10 Melhores Verduras Para Anemia que Você Deve Comer Sempre!

A anemia é causada, principalmente, pela falta de ferro no organismo. É uma condição que acontece quando a hemoglobina do sangue se encontra abaixo no normal, reduzindo a capacidade de transporte de oxigênio pelos glóbulos vermelhos.

Alguns fatores podem provocar a redução dos níveis de ferro e favorecer o surgimento da doença, como úlceras e hemorragias, por exemplo. Algumas pessoas possuem uma pré-disposição a desenvolverem a anemia, porém, qualquer um pode estar sujeito a ter esse problema.

Verduras Para Anemia

Para se prevenir, é muito importante manter uma alimentação saudável e rica em ferro, pois é fundamental para a produção de glóbulos vermelhos no sangue e para o transporte de oxigênio para o restante das células do corpo. Existem vários alimentos que podem e devem fazer parte da alimentação de todas as pessoas, principalmente de quem tem anemia ou pré-disposição a ter a doença.

No post de hoje, separamos uma variedade de alimentos importantes para uma alimentação saudável e capaz de prevenir a anemia.

Verduras e Legumes Para Prevenir e Tratar a Anemia

Uma alimentação saudável é importante para a manutenção da saúde e prevenção de inúmeras doenças. Confira abaixo alguns dos melhores alimentos para tratar ou prevenir a anemia:

  • Beterraba: esse é um dos alimentos mais conhecidos quando o assunto é tratar casos de anemia. Ela é uma ótima fonte de ferro, que contribui para a reativação e reparação das células vermelhas do sangue, aumentando o fornecimento de oxigênio para todo o corpo.
  • Couve: um vegetal de extrema importância para a saúde. Fonte de ferro, potássio, cobre, zinco, cálcio, selênio e manganês. Além de ajudar a combater a anemia, a couve também fortalece o sistema imunológico.
  • Folha de beterraba: pouca gente sabe, mas as folhas de beterraba também são fontes importantes de ferro e podem ser acrescentadas à alimentação. Além do mais, essas folhas ajudam o organismo a absorver melhor o ferro, o potássio e o fósforo, e ajudam na desintoxicação do organismo.
  • Agrião: cada 100 gramas de agrião possuem 0,2 mg de ferro. É uma das principais fontes desse mineral. Além do ferro, o agrião também possui cálcio e magnésio em sua composição.
  • Espinafre: um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde como um todo, como o cálcio, fibras, betacaroteno, vitaminas A, B9, C, E e ferro.
  • Grão-de-bico: cada 100 gramas desse alimento possuem 6 mg de ferro. É também uma fonte rica de fibras.
  • Folhas verde-escuras em geral: como a rúcula, a salsa, todas as verduras nessa cor são importantes fontes de ferro.
  • Brócolis: fonte rica em ferro e potássio, os brócolis ajudam na prevenção e no tratamento da anemia e também a evitar dores nas articulações.
  • Aspargos: outro alimento fonte de ferro e de ácido fólico, o aspargo pode ajudar na prevenção da anemia, de doenças cardiovasculares e até da depressão.
  • Chuchu: esse legume é menosprezado pela grande maioria das pessoas. Mas poucos sabem o quanto ele é saudável e nutritivo. O chuchu possui ferro e vitamina B2 em sua composição, que ajudam a estimular a produção de glóbulos vermelhos do sangue, promovendo o aumento da hemoglobina, e prevenindo a anemia.

dicas e ideias do que comer

Outros Alimentos Para Anemia

Além das verduras e legumes, alguns outros alimentos são muito eficazes na prevenção e tratamento da anemia. São eles:

  • Carne vermelha: além da proteína, a carne vermelha é uma fonte muito rica de vitamina B12 e de ferro. Por isso, deve ser consumida de 2 a 3 vezes na semana para tratar a anemia.
  • Feijão preto: importante fonte de ferro, também deve estar presente na dieta de uma pessoa com anemia.
  • Pão integral ou de cevada: quem tem anemia pode trocar o pão de farinha branca pelo pão integral ou de cevada, pois ambos são alimentos ricos em ferro.
  • Coração de galinha, rins e fígado: quando feitos de maneira mais saudável, cozidos ou grelhados, esses cortes podem ser bem benéficos para tratar a anemia, pois são ricos em ferro também.

OBS: não esquecer de comer uma fruta cítrica após as refeições para ajudar o organismo a absorver melhor o ferro.

outros alimentos

Como Preparar Verduras e Legumes

Preparar verduras e legumes sem perder os seus nutrientes e seu sabor é um desafio para muitas pessoas. Certos alimentos, ao entrar em contato com a água quente, perdem muito dos nutrientes. E é por isso que, sempre que possível, eles devem ser consumidos crus.

Quando for preciso cozinhar os legumes, o ideal é que seja no vapor. Assim, eles continuarão nutritivos e saborosos. Mas o tempo de preparo, ainda que seja no vapor, não pode ultrapassar 5 minutos. Consuma os alimentos com a casca sempre que possível, para reter uma maior quantidade de nutrientes.

Como Tratar a Anemia?

O tratamento da anemia pode ser feito aumentando-se a ingestão de alimentos ricos em ferro, já citados acima. Porém, dependendo da gravidade, o médico pode prescrever uma medicação ou, até mesmo, uma transfusão sanguínea. Seja como for, a ingestão de alimentos ricos em ferro será indicada em todos os casos.

O Que Fazer Para Aumentar a Absorção de Ferro?

A vitamina C é fundamental para aumentar a absorção de ferro pelo organismo. Ela está presente em frutas como a acerola, a laranja, kiwi, limão, goiaba e etc. Após as refeições, é muito importante comer uma dessas frutas ou tomar suco de limão para ajudar o organismo a absorver melhor o ferro dos alimentos.

Sintomas da Anemia

A anemia não é uma doença difícil de ser diagnóstica por apresentar uma série de sintomas, como falta de ar, mal-estar, cansaço, palidez, palpitações, fragilidade nas unhas e nos cabelos, dentre outros.

Ao apresentar algum desses sintomas, é muito importante procurar um médico o mais rápido possível.

Além da anemia, a falta de ferro no organismo provoca outros problemas de saúde também, como a dor de cabeça, a anemia hipocrônica, o cansaço, a redução da função leucocitária e a redução de funções cognitivas e psicomotoras.

Grupos de Risco

A anemia afeta, principalmente, gestantes, crianças, mulheres que estão amamentando, mulheres e fase de reprodução e adolescentes.

Você já teve ou conhece alguém com anemia? Quais os alimentos que mais consome? Não se esqueça de deixar nos comentários.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *