Como Usar Óleo de Coco no Cabelo? Método Passo a Passo Fácil! [VEJA!]

O óleo de coco é muito conhecido por ser muito bom para a saúde. Dentre os seus benefícios, está a melhoria do sistema imunológico, proporciona maior queima de gordura, mais saciedade, melhora a digestão, previne estrias e doenças cardiovasculares, hidrata pele e cabelo, e etc.

Por falar em cabelo, o óleo de coco é muito benéfico para a saúde capilar, e não tem contraindicação. Quer saber mais? Continue lendo…

Quais os Benefícios do Óleo de Coco Para o Cabelo

receitas

Por ser um produto 100% natural, o óleo de coco tem ainda mais vantagem diante de muitos outros produtos usados para tratar o cabelo. Veremos mais abaixo quais são os principais benefícios que o óleo de coco proporciona para as madeixas e o que o torna tão especial. Confira:

  • Suaviza o cabelo seco: basta passar uma pequena quantidade de óleo de coco nos cabelos, evitando a raiz, que ele trará mais suavidade para os fios que antes estavam com aspecto de arrepiados.
  • Brilho: o óleo de coco sela bem os fios, promovendo mais alinhamento e brilho.
  • Torna as pontas mais maleáveis: tira aquele aspecto ressecado e sem movimento das pontas dos cabelos.
  • Todos os tipos de cabelo: seja liso, cacheado, crespo, ondulado, com química ou liso, o óleo de coco funciona bem com todos os tipos de cabelo.
  • Propriedades antibacterianas: ajuda a prevenir caspa e piolho devido às propriedades antibacterianas e antifúngicas.
  • Sela as escamas: o óleo age envolvendo os fios, formando uma camada de proteção contra os agentes externos. Dessa forma, ele reduz o frizz, diminui as pontas duplas e protege mais os cabelos.
  • Fonte de nutrientes: o óleo de coco contém ferro e vitaminas E e K. Suas propriedades aumentam o brilho e a suavidade dos cabelos, além de combater a caspa.
  • Hidratação para cabelos cacheados e crespos: esses dois tipos de cabelos são ressecados naturalmente. O óleo de coco consegue oferecer a nutrição que eles precisam na medida certa.
  • Ajuda a circulação sanguínea: ao massagear o couro cabeludo com um pouco de óleo, ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea, contribuindo para que os nutrientes cheguem aos folículos, proporcionando um crescimento saudável para os cabelos.
  • Combina com outros óleos: pode ser misturado a outros óleos vegetais sem o menor problema. Pelo contrário, juntos, os efeitos dos óleos potencializam os resultados nos cabelos.
  • Combina com inúmeros outros produtos de cabelo: pode ser usado perfeitamente junto com máscaras de tratamento e cremes de pentear para um resultado ainda mais satisfatório.
  • Elimina o frizz de todo tipo de cabelo: devido à hidratação poderosa que ele proporciona aos fios.
  • Protege contra o ressecamento do shampoo: ao aplicar um pouco de óleo de coco antes de lavar os cabelos com shampoo, ele ajudará para que se mantenha uma quantidade maior de oleosidade nos fios.

Quanto Custa e Onde Comprar?

proibidos
COCO

O óleo de coco pode ser facilmente encontrado em casas de produtos naturais e na internet. Os preços podem variar muito de um lugar para outro, e também conforme o tamanho da embalagem. Em geral, 500 ml de óleo de coco extra virgem custa entre R$ 24,99 à R$ 34,99.

Como Fazer Óleo de Coco?

Que quiser economizar, pode fazer o óleo de coco caseiro. Confira abaixo três formas super práticas para fazer você mesma, gastando o mínimo possível:

Óleo de coco por fervura

Para fazer essa receita, precisaremos de 2 ou 3 cocos. Retire as cascas e reserve a água. Rale os cocos e coloque os pedaços sobre um pano de prato. Vá apertando o pano com força para extrair o leite de coco. Em seguida, molhe o pano de prato na água extraída no início sem retirar o coco ralado, para extrair mais um pouco de leite. Aperte novamente.

Em seguida, junte o leite de coco com o restante da água que sobrou, leve ao fogo e deixe ferver em fogo baixo, sempre misturando, para que o leite de coco não se queime. Após alguns minutos de cozimento, o leite ficará mais espesso e o óleo começará a se formar. A água de coco evapora, e fica uma espécie de mingau na panela. Continue cozinhando por alguns segundos. Desligue. Deixe esfriar e retire o óleo de coco da panela. Guarde-o em um recipiente de vidro seco e higienizado.

Óleo de coco por fermentação

Para essa receita também precisamos de 2 ou 3 cocos. Descasque os cocos, e reserve a água. O início do procedimento é igual na receita acima. Após espremer bem o coco no pano de prato, molhar o pano na água e espremer novamente, para retirar mais leite de coco, misture a água com o leite extraído e reserve em um recipiente de vidro com tampa.

Guarde o recipiente em temperatura ambiente por um dia. Passado esse prazo, já será possível ver o óleo de coco flutuando sobre o leite. Uma camada branca de proteína se formará sobre o óleo de coco.

Para retirar o óleo de coco, o mais indicado é usar uma seringa. Mas também é possível retirar manualmente, com uma colher.

Óleo de coco por compressão fria

Precisaremos de 2 ou 3 cocos também. Em seguida, deve-se retirar a casca dos cocos e picá-los em pedaços pequenos. Torre esses pedaços no forno em fogo baixo, usando uma assadeira, por cerca de 8 horas; ou em uma panela, no fogão. Eles estarão prontos quando estiverem dourados.

Em seguida, passe os pedaços de coco aos poucos em um espremedor para retirar o óleo. Após passar todos os pedaços pelo espremedor, pegue as fibras secas que restaram e passe-as novamente, para extrair ainda mais óleo.

Coloque o óleo e o creme das fibras secas em um frasco de vidro e deixe por um dia debaixo do sol, ou em um local quente. O óleo, então, virá para a superfície do recipiente na forma sólida.

como usar

Alisa o Cabelo?

O óleo de coco contém um aminoácido chamado lisina em sua composição. Esse componente atua dentro da fibra capilar, penetrando no fio, e proporcionando um tratamento eficaz, que dará mais peso aos fios. Sendo assim, o efeito mais liso se dá pela poderosa nutrição que o óleo de coco proporciona aos cabelos.

Como Usar Passo a Passo

O óleo de coco proporciona nutrição aos cabelos. Por isso, ele é mais comumente usado na etapa de nutrição do cronograma capilar. Mas também pode ser usado na etapa de hidratação, para “batizar” alguma máscara.

Apresentamos 3 formas de usá-lo para deixar os fios ainda mais nutridos e saudáveis. Confira:

  1. Umectação: aplique óleo de coco em todo o cabelo seco, até mesmo na raiz, mecha por mecha. Deixe agir por, no mínimo, 1 hora e lave os cabelos com shampoo e condicionador. Se preferir, pode usar também uma máscara de hidratação após o shampoo. Finalize como de costume.
  2. Umectação noturna: passe óleo de coco em todo o cabelo seco, inclusive na raiz, mecha por mecha. Coloque uma touca e durma com o óleo nos cabelos. Quando amanhecer, lave os cabelos como de costume e finalize.
  3. “Batizar” máscara de hidratação: coloque algumas gotas de óleo de coco na quantidade de máscara de hidratação que usará e aplique sobre os cabelos, após lavá-los com shampoo. Deixe o tempo indicado pelo fabricante da máscara e retire o produto cabelo. Finalize como tem costume.

Se você conhece outras formas de usar o óleo de coco nos cabelos, deixe aqui nos comentários.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *