Óleo de prímula, um suplemento completo!

Você já ouviu falar sobre o óleo de prímula? Sobre os inúmeros benefícios que ele proporciona para nossa saúde?

Muitas pessoas nem ouviram falar desse fantástico óleo, que tantas propriedades possui para a saúde do nosso corpo.

Esse poderoso óleo, é obtido da planta conhecida como estrela-da-noite ou prímula-da-noite e é famoso por suas propriedades medicinais, podendo até ajudar no processo de emagrecimento.

Essa planta é nativa da América do Norte, e já era muito utilizada pelos índios norte-americanos há muitos séculos atrás, servindo para o tratamento de problemas da pele, hemorroidas e ferimentos.

Rico em ácidos graxos, esse óleo foi redescoberto pelo mundo fitness, visto que esse ácido que compõe o suplemento melhora o controle do apetite, facilitando a perda de peso.

Qual a função do óleo de prímula?

para que é usado

Embora muitas pessoas acreditem que esse óleo sirva apenas para emagrecer, a verdade é que nessas cápsulas de suplemento podemos encontrar alívio para uma série de doenças como:

Todas essas condições, podem ser atenuadas pelo o uso regular do óleo de prímula.

Propriedades do óleo de prímula

vendido em cápsulas

Como pudemos ver, o óleo de prímula é composto por ácidos graxos essenciais do tipo ômega 6. Esse é um tipo de gordura que o nosso corpo não é capaz de sintetizar, necessitando desse modo, ser obtido através da nossa alimentação.

Os principais ácidos encontrados na prímula-da-noite, são o LA (ácido linoleico) e o GLA (ácido gama linoleico). O nosso organismo consegue sintetizar o GLA a partir do LA, sendo que o GLA é necessário para a síntese da prostaglandina E 1 (PGE1).

A prostaglandina E1 possui propriedades semelhante às dos hormônios, ajudando a reduzir ou mesmo inibir as seguintes doenças como:

  • Trombose;
  • Inflamações;
  • Melhora os níveis de colesterol;
  • Fortalece a parede dos vasos sanguíneos.

O óleo de prímula possui outros ácidos na sua composição como:

Benefícios do óleo de prímula

Esse poderoso óleo pode ser utilizado através do uso tópico ou via oral, e apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

diferentes marcas do suplemento

Muito se fala sobre esse óleo ser utilizado no emagrecimento, porém vale ressaltar que ele não emagrece, mas pode ser um componente muito importante no processo de perda de peso. Isso ocorre porque:

  • Ele reduz o valor glicêmico das refeições e melhora o controle da glicose sanguínea, favorecendo assim a diminuição do apetite;
  • Auxilia na diminuição das reservas de gordura, uma vez que estimula o organismo a utilizar o nutriente como fonte de energia;
  • Consegue reequilibrar a função hormonal, melhorando o metabolismo e também dificultando a retenção de líquidos;
  • Por conter ácido gama- linolênico, além de controlar o apetite, ele também evita a liberação excessiva de insulina. Hormônio esse que estimula o armazenamento de gordura nos adipócitos.

O óleo de prímula contém o ácido gama-linoleico que auxilia na redução dos níveis elevados de LDL (colesterol ruim). Esse efeito se deve à ação do GLA, que inibe a síntese de colesterol e triglicérides.

Leia também: Óleo de Peroba

Óleo de prímula na saúde da pele, cabelos e unhas

uso estético

Além de ser excelente para a pele, esse poderoso óleo fortalece também os fios de cabelo, e ainda evita a osteoporose. Seus benefícios são:

  • Cabelo: seus benefícios para os cabelos estão diretamente ligados ao reequilíbrio hormonal promovido pelo suplemento. Deixando-os mais fortes e bonitos.
  • Pele: esse óleo ajuda no tratamento de uma série de problemas de pele, como eczema e psoríase. Auxilia também no tratamento de mudanças estruturais da pele, associadas à idade, como diminuição da tonicidade, perda de elasticidade e vermelhidão.
  • Ossos: o óleo de prímula quando combinado com óleo de peixe pode ajudar na saúde dos ossos, devido ao aumento de absorção de cálcio. Um estudo feito comprovou que mulheres que receberam 6 gramas de óleo de peixe, combinado com óleo de prímula e mais 600 gramas de cálcio ao longo de três anos não perderam massa óssea espinhal.

Controla a pressão arterial

uso medicinal

Esse óleo ainda ajuda a reduzir a pressão arterial porque:

  • Reduz as inflamações;
  • Fortalece a parede das artérias;
  • Inibe a síntese de colesterol.

Dessa maneira o óleo de prímula evita a formação de coágulos que geralmente obstruem as artérias e melhora o fluxo sanguíneo, melhorando a passagem do sangue pelos vasos.

Tratamento da infertilidade feminina

Nos dias atuais, vemos que a infertilidade feminina aumenta cada vez mais, seja pelo estresse, má alimentação ou por excesso de toxinas no organismo.

O óleo pode ajudar a resolver algumas das causas do problema, visto que estudos comprovaram uma relação entre o uso de GLA e o aumento na produção de muco cervical.

Esse é um dos principais fatores para a reprodução humana, tendo em vista que os espermatozoides possuem maior dificuldade de locomoção quando há pouco fluido no canal cervical.

Outros benefícios do óleo de prímula

Os benefícios desse óleo são inúmeros, vamos citar mais alguns aqui:

  • Protege o sistema cardiovascular;
  • Melhora os sintomas da esclerose múltipla;
  • Reduz os sintomas da abstinência de álcool;
  • É benéfico para portadores de diabetes;
  • Melhora os sintomas da menopausa;
  • Melhora os sintomas da TPM;
  • Auxilia no déficit de atenção;
  • Melhora o eczema;
  • Alivia dores da artrite reumatoide;
  • Trata a acne.

Como tomar o óleo de prímula

passo a passo

Caso você esteja fazendo dieta de emagrecimento, o óleo deve ser ingerido antes das principais refeições.

Nos outros casos, as cápsulas devem ser ingeridas após as refeições.

Para melhores resultados, o ideal é combinar o óleo de prímula com o óleo de peixe, que também são encontrados na forma de suplementos de ômega 3.

Como pudemos ver, vale a pena investir no óleo de prímula para o bem estar de nossa saúde.

Gostou dessas dicas?

E ai gostou das nossas dicas? Decidiu introduzir o óleo de prímula na sua dieta?

Conhecer todos os benefícios que alguns alimentos trazem para a nossa saúde é de suma importância. Sempre que resolver fazer uso de algum medicamento, mesmo que seja natural, o ideal é consultar um profissional da área da saúde.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Óleo de Prímula: Funções, Benefícios e Propriedades Medicinais. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,