Ácido Fólico x Folato: Qual a Diferença? Para que Servem?

Eis duas formas diferentes de vitamina B9. Costuma-se fazer muita confusão e, por vezes, trocar um pelo outro ou tratá-los como sinônimos (quando não são). Sendo formas diferentes de vitaminas, elas tem efeitos diferentes no organismo e na saúde. Neste artigo, vamos esclarecer estas diferenças e pontuar de vez a questão.

Vitamina B9

vitamina b9

A vitamina B9 é uma vitamina da família B essencial para diversas funções do seu organismo, como o crescimento das células e a síntese de DNA. A carência desta vitamina pode causar diversas patologias. Como por exemplo:

  • Homocisteína elevada: os níveis elevados de homocisteína são relacionados a uma maior incidência de doenças do coração e AVC (acidente vascular cerebral);
  • Defeitos congênitos: níveis baixos de folato em gestantes tem associação com alguns defeitos congênitos no nascimento da criança;
  • Risco maior de câncer: baixos níveis de folato também estão relacionados com o aumento de incidência de diversos tipos de câncer;

Por estes motivos, se você não consegue ingerir a quantidade adequada de vitamina B9 na sua dieta, é importante a suplementação. A indústria de alimentos já vem enriquecendo alguns elementos com esta vitamina. Todavia, estes alimentos enriquecidos, no geral, contém ácido fólico e não o folato.

O que é folato?

o que é

O folato é uma forma diferente da vitamina B9. O seu nome vem do termo latino “folium“, que significa folha. Por conta disso, os vegetais com folhas estão entre as melhores formas de se ingerir o folato. Podemos definir folato como a forma natural da vitamina B9, ao tempo que o ácido fólico é a versão sintética desta mesma vitamina.

O que é ácido fólico?

definições

Eis, como dito anteriormente, o formato sintético da vitamina B9. Ele também é chamado, cientificamente, como pteroilmonoglutâmico. Você o encontra, geralmente, em alimentos enriquecidos, como farinhas e cereais, como também em suplementos vitamínicos. A indústria de vitaminas constituiu o ácido fólico para ter uma melhor absorção no organismo que o folato natural. Todavia, uma alimentação rica em folato é igualmente eficaz para a suplementação deste nutriente.

Qual a melhor fonte de Vitamina B9?

melhores fontes

Os alimentos mais ricos neste nutriente são os alimentos integrais, que não foram processados. Além disso, alguns vegetais folhosos como espargos, couve de Bruxelas, espinafre e alface contém quantidades consideráveis de folato. Frutas como limões, bananas e melões também são ricas nesta vitamina.

Caso você for suplementar, opte por versões que contém o metil-folato ao invés do ácido fólico, que é uma forma mais saudável do nutriente.

Grávidas podem Tomar?

Não só podem como o ácido fólico costuma ser um suplemento muito utilizado por gestantes. Isso se dá porque este suplemento diminui as possibilidades do bebê desenvolver alguns defeitos congênitos. Por isso, diversos médicos recomendam a suplementação para gestantes. No entando, consulte o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de suplementação.

Qual a quantidade que devo tomar?

Isso vai depender da sua idade. Siga as recomendações da seguinte tabela:

0 a 6 meses65mg/dia
7 a 12 meses80mg/dia
1 a 3 anos150mg/dia
4 a 8 anos200mg/dia
9 a 13 anos300mg/dia
14 anos ou +400mg/dia
Grávidas e Lactantes600mg/dia

Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest