21 Frutas Permitidas e Liberadas Para Diabéticos [Nutricionista Indica!]

Quem tem diabetes precisa manter uma dieta saudável para controlar o nível de glicose no sangue.

Na pessoa com diabetes tipo 2, quando os níveis de açúcar estão mais altos, eles tendem a se acumular no sangue, causando sérios problemas de saúde para o paciente. A doença afeta a capacidade que o organismo tem de transformar em energia o açúcar encontrado no sangue.

dicas de dieta simples

No caso do diabetes tipo, o pâncreas do paciente para de produzir insulina de maneira súbita, fazendo com que o açúcar presente no sangue suba em grande quantidade e rapidamente.

O ideal é que essas pessoas evitem o consumo de açúcar simples e de farinha branca, e reduzam o consumo de carboidrato, mesmo os integrais, como o arroz e a aveia, por exemplo. Pois o consumo exagerado de carboidrato contribui para o aumento da glicemia. O ideal é ter um cardápio bem variado, rico em alimentos integrais e naturais, bastante verdura, legumes e frutas.

Abaixo, listamos 14 das frutas permitidas e liberadas para os pacientes com diabetes, desde que consumidas com moderação. Confira:

  • Maçã: contém uma fibra chamada de pectina, que contribui para o controle da glicemia. Além de ser uma fonte de várias vitaminas.
  • Pera: fontes de fibras e de muitas vitaminas, como a vitamina A, B1, B2, C e vitamina E. O seu consumo ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, melhora o intestino e contribui para fortalecer o sistema imunológico. É uma fruta com poucas calorias.
  • Abacate: fonte muito rica de gordura boa capaz de aumentar o colesterol bom. É uma fruta que quase não tem açúcar. Além do mais, ela contribui para aumentar a sensação de saciedade, pois faz com que os alimentos sejam absorvidos mais lentamente.
  • Morango: contribui para a estabilização do açúcar no sangue, reduzindo o uso de insulina. Ajuda também a controlar a pressão arterial, pois contém potássio em sua composição.
  • Limão: ajuda a prevenir hemorragias, doenças cardiovasculares e reduz a viscosidade do sangue, que são problemas aos quais o diabéticos está predisposto.
  • Romã: ajuda a reduzir os sintomas da diabetes, promovendo mais bem-estar para o paciente.
  • Cereja: rica em flavonoides, que possuem poder antioxidante, antiviral, anti-inflamatório, anticarcinogênico e antialérgico. É também fonte de vitaminas A, C e E, que reduzem a propagação das reações em cadeia. Mas deve ser consumida com moderação.
  • Goiaba: possui muita fibra, potássio e vitamina C. Juntos, eles atuam na redução de glicose no sangue. Além do mais, o potássio também contribui para evitar a neuropatia diabética.
  • Kiwi: rica em flavonóides, beta-caroteno, potássio, e as vitaminas A, C e E. Essa fruta também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Melão: fruta de baixo índice glicêmico e que ajuda numa absorção da glicose pelo organismo.
  • Pêssego: fruta de baixo índice glicêmico e fonte de fibras e vitamina A.
  • Tangerina: fonte de fibras, potássio, vitaminas A e C e flavonoides., ajudam a evitar a Síndrome Metabólica.
  • Banana prata: embora seja fonte de carboidrato, ela pode ser consumida por diabéticos, desde que de forma moderada.
  • Ameixa: fonte riquíssima de fibras, é muito indicada para os diabéticos. Além do mais, ela também é fonte de vitamina C e de minerais.

Uma reeducação alimentar e o aumento da ingestão de alimentos saudáveis é fundamental para o controle da glicose. Aumentar o consumo de frutas é muito importante, pois elas são ricas em vitaminas, fibras e minerais, que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde.

Ainda que essas frutas sejam permitidas para os diabéticos, elas devem ser consumidas com moderação e sempre após as refeições.

Diabéticos Podem Comer Frutas Cristalizadas e Cítricas?

delicia do Brasil

Que as frutas são ótimas para os diabéticos, a gente já sabe. Mas será que as frutas cristalizadas também são saudáveis?

Embora as frutas cristalizadas sejam, frequentemente, indicadas para o consumo entre as refeições, até mesmo para diminuir a vontade de comer doce, muitas delas podem conter excesso de açúcar, o que deve ser evitado pelo diabético.

Apesar de as vitaminas e minerais ficarem mais concentrados nessas frutas, a quantidade de açúcar também pode ser maior. O ideal mesmo é consumir as frutas frescas.

No que se refere às frutas cítricas, como o limão, a laranja, acerola, morango, caju, e outras, elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, importantes para o controle dos níveis de glicose no sangue, aumento da sensação de saciedade e redução da absorção dos níveis açúcar pelo organismo.

café da manhã
Frutas

As frutas cítricas também são fontes de flavonoides, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, que ajudam a prevenir uma série de complicações do diabetes.

O alto nível de vitamina C presente nas frutas cítricas também é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e cardiovascular.

Frutas Cicatrizantes

Algumas frutas têm poder cicatrizante, e são muito importantes para ajudar na composição de uma alimentação saudável, principalmente para os diabéticos. Além do mais, elas são fontes de muitas vitaminas e nutrientes, que fortalecem o sistema imunológico.

Alguns exemplos de frutas cicatrizantes indicadas para diabéticos são: limão, cereja, amora, caju, laranja, ameixa, goiaba, morango, e etc.

Frutas Proibidas para Diabéticos

Embora o diabético precise comer muitas frutas, algumas delas devem ser evitadas, por possuírem muito carboidrato em sua composição. É o caso, por exemplo, do figo, da uva, da banana caturra, melancia, dentre outras. Pois possuem um alto nível glicêmico.

Menos Calorias (Baixa Caloria)

o que comer

É preciso ficar atento à quantidade de carboidratos e de açúcar presentes nas frutas. Alguns exemplos de frutas menos calóricas liberadas para diabéticos são: pêssego, amora, morango, limão, kiwi, maracujá, e etc.

Quais as Piores Frutas Para Diabéticos?

Algumas frutas podem elevar o índice glicêmico do paciente com diabetes. E por isso, elas devem ser evitadas. Os principais exemplos dessas frutas são: banana caturra, manga, caqui, melancia, mamão e frutas cristalizadas.

Sobremesas e Receitas Com Frutas Permitidas Para Diabéticos

Não é por ser diabética que a pessoa não pode comer doce. Existem várias opções de sobremesas liberadas, desde que também sejam consumidas de forma moderada. Abaixo, nós sugerimos algumas receitas. Confira:

1 – Brigadeiro dietético:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de chocolate dietético em pó
  • 1 caixa de leite condensado dietético
  • ½ xícara de leite desnatado
  • Adoçante à gosto
  • 25 gramas de chocolate dietético em tablete

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo e aguarde. Quando já estiver frio, enrole os brigadeiros, passe no coco seco ou no chocolate raspado, coloque nas forminhas e está pronto para servir.

2 – Creme de Limão

Ingredientes:

  • 3 colheres de adoçante líquido
  • 6 gemas
  • ½ xícara de manteiga
  • Raspas de limão à gosto
  • ½ xícara de suco fresco de limão

Modo de preparo:

Aqueça uma panela no fogo baixo e derreta a manteiga. Retire do fogo e acrescente o adoçante rapidamente, sempre misturando. Adicione o suco e as raspas de limão, sempre parar de misturar. Em seguida, junte as gemas de ovo, misture e leve a panela para o fogo baixo novamente. Deixe que os ingredientes cozinhem até que comece a engrossar. Retire do fogo e coloque o creme em uma tigela. Deixe esfriar e sirva em seguida.

Deixe nos comentários se você gostou da matéria. Queremos saber a sua opinião.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *