“Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado”
O alecrim é uma erva cheirosíssima utilizada tanto no preparo de pratos como tempo quanto em remédios para os mais diversos males. Assim sendo, é rica em nutrientes e compostos medicinais naturais, o que a faz uma planta interessantíssima para se ter um pé em casa. Ele é rico em óleos essenciais, cálcio, potássio, cobre, magnésio, zinco, fibras, carboidratos e antioxidantes naturais que livram o corpo de radicais livres.

Seus usos medicinais são os mais diversos:
- Tônico;
- Digestivo;
- Carminativo;
- Depurativo;
- Antibiótico;
- Anti-inflamatório;
- Diurético;
- Hipotensor;
- Anticoagulante.
Entre as suas aplicações, podemos citar:
- Acelera a digestão;
- Melhora o funcionamento do fígado;
- Promove o alívio de flatulências;
- Acentua os sintomas do refluxo;
- Combate a halitose;
- Estimula a circulação do sangue;
- Melhora os níveis de açúcar do sangue;
- Diminui a pressão alta;
- Reduz o colesterol ruim;
- Previne o envelhecimento precoce.
Você pode se beneficiar do alecrim em seus mais diversos formatos: galhos secos, óleo essencial, álcool de alecrim, mel de alecrim, extrato de alecrim, etc.
Benefícios na Cozinha
Como dito na introdução, o alecrim pode ser utilizado no tempero de pratos. Além de adicionar um sabor peculiar, ele conta com diversas propriedades nutricionais que enriquecem ainda mais o valor nutritivo dos pratos feitos com essa especiaria. Você pode utilizá-lo no tempero de carne, legumes, caldos, sopas, etc. Ele adiciona fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes para a receita em questão.

Uma das melhores formas de aproveitar os benefícios medicinais e nutricionais do alecrim é através do chá de alecrim. Confira a receita:
Ingredientes
- Uma colher de alecrim seco
- Um copo de água
- Uma colher de mel/açúcar mascavo/estévia
Passo a Passo
- Ferva água. Quando começar o fervimento, adicione uma colher de alecrim seco;
- Desligue o fogo e cubra a panela com um prato, deixando descansar por cerca de dez minutos;
- Aguarde esfriar e adoce com o adoçante de sua preferência (recomendamos os naturais citados na lista de ingredientes);
- Está pronto. Ingira uma xícara por dia para colher diariamente os benefícios desta dádiva da natureza.
Veja também: Umbaúba!
Remédios Naturais
Agora, você confere uma série de remédios naturais que podem serem feitos em casa a base de alecrim para o tratamento de diversos males.
Halitose
Para combate o mau hálito com alecrim, basta enxaguar a boca com o chá de alecrim descrito na receita anterior. Porém, deve ser feito com a infusão já fria.
A aplicação de óleo de alecrim no couro cabeludo tem o mesmo efeito do popular remédio para calvície Minoxidil. A diferença é que as pessoas que administraram óleo de alecrim ao invés de Minoxidil sofreram menos com os colaterais do tratamento (como as coceiras no couro cabeludo).
Memória
A aromaterapia com base em óleo essencial de alecrim melhorou a memória e o desempenho cognitivo em um estudo controlado.
Fígado
O consumo do extrato de alecrim pode limpar o seu fígado de toxinas.
Estresse
Um estudo japonês mostrou que a aromaterapia com óleo essencial de alecrim foi capaz de reduzir o cortisol de um grupo de controle. Assim sendo, o óleo essencial de alecrim quando utilizado na aromaterapia pode combater o estresse.
Cabelos mais Fortes
Já citamos que o óleo essencial de alecrim pode reduzir a queda capilar e até estimular a revitalização dos folículos capilares. Um shampoo caseiro com óleo de alecrim e óleo de lavanda pode fortalecer o cabelo, tornando os fios menos quebradiços.
Dores Musculares
Se você sente dores em regiões específicas do corpo, pode passar algumas gotinhas de óleo de alecrim para aproveitar o seu efeito analgésico atenuando e até eliminando a dor por completo dependendo da intensidade da mesma.

O óleo essência, as ervas secas e o extrato de alecrim podem ser utilizados no tratamento de diversas condições como halitose, estresse, problemas do fígado, dores musculares, etc.
Precauções, Colaterais e Contra-indicações
Embora não seja um produto tóxico, você deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar um tratamento com um remédio natural para melhores orientações. Não recomendamos o uso de Alecrim nas seguintes circunstâncias:
- Durante a gestação;
- Durante a amamentação;
- Para crianças;
- Para pessoas que sofrem de gastroenterite;
- Para pessoas que sofrem de colite;
- Para pessoas que sofrem de endometriose;
- Para pessoas que sofrem de epilepsia;
- Para pessoas que tem doença de Parkinson;
- Para pessoas que tem doença de Alzheimer;
Por fim, não recomendamos a ingestão de óleo essencial de alecrim em nenhuma circunstância, por ser altamente tóxico.
Alguns fatos sobre o Alecrim:
- É uma erva que pode viver até dois anos onde cultivada;
- Melhora a concentração e a digestão;
- O consumo exagerado pode suscitar vômitos e náuseas;
- Seu extrato pode retardar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer;
- Na Grécia antiga, o alecrim era utilizado como uma forma de potencializar o cérebro durante os estudos;
- Os gregos antigos também o utilizavam para combater o estresse.
Você tem dúvidas a respeito do alecrim? Comente abaixo e resolveremos! Você gostou deste artigo? O que acha de compartilhar com os seus amigos para mostrá-los as maravilhas do Alecrim?

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.