Nutella é Saudável? Faz bem? Faz mal? Benefícios e Nutrição!

Nutella é um chocolate de avelã muito popular no Brasil. Ele é tão popular, que o site oficial da marca diz que é possível dar duas voltas no planeta Terra alinhando os frascos de Nutella que são produzidos em apenas um ano. Há bebidas alcoólicas feitas com Nutella, como há sorvetes, sobremesas, bolos e etc. Alguns acreditam que este chocolate é saudável por sei constituído de avelã. Alguns até utilizam para substituir a manteiga no café da manhã. Mas, então, ele é saudável? Faz bem? Faz mal? Quais os benefícios? Este artigo vai responder todas estas perguntas.

O que é Nutella?

propriedades

Eis um chocolate feito de avelã pela marca Ferrero, uma das maiores empresas produtoras de chocolate do planeta, de origem italiana. A Nutella foi criada, originalmente, durante a Segunda Grande Guerra, por acidente: o confeiteiro Pietro Ferrero moeu avelãs e incluiu na cobertura de chocolate, pois havia carência de cacau na Itália.

Hoje, tal produto é consumido no café da manhã e no recheio de bolos, tortas, torradas, sorvetes, milk shakes, etc.

Ingredientes e Nutrição

ingredientes

A Ferrero diz que os ingredientes que compõem a Nutella são dos mais saudáveis e sustentáveis, como por exemplo o óleo de palma. Eis os ingredientes que compõe este chocolate:

Açúcareis o maior ingrediente presente na Nutella
Óleo de palmaeis o que suscita a textura cremosa do doce
Avelãscada embalagem contém cerca de 40 avelãs moídas
Cacaueis o que dá o sabor de chocolate para a mistura
Leite em pó desnatadoeis o ingrediente que afasta os intolerantes a lactose do produto
Lecitina de sojaatua como emulsificante, tornando a mistura homogênea
Vanilinaum dos contributos do sabor inesquecível da Nutella

Como dito acima, o açúcar é o principal e majoritário ingrediente deste chocolate, sendo mais de metade do seu peso.

chocolate de avelã

Duas colheres de Nutella tem as seguinte tabela nutricional:

Calorias200
Gordura12 gramas
Açúcar21 gramas
Proteína2 gramas
Cálcio4%
Ferro4%

A propaganda da marca costuma dar ênfase nos ingredientes de qualidade, como as avelãs selecionadas e o leite desnatado. Porém, não citam o fato dela conter também bastante açúcar e gordura.

O consumo excessivo de açúcar esta relacionado a diversas condições patológicas, como obesidade, diabetes, doenças do coração, doenças do fígado e até mesmo algumas categorias de câncer. Portanto, o consumo de Nutella deve ser feito com parcimônia, principalmente por crianças, por conta da obesidade infantil.

nutella

Depois do açúcar, o ingrediente mais presente neste produto é o óleo de palma. Embora consumir gordura seja bom para a saúde de diversas formas, o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso. E estar acima do peso potencializa o risco de diversas patologias, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.

porque comer

Ainda que ela contenha significativa quantidade de avelã, ela não é recomendada para substituir manteiga de amendoim ou outras pastas que você utiliza em pães e torradas. Outras manteigas, como a manteiga de amendoim, manteiga de nozes, etc. também são calóricas e gordurosas. Porém, tem um valor nutricional muito mais rico que a Nutella.

Comer ou Não Comer?

comer ou não

Assim como chocolates, doces, balas, tortas, bolos, etc. a Nutella deve ser vista como uma sobremesa a ser consumida em baixa quantidade e não como um alimento a ser consumido diariamente. Isso por conta do seu alto nível de açúcar que pode causas diversas doenças como comentado acima.

Se você gosta, não há porque não consumir uma vez ou outra por semana, mas sempre com cautela controlando a ingestão de açúcar. Não recomendamos o consumo diário.

Confira algumas receitas com Nutella para fazer doces saborosos:

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest