Vocês já devem ter percebido que eu adoro morangos. Seja em forma de sorvete, bolo, torta ou simplesmente com açúcar, eles são sempre bem-vindos em minha casa. Mas, confesso, que a minha receita favorita é a de panqueca de morango com doce de leite. Além de ser uma delícia, é super fácil de fazer!

Para quem não sabe, a panqueca é uma massa leve e fininha, que pode ser doce ou salgada. No meu caso, eu prefiro as doces, e ainda mais quando elas estão recheadas com morangos e doce de leite. Yum!

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de morangos picados
  • 1/4 xícara (chá) de doce de leite

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o ovo, o leite e a manteiga até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento e misture novamente.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de manteiga. Coloque 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e espalhe evenly.

Deixe cozinhar por cerca de 1 minuto ou até que a massa esteja firme e dourada. Vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 1 minuto.

Coloque a panqueca em um prato, recheie com os morangos e o doce de leite e sirva a seguir.

Substituições

Se você não gosta de morango, pode substituí-los por outras frutas como bananas, abacaxi ou maçã. Se preferir, também pode fazer uma versão salgada da receita, recheada com queijo e presunto.

E se você não tiver doce de leite em casa, pode usar qualquer outro tipo de doce, como mel, chocolate ou brigadeiro.

Dicas

Se a sua massa ficar muito grossa, basta adicionar um pouco mais de leite até chegar à consistência desejada.

E se a sua massa ficar muito líquida, basta adicionar um pouco mais de farinha até chegar à consistência desejada.

Curiosidades

A panqueca é um alimento típico da culinária europeia, especialmente da Alemanha, França, Polônia e Bélgica. No entanto, elas também são populares em outros continentes, como a América do Norte e a Oceania.

As panquecas geralmente são servidas como um prato principal, mas também podem ser servidas como um lanche ou sobremesa.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 Kcal 20 g 10 g 70 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de morango com doce de leite é uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil. Mas você sabe qual a possível origem dessa delícia?

A receita é bem antiga e pode ter surgido no século XVIII, na cidade de São Paulo. A história conta que um comerciante italiano, chamado Antonio Meletti, tinha um negócio de doces e começou a fazer panquecas recheadas com doce de leite. O doce se tornou tão popular que, logo, outros comerciantes começaram a fazer o mesmo.

A receita foi ganhando novos ingredientes ao longo dos anos e, hoje, é possível encontrá-la com diversos recheios, como chocolate, frutas e até mesmo carne. No entanto, a panqueca de morango com doce de leite continua sendo uma das mais pedidas.

Você já experimentou essa delícia?

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de doce de leite entre duas camadas de panqueca.

2. Polvilhe canela em pó ou raspas de chocolate sobre as panquecas.

3. Enrole as panquecas como rocambole e sirva-as com um molho de sua preferência, como chocolate, caramelo ou frutas vermelhas.

4. Corte as panquecas em quadradinhos e sirva-os com sorvete ou chantilly.

5. Decore as panquecas com morangos frescos, framboesas, raspas de chocolate ou qualquer outra fruta que desejar.

Dúvidas dos Leitores:

1. Como fazer panquecas de morango com doce de leite?

Para fazer as nossas panquecas, você vai precisar de:- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo- 1 colher (sopa) de açúcar- 1 pitada de sal- 1 xícara (chá) de leite integral- 2 ovos- 3 colheres (sopa) de manteiga derretida- 1/2 xícara (chá) de morangos picados

2. Como faço o doce de leite?

Para fazer o doce de leite, você vai precisar de:- 4 xícaras (chá) de leite integral- 1 xícara (chá) de açúcar cristal- 1/2 colher (sopa) bem cheia de amido de milho- 1 pedaço pequeno de casca de limão

3. Quais são os ingredientes da receita?

Os ingredientes para esta receita são: – 2 xícaras (chá) de farinha de trigo – 1 colher (sopa) de açúcar – 1 pitada de sal – 1 xícara (chá) de leite integral – 2 ovos – 3 colheres (sopa)de manteiga derretida – 1/2 xícara (chá)de morangos picados

4. Qual o tempo estimado para preparar este prato?

Estima-se que o tempo necessário para o preparo deste prato seja aproximadamente 45 minutos.

5. Posso usar outro tipo fruta no lugar do morango?

Sim, você pode usar qualquer fruta que desejar na receita, apenas certifique-se que a fruta esteja fresca e bem madura.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de morango com doce de leite: um sabor irresistível. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: