Há algo de especial em comer uma panqueca. São tão versáteis! Você pode colocar qualquer coisa dentro ou simplesmente comê-las com um pouco de manteiga e xarope de bordo. As panquecas de milho são uma das minhas favoritas, talvez porque o milho é um alimento tão versátil. Você pode colocá-lo em sopas, saladas, guisados, assados, bolos e, claro, panquecas!

Receita de Panqueca de Milho com Ratatouille

1 xícara (chá) de fubá
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
Sal a gosto
2 tomates maduros sem sementes picados
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1/2 xícara (chá) de pimentão picado
Orégano a gosto
Manjericão a gosto
1/4 de xícara (chá) de queijo ralado

Em uma tigela, misture o fubá, os ovos, o leite e o óleo. Tempere com sal a gosto. Em uma frigideira antiaderente untada com óleo, frite as panquecas até dourar. Reserve.

Para o ratatouille, refogue os tomates, a cebola, o pimentão e tempere com orégano e manjericão. Coloque as panquecas em uma travessa, cubra com o ratatouille e polvilhe com o queijo ralado.

Sirva a seguir.

Substituições de Ingredientes

Na receita original, você pode substituir o fubá por farinha de trigo. Se quiser uma versão mais saudável, use farinha de trigo integral. Para uma versão sem lactose, use leite de soja ou leite de amêndoa. E se você não tiver tempo para fazer o ratatouille, pode usar uma salsa pronta ou uma pasta de tomate.

Opções de Cobertura

As panquecas de milho ficam ótimas com qualquer cobertura que você goste. Aqui estão algumas das minhas favoritas:

  • Manteiga e xarope de bordo
  • Manteiga e mel
  • Creme de leite e morangos
  • Iogurte natural e frutas da estação
  • Queijo cottage e frutas
  • Chocolate derretido

Outras Receitas de Panqueca

Aqui estão algumas outras receitas de panqueca que você pode querer experimentar:

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 Kcal 10 g 10 g 100 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de milho com ratatouille é uma receita deliciosa e fácil de fazer. Mas qual é a sua origem?

A receita pode ter origem francesa, já que a ratatouille é um prato tradicional da culinária francesa. A ratatouille é uma receita de vegetais cozidos e temperados, que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. Já as panquecas de milho são um prato típico da culinária brasileira. Elas são feitas com fubá (farinha de milho), leite e ovos, e são fritas em uma frigideira.

A combinação desses dois pratos pode ter sido criada por alguém que queria experimentar algo novo, ou por alguém que estava com vontade de comer um prato típico da culinária francesa, mas que não tinha os ingredientes necessários. De qualquer forma, a receita de panqueca de milho com ratatouille é uma ótima opção para um jantar delicioso e fácil de preparar.

Como incrementar a receita:

1. Adicione uma camada de espinafre e queijo ralado à sua panqueca de milho;

2. Use uma panela de barro para dar a sua panqueca um sabor fumegante;

3. Coloque uma porção generosa de ratatouille no recheio da sua panqueca;

4. Adicione ovo cozido e pesto na receita para um prato completo;

5. Acompanhe sua panqueca com um delicioso molho de tomate caseiro.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que você precisa para fazer a receita?

Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de farinha de milho, 1/2 xícara (chá) de amido de milho, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 pitada de sal, 1 ovo, 2 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e uma ratatouille.

2. Como você faz a ratatouille?

Para fazer a ratatouille, você vai precisar de: 1/2 cebola, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão amarelo, 1/2 berinjela, 3 tomates maduros, 2 colheres (sopa) de azeite, sal e orégano. Corte todos os legumes em cubos pequenos e misture-os numa panela com o azeite. Tempere com o sal e o orégano. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo até os legumes estarem macios.

3. Como você faz as panquecas?

Peneire a farinha, o amido e o açúcar para uma tigela e adicione o sal. Em outra tigela, bata ligeiramente o ovo e adicione o leite e a manteiga derretida. Misture bem até obter uma massa homogênea. Adicione a massa à tigela com os ingredientes secos e misture até obter uma massa lisa. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-baixo e unte com um pouco de óleo vegetal usando um papel toalha. Porções da massa na frigideira usando uma concha e espalhe-a levemente com a aidência de um garfo para obter uma forma redonda. Deixe cozinhar até que as bordas estejam douradas e firme no centro antes de virar para o outro lado. Repita o processo até acabar a massa.

4. Como você monta o prato?

Para montar o prato, basta colocar duas panquecas em cada prato e adicionar a ratatouille por cima. Você pode servir com um pouco de queijo ralado por cima se desejar.

5. Dicas extras para uma receita perfeita

Algumas dicas extras para uma receita perfeita: – Use farinha de milho enriquecida para uma receita mais nutritiva; – Para uma versão light da receita, substitua o leite integral pelo leite desnatado; – Você também pode adicionar outros legumes na sua ratatouille, como abobrinha ou chuchu; – Experimente servir com molho pesto por cima da ratatouille!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de milho com ratatouille: um prato delicioso e fácil de preparar!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: