorgo é um cereal excelente para diabéticos.

Alimentos com altos índices glicêmicos costumam causar o chamado pico de insulina, que acaba por afetar o corpo de forma geral, levando ao mau humor, ao estresse, a fadiga física e até a náuseas.

Combate Inflamações

Fitoquímicos são substâncias que a ciência comprovou que podem promover uma melhor saúde. Elas reduzem inflamações, previnem o câncer e doenças do coração. Além disso, eles combatem um dos grandes males do século: a obesidade. O sorgo é um dos alimentos ricos em fitoquímicos.

onde comprar

Como comprar farinha de Sorgo?

Você a encontra em lojas de produtos naturais e alguns grandes mercados. Mas também pode comprá-la em lojas virtuais, caso não a encontre na sua cidade. O ideal é buscar um pacote que indique ser 100% farinha de sorgo. E que ela não tenha sido nem refinada (o que leva a perda de boa parte dos benefícios acima citados), nem enriquecida e nem branqueada.

O uso é o mesmo da farinha de trigo, podendo ser utilizada na confecção de pães, na produção de biscoitos, em receitas de panquecas e até mesmo na produção de cerveja. Você também encontra produtos já prontos feitos com a farinha de sorgo, o que é excelente para os que não gostam de cozinhar.

Um grande problema das farinhas que são utilizadas para substituir a farinha de trigo é a consistência. No caso da farinha de sorgo, você não vai ter esse problema, dado que ela tem uma ótima textura. Outro problema comumente encontrado é o sabor. Neste caso, você também não deve se preocupar, dado que a farinha de sorgo tem um sabor bastante suave.

Agora que você viu informações e benefícios deste produto, confira algumas receitas que podem ser feitas utilizando ele:

Aprenda a fazer um delicioso pão de forno (receita da vovó):

Aprenda a fazer uma saborosa panqueca para o café da manhã:

Aprenda a fazer um tabule de dar água na boca:

Aprenda a fazer uma crepioca de sorgo para o lanchinho da tarde:

Você tem dúvidas sobre esta farinha? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *