19 Diuréticos Naturais para Acabar com a Retenção de Água e o Inchaço!

Este artigo é destinado tanto para evitar a formação de pedras nos rins quanto para acabar com a retenção hídrica. Você não precisa apelar para medicamentos perigosos e com colaterais indesejados para alcançar tais fins. Aqui, você vai encontrar alguns alimentos diuréticos para incluir na sua dieta.

Antes de mais nada, você sabe o que é um diurético? Nada mais é do que algo que promove a diurese, que, a grosso modo, seria um aumento na produção de urina. Os diuréticos são medicamentos utilizados tanto para eliminar a água corporal quanto para tratar algumas condições como insuficiência cardíaca, doença hepática e pressão alta. O que os fazem perigosos são os colaterais que os acompanham, que pode ser desde doeres de cabeça até um aumento de açúcar no sangue e tonturas.

Este artigo vai expôr alguns diuréticos naturais que não apresentam nenhum desses colaterais e deve ser utilizado como um tratamento alternativo (não substituindo orientações do seu médico, claro). Um diurético natural nada mais é do que ervas, plantas, suplementos e alimentos que eliminam a retenção hídrica e estimulam a urinação. A grande vantagem é que eles não exigem receita médica para serem administrados e não oferecem riscos a sua saúde.

Ervas, Alimentos e Suplementos Diuréticos

diureticos naturais

Eis a lista:

  • Chá Verde
  • Chá Preto
  • Salsa
  • Dente de Leão
  • Hibisco
  • Cavalinha
  • Aipo
  • Limão
  • Pimentão
  • Alho
  • Cebola
  • Melancia
  • Pepino
  • Uvas
  • Gengibre
  • Espargos

Um dos itens da lista acima que vamos citar em estudos científicos logo abaixo é o chá verde. Para entender melhor sobre este excelente chá para a sua saúde, confira o vídeo abaixo do Dr. Dayan Siebra:

Benefícios e Propriedades dos Diuréticos Caseiros

Benefícios e Propriedades dos Diuréticos Caseiros

Confira, agora, alguns dos benefícios de consumir os alimentos expostos na lista acima.

Reduz a Pressãopara quem tem pressão alta.
Diminui o Inchaçopara quem esta com retenção hídrica.
Potencializa a Filtragempara quem tem problemas renais.
Prevenção de Pedras nos Rinspara todo mundo.
Atenuação da SOPpara as mulheres com SOP.

Reduz a Pressão

O que é popularmente conhecido como pressão alta nada mais é do que quando o sangue faz pressão nas paredes das artérias sobrecarregando o músculo do coração. Isso, com o tempo, tende a deixar tal músculo mais fraco. Os diuréticos são potencialmente fortes em reduzir a pressão, dado que eliminam o sódio excedente do organismo por via da urina. O chá verde, por exemplo, reduziu (1) a pressão arterial em um estudo científico. Outro diurético natural com efeito positivo sob a pressão arterial foi o hibisco e o gengibre (2).

Diminui o Inchaço

Os tecidos do nosso corpo retém líquido. Eis a chamada retenção hídrica. Isso pode gerar um inchaço por todo o corpo. Basta ingerir os alimentos da lista acima para reduzir tal inchaço. Os efeitos são visíveis na balança. Um poderoso alimento com este efeito é a melancia, que é uma fruta com potencial hidratante e diurético. Porém, muitas frutas e verduras contém esta mesma propriedade.

Potencializa a Filtragem

O rim é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, sendo responsável por eliminar toxinas e resíduos por via da urina, deixando o seu corpo mais resistente a doenças. Os diuréticos naturais potencializam tal filtragem, otimizando a função dos rins. O consumo de diuréticos naturais são recomendados, especialmente, para pessoas cujos rins não funcionam adequadamente, como portadores de insuficiência renal. Minerais como o potássio e o magnésio podem acumular-se no sangue e gerar diversas condições indesejadas.

Prevenção de Pedras nos Rins

Você conhece a origem da palavra “cálculo” utilizada na matemática? Basicamente, ela surgiu por conta dos gregos utilizarem pedras para realizar as contas. É por isso que pedras nos rins também é conhecida como cálculo renal. Quem já experimentou pedras nos rins sabe da dor e do desespero que tal condição pode causar. Os sintomas variam entre dores, náusea, vômitos e até mesmo sangue na urina. Uma das recomendações para pessoas que experimentam tal condição é a ingestão de muito líquido, dado que isso ocasiona uma lavagem nos rins e eliminar os cálculos renais. Os diuréticos naturais são recomendados pelo fato de prevenirem tal condição (3).

Atenuar Sintomas da Síndrome do Ovário Policístico

Eis uma síndrome que atinge boa parte das mulheres. Ele ocorre quando a mulher tem uma produção alta de hormônios masculinos. Os sintomas variam entre acne, depressão, menstruação irregular e até mesmo obesidade. Os diuréticos são excelentes para tratar essa condição, dado que eliminam parte desses hormônios masculinos causadores de tantos sintomas. O chá verde, por exemplo, tem efeito anti-androgênico por conta de suas catequinas (4).

Efeitos Colaterais, Perigos e Contraindicações

Efeitos Colaterais, Perigos e Contraindicações

Os alimentos expostos na nossa lista são seguros para serem consumidos (muito mais do que os fármacos vendidos para este propósito). Todavia, se você manifestar qualquer efeito colateral negativo, como alergias alimentares, inchaços, erupções cutâneas ou outros efeitos, consulte imediatamente um especialista da área da saúde.

Se você tem algum problema de saúde, como diabetes, doença renal ou condições hepáticas, você deve consultar um médico antes de incluir qualquer um desses diuréticos naturais em sua dieta.

Outro ponto a sublinhar é que eles não substituem de forma alguma diuréticos prescritos por um especialista.

Você ficou com alguma dúvida a respeito da retenção hídrica ou sobre os alimentos, ervas e suplementos citados acima? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *