TUTORIAL: Como Fazer um Creme Anti-rugas Caseiro Passo a Passo

Por mais que pareça que eu faço muitas receitas de cosmética natural, somente as faço para mim e para minhas pequenas. Adoro fazer coisinhas para elas, mas claro que, de vez em quando eu também me dou aos luxos, não é mesmo?

Estou há meses querendo fazer um creme antirrugas a base de ácido hialurônico e por fim me decidi.

Acabo de fazer 36 anos e já comecei a notar algumas “ruguinhas“, sem contar que desde que tive minhas filhas, a minha pele ficou com uma aparência mais cansada. Espero então, que com esse creme, ela se recomponha e fique em forma 🙂

prevenção de envelhecimento

Conteúdo

Ingredientes

  • 26g de óleo de amêndoas doces
  • 4g de manteiga de karité (pode ser chamada também de shea)
  • 8g de cera lanette
  • 8g de água destilada
  • 0,5g de ácido hialurônico (já em líquido)
  • 1g de vitamina c em pó
  • Umas gotas de vitamina E ou óleo de germe de trigo
  • Umas gotas de óleo essencial de jacarandá

Eu já usei óleo de amêndoa marinado em rosa mosqueta, mas é possível usar óleo de amêndoa doce normal. Ou, caso queira fazer um “super creme” você pode adicionar óleo de rosa mosqueta e / ou óleo de romã.

A receita leva manteiga de cacau e manteiga de carité, apesar que eu preferi adicionar só a manteiga de carité porque precisava da manteiga de cacau para fazer chocolate 🙂

Eu usei água destilada, mas o melhor seria usar um hidratante como água de rosas, camomila ou por exemplo o hidróxido de esteva, ideal para peles mais maduras.

Esse creme deve levar 1g de conservante, como por exemplo cosgard, porém como o cheiro não é muito agradável para mim, fora o fato que irei consumi-lo em seguida, eu adicionei somente umas gotas de óleo de germe de trigo.

Eu fiz a escolha do óleo de jacarandá por ser muito eficaz em peles secas e sensíveis, porém se há uma melhor opção de óleo para você, sinta-se livre para mudar. Por exemplo, uma pele mais gordurosa e com acne deve receber outro tipo de óleo.

receita caseira

Receita Passo a Passo

  1. Colocamos para esquentar em banho maria, a manteiga de carité, junto do óleo de amêndoas e a cera lanette. Também adicionamos o óleo de germe de trigo nessa parte, se optamos por inclui-lo na receita.
  2. Mexemos bastante para que tudo se misture corretamente. Quando o conjunto esteja bem derretido, desligamos o fogo.
  3. Deixamos que esfrie nossa fase oleosa. Enquanto isso, esquentamos a água destilada (em estado líquido) um pouco caso seja necessário. Cada mistura, seja oleosa quanto a líquida/aquosa, devem estar na mesma temperatura para que se combinem adequadamente.
  4. Como se estivéssemos lidando com uma maionese, vamos adicionando a água destilada aos poucos, enquanto batemos a mistura.
  5. Devemos agora adicionar o conservante, as gotas de óleo essencial, o ácido hialurônico e a vitamina C (deve ser adicionada sempre no frio). Após isso, batemos até que fique bem misturado.
  6. Por último, embalamos em potes devidamente esterilizados e pronto! Já temos nosso creme antirrugas!

Obs: Mesmo que quase todos recomendem adicionar a vitamina C por último, por ela ser um componente muito sensível, a melhor opção pode ser misturar previamente com um pouco de água destilada ou hidrolato, para que se misture corretamente com o restante da solução.

passo a passo

Como Usar

No meu caso, vou usar a mistura como creme facial diário. Por minha pele ser muito sensível e seca, é perfeita para mim, por hidratar bastante. Assim como qualquer creme, pode ser usada somente antes de dormir, depende de sua preferência.

Vá usando e experimentando e veja o resultado, afinal cada pele é diferente.

Dúvidas? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest