O que é Colágeno? 7 Usos/Benefícios do Colágeno para sua Saúde!

Você já deve ter ouvido em colágeno. Seja por ter visto como ingrediente de algum produto estético que promete rejuvenescer, seja por ter visto como ingrediente no rótulo de algum alimento. Mas o que realmente é o colágeno e quais são os seus reais benefícios estéticos e para a sua saúde? É isso o que vamos te ensinar neste artigo.

O colágeno nada mais é do que uma proteína. Todavia, é a proteína mais presente em nosso corpo, sendo utilizada por ele para constituir músculos, ossos, peles, vasos sanguíneos, tendões e até mesmo o sistema digestivo. Ele é responsável pela reposição de células mortas, além de dar força e elasticidade a pele humana. No caso dos tendões, ele age como um “grude” que torna o nosso corpo sustento.

Ao passar dos anos, a nossa produção de colágeno endógena (feita pelo corpo) começa a decair. É então que as pessoas começam a perceber os sinais do envelhecimento, como a flacidez dos tecidos, as rugas e até mesmo as dores nas articulações. Outros fatores que podem derrubar a produção natural de colágeno são:

  • Dietas ocidentais (ricas em açúcar, conservantes, alimentos industrializados);
  • Tabagismo e uso de drogas;
  • Exposição exagerada aos raios UV (solares);
  • Deficiências em alguns nutrientes.

A notícia boa é que é possível repôr este colágeno através da alimentação e da suplementação desta proteína. Confira abaixo os sete principais benefícios (funções) do colágeno para a sua saúde.

Cabelos e Pele mais bonitos!

aplicações do leite de coco

Enquanto você passa os olhos por estas linhas, a sua produção de colágeno está decaindo. Mas não entre em pânico. Esta queda só é notada a longo prazo. Os sinais é uma pele mais flácida, o aparecimento de rugas e a perda de elasticidade. E a notícia boa é que você pode aumentar o colágeno do seu organismo através da suplementação de colágeno hidrolisado (vendidos em farmácias, lojas de suplementos e lojas de produtos naturais). E o melhor: não há praticamente nenhum efeito colateral em suplementá-lo.

Outra vantagem estética do colágeno é que ele pode diminuir celulites e atenuar estrias. Todos temos celulites, mas a visibilidade delas aumenta com a perda natural de colágeno pelos fatores supracitados.

Diminui as Dores das Articulações

Como dito acima, uma das causas das dores nas juntas é a carência de colágeno que vem com o passar dos anos. O colágeno é como se fosse um gel que une os ossos e dá sustento para o corpo. Comer alimentos colagenosos é como lubrificar as suas articulações e aumentar a sua qualidade de vida.

Não por acaso, a ciência vem investigando a eficácia do colágeno no tratamento de doenças articulares, como a osteoartrite.

Ajuda na Saúde Intestinal

O nosso intestino é composto por dois tipos de bactérias, as patogênicas e os probióticos. Ambas são necessárias, em equilíbrio, para a nossa saúde intestinal. Quando ocorre um desequilíbrio e um crescimento das bactérias ruins (patogênicas), o seu intestino se torna permeável, perdendo a parede protetora e tornando o seu organismo mais propenso a absorver toxinas e partes dos alimentos que normalmente não seriam absorvidas. Eis uma das causas da chamada síndrome do intestino irritável, uma síndrome endêmica nos dias de hoje. O colágeno contribuí impermeabilizando o seu intestino, dando uma camada protetora extra para que o seu organismo não absorva toxinas e corpos estranhos. Assim sendo, o consumo de alimentos colagenosos ou a sua suplementação pode ajudar na sua saúde intestinal. Outra ótima pedida, se você enfrenta este problema, é consumir kefir, uma bebida fermentada rica em probióticos que podem auxiliar na restauração do seu equilíbrio bacteriano intestinal.

Melhora o Metabolismo e Aumenta a Massa Muscular

Quando envelhecemos, perdemos massa muscular. Há muitas formas de reverter este processo. Alguns estudos mostram que suplementar creatina na terceira idade pode ser uma boa pedida. Mas não só isso, o colágeno também é um grande aliado quando o assunto é aumentar a massa muscular. Ele é, inclusive, recomendado para praticantes da hipertrofia muscular em academias. Por fim, ele também pode aumentar o seu metabolismo, eliminando gordura e colaborando para o processo de ganho de músculos.

Unhas, Cabelos e Dentes mais Fortes

óleo para hidratar

Como dito na introdução, o colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo. Ela está presente em praticamente tudo, inclusive nas suas unhas, cabelos e dentes. Se as suas unhas estão rachando, os seus cabelos estão caindo e os seus dentes estão sensíveis, pode ser falta de colágeno. Aumentar a ingestão desta proteína pode fortalecer suas unhas, cabelos e dentes.

Alguns estudos apontam para o fato de que o colágeno regeneraria os folículos capilares, sendo também uma excelente pedida para quem sofre com perda capilar – a chamada calvície.

Caso você for ingerir um suplemento de colágeno para a finalidade estética, considere adicionar um suplemento de vitamina C para selar um combo. A vitamina C não só é boa para unhas, cabelos, dentes e a pele, como também age estimulando a síntese de colágeno.

Promove a Saúde do Fígado

refrigerante

O fígado tem uma grande dificuldade de absorver alguns agentes estranhos, como bebidas alcoólicas e toxinas presentes na alimentação ocidental. Há estudos mostrando, inclusive, que o colágeno pode ser útil para reverter alguns danos hepáticos causados pelo abuso de bebidas alcoólicas. Uma dica é fazer um detox de três dias consumindo caldo de osso, um alimento riquíssimo em colágeno.

Protege o Coração

sistema cardíaco

Há pesquisas mostrando que o colágeno pode prevenir a arteriosclerose, que nada mais é do que o envelhecimento das artérias. Assim sendo, ele é excelente para proteger o seu coração de diversas doenças. Ele também promove uma melhor vasodilatação, protegendo, novamente, as suas artérias de diversos males.

Agora que você conheceu sete dos grandes benefícios do colágeno, vamos entender um pouco mais sobre esta proteína. Afinal, nosso trabalho aqui é se aprofundar ao máximo e te dar todas as informações que você precisa para ter uma vida saudável. Então seguem algumas informações relevantes para finalizar o nosso artigo:

  • Existem 16 tipos de colágenos no corpo humano, embora o tipo 1, 2 e 3 sejam os mais abundantes;
  • O colágeno tipo 1 é responsável por 90% das funções colagenosas no corpo humano;
  • É possível ingerir colágeno através da carne bovina, consumindo sua pele, seus ossos ou seus músculos;
  • Também é possível consumir colágeno pela carne de frango, onde contém quantidades consideráveis do colágeno tipo 2, responsável pelo gel que sustenta as nossas cartilagens;
  • A indústria de suplementos está vendendo o peptídeo de colágeno, que é uma das melhores versões, dado que ele passa por um processo de hidrólise, tornando as cadeias mais curtas e mais fáceis de serem absorvidas pelo corpo humano;
  • Alguns nutrientes agem estimulando a síntese natural de colágeno no corpo humano. São eles: vitamina C, manganês, cobre, prolina e alimentos ricos em antocianidinas;
  • Caso queira suplementar esta proteína, faça um combo com uma vitamina C para aumentar a absorção;
  • Ainda que há cremes estéticos prometendo milagres para a sua pele por terem colágeno em sua composição, boa parte deles utiliza moléculas muito grandes de colágeno, impossibilitando que a sua pele absorva completamente tais moléculas. O ideal é consumir por alimentação ou suplementação.

Você tem dúvidas a respeito do colágeno? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest