Quiabo para Diabetes: Mito ou Verdade? Ciência + Receitas Naturais!

O quiabo com suas vitaminas, fibras e a grande polêmica da cura do diabetes!

O quiabo é riquíssimo em vitaminas, além de ser ótimo para o diabetes. Ele também ajuda a reduzir o colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue.

É indicado para o diabetes, pois sua baba é rica em fibras, ajudando no controle de glicose do organismo, dando uma sensação de saciedade.

dicas de alimentos
Quiabo

Suas principais vitaminas são:

  • Vitamina A
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Minerais
  • Proteínas
  • Fibras

A água do quiabo ajuda a reduzir os níveis de glicose do sangue, muitos testes foram realizados em voluntários, que obtiveram uma baixa no nível de glicose.

Vale lembrar que a água do quiabo não cura o diabetes, mesmo que o paciente, teve uma significativa melhora no seu quadro de saúde, não deve deixar de tomar os medicamentos.

Receita de quiabo para diabetes

  1. Lave dois quiabos, cortando as suas pontas;
  2. Corte os quiabos ao meio, colocando em um copo com água para tirar o excesso da baba.
  3. Deixe essa mistura descansar de 8 a 10 horas, no período da noite;
  4. Retire os quiabos, e beba essa água em jejum.
  5. Os quiabos estarão sem a baba, podendo ser cozidos para o consumo, ficam deliciosos.

A água do quiabo possui outros benefícios, graças a sua baba, é possível combater a prisão de ventre e normalizar o colesterol. Ela ainda atua contra a asma, trata as ulceras estomacais e evita o câncer de cólon.

O quiabo por ser rico em fibras, diminui a absorção de carboidratos no organismo, promovendo dessa forma uma redução nos índices glicêmicos.

Vale lembrar que o diabetes é uma doença muito grave e séria, precisando sempre de acompanhamento médico.

Invenção da água de quiabo feita por estudantes mineiros

Invenção da água de quiabo feita por estudantes mineiros

Três estudantes do ensino médio, foram premiados em uma feira de ciências da Universidade de São Paulo, pela pesquisa que levou o nome de Incrível Quiabo.

Tudo começou após os três jovens presenciarem o sofrimento de uma amiga da escola, que tem a doença.

Ele descobriram que a ração feita de quiabo, baixava os níveis de glicose em animais. Dessa forma resolveram ampliar seus estudos e pesquisas a respeito.

A descoberta foi, que na mucilagem que é liberada pelo quiabo, a baba, como é conhecida existe uma maior concentração de fibras, que é o que justamente ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue.

Foi desse modo que descobriram que a água do quiabo, a partir do momento que entra nos poros do vegetal e libera o muco está pronta para beber.

Foi feita muitas pesquisas com voluntários, sempre monitorados pela professora de química, e em todos os casos os pacientes tiveram uma diminuição no nível da glicose.

Tudo isso causou muita polemica, por parte de alguns médicos, que dizem que para o resultado ser seguro é necessário anos de pesquisa.

Caso você tenha diabetes e queira fazer uso da água do quiabo, procure seguir algumas regras como:

  • Não deixar de tomar os medicamentos
  • Fazer uma dieta adequada
  • Exercícios físicos regulares
  • Controlar o peso

Sabemos que o quiabo, tem muitas funções benéficas para a saúde do nosso corpo, entretanto, ele ainda não é reconhecido cientificamente.

A polemica sobre a cura do diabetes pela água do quiabo

A polemica sobre a cura do diabetes pela água do quiabo

A Sociedade Brasileira de Diabetes, emitiu um alerta sobre essa suposta cura para o diabetes.

Essa preocupação, se deve ao fato de o diabetes, ser uma doença muito séria, chegando a matar quatro vezes mais que a aids.

Devido a pesquisa dos estudantes, terem tido uma repercussão muito grande, isso gerou uma enorme preocupação por parte dos médicos.

O médico Walter Minicucci, presidente da SBD, elogiou o esforço dos jovens pesquisadores e sua professora, todavia esclareceu que não é possível largar os medicamentos e a insulina por água e quiabo.

Ele explicou o real motivo, desse vegetal ter aparecido, como uma opção de tratamento. O quiabo por ser um alimento com alto teor de fibras, ele diminui a absorção de carboidratos, assim os níveis de glicêmicos sobem menos.

O médico ainda ressalta que se a pessoa quiser fazer uso da água do quiabo, pode fazer, pois não há nenhum efeito nocivo, no entanto em hipótese nenhuma deve-se abandonar os medicamentos e a medição da glicemia.

Fibras são uma boa alternativa para a saúde?

Fibras são uma boa alternativa para a saúde?

As fibras, são uma boa alternativa para quem sofre com o diabetes, pois elas estão associadas a uma melhoria do controle glicêmico e da resistência da insulina.

Entretanto, deve-se ter alguns cuidados em relação ao consumo das fibras, pois elas devem vir acompanhadas da ingestão de uma quantidade adequada de água.

Quando a pessoa consome muitas fibras e ingere pouca água, pode haver ressecamento do intestino e bloqueio intestinal.

Diabetes e estresse

aplicações medicinais

Níveis altos de estresse, podem vir a causar aumento nos níveis de glicose, daí a importância dos diabéticos, tentarem evitar esse problema.

De acordo com estudos feitos por pesquisadores da Índia e da Malásia, o quiabo pode ajudar nesse sentido.

Os extratos da semente do quiabo, apresentaram efeitos ante estresse, nos ratos de laboratório.

Bom uma coisa é verdade, o quiabo pode não ter sido cientificamente comprovado como a solução do diabetes, mas isso não deixa de ser uma esperança para o futuro.

Ainda assim com pudemos ver, o quiabo tem muitas propriedades medicinais, embora no caso do diabetes, por ser uma doença muito séria e perigosa, deve-se ter outros cuidados, motivo pelo qual não se deve abandonar os medicamentos.

Na minha família tive vários casos de diabetes, e embora fossem tratados com medicamentos, sempre se fazia uso de produtos naturais para baixar o nível glicêmico.

Com certeza isso ajuda muito, pois além de conseguir controlar o diabetes, ainda se faz uso de um vegetal com muitas vitaminas.

Gostou das nossas dicas?

E ai, gostou das nossas dicas? Conhecer tudo o que os nossos alimentos podem nos oferecer é algo muito interessante.

Como vimos, o quiabo pode oferecer muitos benefícios para a nossa saúde, mesmo que alguns ainda não sejam reconhecidos pela ciência.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *