Como Reciclar Óleo de Cozinha: Reaproveitar e Reciclar!

  • O que o óleo faz no meio ambiente?
  • Reciclar óleo de cozinha é possível?
  • Quais os benefícios da reciclagem do óleo?

Um aproveitamento melhor dos recursos naturais que o mundo nos oferece vem sendo discutido a nós pelos principais governos do mundo, se torna um tema cada vez mais delicado. Na verdade, se sabe que nenhum destes dirigentes teria a coragem de ir contra a produção de recursos e bem estar financeiro e a comodidade.

óleo de cozinha

A reciclagem é cada vez mais discutida no mundo como uma opção que se contra poe as questões tão difíceis de serem definidas.

Existem todos os tipos de reciclagem imagináveis, mais um que eu e você podemos tomar em nossas mãos é a reciclagem do óleo de cozinha.

Hoje uma grande parcela dos comércios tem aderido a esta reciclagem, existem pontos de captação do produto, e é claro desde sempre nossas avós utilizavam na fabricação da conhecida pedra de sabão.

É muito importante a reciclagem deste resíduo, uma vez que ele despejado no meio ambiente produz muitos problemas ao meio ambiente.

Precisamos pensar no óleo como a gordura em nosso corpo, ela se pega ao meio ambiente, e não sai.

Ele prejudica a água, o solo os animais e nós os seres humanos, inclusive no próprio esgoto leva males aos meios ambiente, no encanamento pode levar ao entupimento.

Os prejuízos existentes são inúmeros e todos trazem outros problemas que podem ser bem maiores. Um exemplo claro é que precisamos comprar produtos químicos para remover o óleo, gerando um desprezo na rede de água destes resíduos.

Podemos ter de exemplo a medida de contaminação da água, 1 milhão de litros parece muito porem apenas 1 litro de óleo pode contaminar está grande quantidade de água, esta água daria para 1 única pessoa nos próximos 14 anos.

dicas para casa

Quando chega aos rios ele impede entrada de luz e o oxigênio matando as espécies que vivem neste lugar e as plantas.

Também podem matar certas algas que alimentam as espécies marinhas e produzem oxigênio como os fitoplâncton, um conjunto de algas que liberam segundo pesquisas cerca de 90% do oxigênio que usamos.

Em terra outro exemplo bastante claro é o efeito durante e depois, durante por que impermeabiliza o solo, e para quem vive nas grandes cidades sabe muito bem o que isto quer dizer, enchentes e alagamentos.

Já no pós é quando este óleo entra em decomposição, ele libera o chamado um cheiro ruim e é um dos responsáveis pelo gás metano na atmosfera, responsável pelo combatido efeito estufa.

É muita coisa para 1 único item, mais já pensou em qu8antos lugares e quantas coisas fazemos com óleo?

Frituras são feitas a todo tempo no mundo, mais pouco sabemos sobre como mudar esta figura, como tratar este item para nosso bem-estar.

Os benefícios de se reciclar o óleo de cozinha

A primeira coisa que temos de pôr em mente é que uma reciclagem eficiente passar por um descarte correto do resíduo.

Existem todos os tipos de reciclagem imagináveis, mais um que eu e você podemos tomar em nossas mãos é a reciclagem do óleo de cozinha.

Hoje uma grande parcela dos comércios tem aderido a esta reciclagem, existem pontos de captação do produto, e é claro desde sempre nossas avós utilizavam na fabricação da conhecida pedra de sabão.

óleo reciclado

Já a indústria utiliza estes resíduos como resina, tinta, glicerina, sabão, detergente, ração animal e o biodiesel.

Tenho certeza que se você não conhece já ouviu falar neste combustível, o mundo vem estudando de perto ele como alternativa limpa.

Em 2007 a ONU prêmio a USP, pela pesquisa que utiliza o óleo de cozinha como combustível, ou seja, o mundo vem mudando e trazendo como consciência seus benéficos para todos.

O projeto conta com pontos de coleta de óleo onde você coloca os resíduos produzidos em sua casa, em algumas cidades se faz coletas em escolas, bares e restaurantes destes resíduos, que são transformados em combustível 100% renováveis.

de girassol

Combustível: Biodiesel

Para usar o óleo de cozinha como combustível, precisaremos de algum conhecimento de químicos e certos aparatos, mais existe opções feitas e divulgadas pela internet que podem ser vistas.

  • Será preciso primeiro, filtrar todo este óleo, para seja removido qualquer resíduo solido da fritura.
  • O próximo passo é retirar toda água misturada com o óleo,
  • Dependendo do tipo do óleo, pode ser preciso uma nova filtragem para remover mais algum tipo de resíduo, que não tenha sido removido por completo na primeira filtragem.
  • Já com este óleo limpo de resíduos e água, este óleo recebera uma mistura com substancias catalisadora (substancia que aceleram a velocidade de reação que não são consumidas neste processo), e álcool.
  • Ele ainda precisara ser colocado em usinas que provoquem a reação destas misturas em certas temperaturas, após refino pode ser usado como biocombustível.

Para Fazer Sabão

Uma das receitas mais antigas usadas por nossas avós é a de sabão em pedra com óleo de cozinha.

Apesar de muitos anos não se fazer é uma excelente fonte para reciclar o óleo e gerar renda ao mesmo tempo.

  • 5 litros de óleo de cozinha
  • 2 litros de água
  • 200 ml de amaciante de roupa
  • 1 kg de soda cáustica

A quantidade é praticamente padrão, mas se optar por ter menos óleo deve cortar proporcionalmente todos os itens.

  1. Coloque a solda em um recipiente e adicione a água fervente, mexa até diluir toda a solda.
  2. Adicione o óleo e mecha
  3. Adicione o amaciante e continue a mexer.
  4. Jogue a mistura em uma forma e espere secar.
  5. Quando estiver seco corte em barras e pronto.

sustentabilidade

Na Espanha foi desenvolvida uma substancia que colocada no óleo ele fica solido e facilita o armazenamento, mais ainda existe a opção de descarte em posto de coleta.

Algumas capitais fornecem este posto, você precisa dar uma buscada na internet para verificar o mais perto de você.

Reciclar este óleo nos ajudara a mudar nosso planeta e produzir mais vida, claro que podemos eliminar grande parte do óleo em nossas vidas exemplos não faltam, como cozinhar sem óleo, ou certas panelas que nos prometem milagres.

Tudo isto é uma aliada poderosa contra a gordura, e eliminar a gordura não irá fazer um alimento mais ou menos gostoso e sim mais saudável.

Mais tudo é questão de vontade, e como dissemos isto gera muito desconforto, mais vale lembrar que os estados unidos têm tomado medidas excelentes para a saúde pública nesta questão.

Ainda existe muito a ser feito e vamos chegar lá.

Gostaria de convidar você a comentar, deixando suas dúvidas, colocando elogios e até críticas. Garanto que iremos ler todas e responder.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest