Vitamina C para o Rosto: Benefícios, Como Usar e Como Manipular

A vitamina C é um composto não produzido pelo nosso organismo e essencial para ele. Assim, é comum que a suplementação dessa vitamina seja realizada através de suplementos isolados, complexos vitamínicos ou mesmo da própria alimentação.

Essa vitamina não só age no bem-estar geral de um indivíduo como também é muito importante para a saúde da pele. Na presença de carência dessa vitamina, é muito comum que a pele resseque ou fique mais frágil pela compensação realizada ao remover nutrientes para um melhor funcionamento do corpo.

para o rosto

No entanto, os cuidados com a pele vêm sendo preconizados para melhorar a estética e aumentar a autoestima de muitas pessoas, favorecendo não só o bem-estar geral como também a saúde.
Um dos métodos mais populares de cuidados com a pele é o uso de vitamina C, que pode ser manipulada ou aplicada de maneira caseira. Vamos entender agora um pouco mais do assunto.

Benefícios, Propriedades e Dicas

Conhecida por seus diversos benefícios à saúde, em especial sua grande ação antioxidante e contribuição para a melhora do sistema imunológico, a vitamina C promove no rosto:

  • Renovação celular: através do estímulo à formação de colágeno e elastina, a vitamina C é considerada um anti-idade muito eficaz, principalmente para mulheres. Ela também previne e retarda o envelhecimento precoce ao hidratar e suavizar rugas e é considerada um super antioxidante que revitaliza e protege a pele.
  • Proteção contra os raios solares: estudos recentes têm comprovado que a aplicação de vitamina c no rosto tem efeito foto-protetor contra os raios UVB e UVA, agindo não só como um protetor como também hidratante.
  • Combate manchas escuras: a vitamina c é um dos melhores ingredientes para combater o aparecimento de manchas escuras. Tem efeito clareador na pele e inibe a tirosinase, precursora da pigmentação escura na pele.
  • Importante para a saúde da pele: quando foram constatados os benefícios da vitamina c para o organismo, também foi contestada sua eficácia para a pele. Assim, estudos foram realizados e foi descoberto que a vitamina C é um importante nutriente em forma de cosmético.

como usar para saúde

Como usar para a saúde

O uso da vitamina c como creme ou sérum para o rosto deve ser realizado apenas a partir dos 25 anos de idade, para uma melhor eficácia. Comumente, o produto tem no mínimo 5% de concentração da vitamina e, em alguns casos, pode ou não ser recomendado por um dermatologista.

Já o uso via oral da vitamina pode ser realizada em qualquer idade a partir de comprimidos efervescentes, complexos vitamínicos ou mesmo através da alimentação em frutas e verduras. Felizmente, até hoje, não foram constatadas consequências do excesso no consumo de vitamina c.

A indústria da beleza vem associando a vitamina C a muitos outros compostos antioxidantes, preenchedores faciais como o ácido hialurônico ou anti-idades.

limão

Sem contraindicações para o tipo de pele, a vitamina c para uso no rosto deve respeitar apenas uma condição:

  1. Em peles oleosas: optar pela substância em forma de sérum;
  2. Em peles mais secas: optar pela substância em forma mais cremosa;

Geralmente, o uso da substância é realizado apenas uma vez ao dia e pela manhã – antes do protetor solar – para evitar sensibilidade, ressecamento e proteger melhor contra os raios solares do dia a dia.

No entanto, é muito importante verificar com o fabricante se a substância utilizada – vitamina c, no caso – está em seu estado puro. Basta verificar se existe em sua composição o composto “ácido L-ascórbico”.

versão natural

Versão manipulada x versão industrial

As indústrias farmacêuticas com foco em cosméticos produzem seus produtos com 6% a 20% de vitamina c para obter melhores resultados. No entanto, em alguns casos, derivados dessa vitamina são encontrados ao invés do seu composto puro e podem não trazer os mesmos resultados.

Já o creme manipulado pode ser uma opção bem mais barata e com foco no que você realmente precisa. O ideal é procurar um dermatologista para avaliar seu caso e receitar a melhor fórmula.

Mas, na dúvida, deixamos aqui algumas opções de manipulação para que você experimente os benefícios do uso da vitamina c em creme para o rosto:

Receita 1: creme imunoestimulador

  • Coup d’Eclat 25%;
  • Vitamina C 10%;
  • Extrato de ginkgo biloba 3%;
  • Creme nutritivo ou gel qsp 15g;

Receita 2: creme antioxidante

  • L-selenometionina 0,025%;
  • Extrato de semente de uva 1%;
  • Vitamina C 10%;
  • Vitamina E 5%;
  • Extrato de ginkgo biloba 3%;
  • Creme não-tônico qsp.

Creme caseiro com base em vitamina c: funciona?

Felizmente, para quem não dispõe do tempo e quer tentar usar a vitamina c para evitar rugas e manchas no rosto ou até dar aquela clareada nas olheiras, existe a opção da máscara caseira de vitamina c.

uma delícia

Para faze-la, você vai precisar de:

  • 1 comprimido efervescente de vitamina c;
  • Uma gema de ovo;
  • Uma colher de sopa de mel;

O trabalho é bem simples. Você só precisa dissolver a pastilha de vitamina c em uma colher de sopa de água e acrescentar os demais ingredientes. Mexa bem até ficar com uma característica homogênea e aplique no rosto, deixando secar por 15 minutos. Depois, basta remover com água morna.

Assim como a recomendação dos cosméticos industriais ou manipulados, a máscara deve ser utilizada uma vez ao dia, preferencialmente de manhã. Mas, após a máscara, é necessário hidratar o rosto, pois esse método carece de hidratação para a pele e apenas fornece a nutrição que ela precisa.

onde comprar

Onde comprar e como adquirir?

Se você acha que manipular pode não ser um bom negócio na sua cidade, atente para os preços dos produtos com base em vitamina c. Eles variam entre R$45,00 a R$230,00 e, geralmente, os séruns são um pouco mais caros que os cremes convencionais.

Você pode comprar esses produtos online, nas farmácias mais próximas ou ainda pedir que eles sejam manipulados em uma farmácia de manipulação competente como “A Fórmula”, por exemplo.

No entanto, antes de pensar em investir nesse produto para evitar problemas de envelhecimento precoce ou mesmo para auxiliar a aplicação do filtro solar, consulte um dermatologista.

É muito importante que a consulta com um dermatologista seja realizada com antecedência à aquisição do produto. Ele que vai te prescrever – se for o caso – a fórmula ideal para o seu tipo de pele ou diagnosticar com precisão o seu problema.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *