11 Ideias de Frutas Deliciosas para Fondue que Não Devem Faltar

Bastante famoso pela sua perfeição nas noites de inverno, a fondue é um dos pratos mais tradicionais durantes as quedas de temperatura. Além de ser uma deliciosa receita, essa sobremesa é extremamente prática e fácil de se preparar.

Em sua versão doce, uma ótima escolha é o acompanhamento de frutas frescas, para dar aquele gostinho azedinho e adocicado ao chocolate. Além disso, ainda podemos explorar as vitaminas e minerais presentes nessas deliciosas iguarias.

Portanto, irei te apresentar as principais frutas para darem aquela turbinada na sua fondue, deixando o que já era gostoso, uma delícia irresistível!

melhores frutas

Frutas para acompanharem a sua Fondue

Por incrível que pareça, podemos transformar esse mar de chocolate em uma receita bastante nutritiva, além de deixa-la bem mais gostosa do que antes. Você deve estar achando que “gostoso” não combina com “saúde”, mas saiba que as frutas que irei te apresentar hoje provam completamente o contrário!

Porém, você dever ter cuidado ao escolher qual fruta selecionar, pois a qualidade importa muito e pode mudar completamente sua receita. Portanto, aqui vão algumas dicas para você se preparar na hora das compras:

Como escolher as melhores frutas para a receita e mais algumas dicas

  1. A primeira dica que podemos dar é: escolha uma grande variedade de frutas! Se você usa frutas totalmente variadas na sua receita, possui uma chance muito maior de agradar a todos. Além de ficar um visual maravilhoso, você e seus convidados aproveitam todos os sabores que as frutas podem dar à fondue.
  2. A firmeza das frutas importa sim! Portanto, quando for às compras, escolha sempre as frutas mais firmes, nem muito verde, nem muito madura.
  3. Atenção ao corte das frutas, pois pedaços muito pequenos ou muito grandes podem acabar caindo do palito e se perdendo dentro do chocolate.
  4. Suco de limão pode salvar sua receita, pois ele faz com que as algumas frutas, como a banana e a maçã, não oxidem tão rápido, deixando-as bonitas e sem manchas escuras.
  5. Não pique frutas que soltam caldo, pois podem acabar perdendo o sabor
  6. Use creme de leite que estejam nas latas, pois é mais espesso, e se dá melhor com a receita.
  7. Uma ótima dica é acrescentar um pouquinho de bebida alcoólica na receita, para deixar um gostinho diferente. Whisky, conhaque e até mesmo pinga, são ótimas opções para a fondue.

Quais as melhores frutas para a Fondue de chocolate?

É inegável que as frutas tradicionais são as melhores que existem! Portanto, para escolher as frutas que devem fazer parte da sua receita de fondue, não tem muito segredo: escolha aquelas frutas que você já conhece, e sabe que todo mundo adora.

Morango

vermelhinhos e docinhos
-MORANGOS SÓ OS ORGÂNICOS

Não só o morango, mas, em geral, as frutas vermelhas são ótimas escolhas para quem deseja deixar a receita ainda mais gostosa. Além disso, esses alimentos são ótimas fontes de nutrientes.

Kiwi

muito bom
KIWI

Se for consumir no dia da compra, o kiwi é uma excelente escolha para a sua fondue. Porém, se você for preparar a receita apenas alguns dias depois, essa fruta pode não estar mais tão firme quanto deveria, e não fixar nos espetos.

Banana

óleo de banana

A banana é uma das frutas mais comuns em nosso país, e conseguimos encontra-la em qualquer feira ou supermercado. Além disso, é rica em vitamina C e sais minerais, como ferro e cálcio.

O aroma e gosto característico da fruta tornam a fondue ainda mais agradável, sendo muito recomendada quando banhada em um suco de limão.

Maçã

verde e vermelha
MAÇÃ

A maçã é também outra fruta bastante comum nas feiras de todo o mundo, sendo sempre representada como alimento ideal para estar presente na dieta de todos. Isso não é à toa, pois ela é capaz de proporcionar ótimos benefícios para a saúde.

Também banhada em suco de limão, a fruta traz um ótimo sabor quando combinada com a fondue de chocolate, deixando a receita com aquele azedinho típico da maçã.

Uva

para fundue

A intensa cor roxa da uva pode ser uma ótima combinação à receita de fondue. Porém, ela deve ser servida inteira, pois é uma fruta que possui caldo, como falamos acima.

Não deixe o pequeno tamanho dessa iguaria te enganar, pois a uva é uma rica fonte de resveratrol, poderoso antioxidante presente em sua casca.

Abacaxi

frutas
ABACAXI

Apesar de ser uma fruta com uma casca bastante estranha, o abacaxi é muito presente em nossa culinária e uma ótima fruta para acompanhar a nossa receita.

Além de ser incrivelmente saboroso, o abacaxi é uma excelente fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B, sais minerais e outros nutrientes.

Mexerica

Apesar de ser um pouco parecida com a laranja, a mexerica possui um sabor que apenas ela poderia ter. Seu aroma e gosto característicos combinam perfeitamente com a nossa receita.

Receita de Fondue de Chocolate

Não poderíamos deixar de presentear você com uma receita perfeita para preparar a fondue de chocolate. Portanto, veja a seguir essa saborosa sobremesa suíça que é tanto apreciada nos climas de inverno:

Fondue de Chocolate

receita passo a passo

INGREDIENTES

  • Frutas a gosto;
  • 1 lata (200g) de creme de leite;
  • 1 barra (180g) de chocolate meio amargo ou amargo;
  • 1 colher de sopa de bebida alcoólica – pode colocar mais, vai ao seu gosto;

MODO DE PREPARO

Primeiramente, faça o devido preparo das frutas. As que soltam caldos devem ser servidas inteiras; o restante deve ser picado em cubos, de forma que, quando sejam espetadas, não caiam.

Como falamos acima, se você optar por frutas que oxidam (ficam pretas) rapidamente, como a banana e a maçã, mergulhe elas em um suco de limão para preservar sua cor e composição.

Para preparar o chocolate, rale a barra com a ajuda de uma faca ou ralador, para facilitar na hora de derretê-lo. Em seguida, coloque o creme de leite em uma tigela, misture e aqueça no micro-ondas por cerca de 1 minuto. Após isso, adicione o chocolate ralado e misture até que ele derreta, formando um creme homogênea. Adicione as bebidas alcoólicas.

Se você tiver um aparelho próprio para o preparo de fondue, adicione o creme diretamente a ele, deixando-o aquecido. Porém, se esse não for o caso, basta esquentar a receita novamente no micro-ondas, mas sem deixar ferver.

Aproveite a receita e se divirta!

O que você achou dessa nossa deliciosa receita de fondue com frutas? Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, e mandar para todos os seus amigos que sempre sonharam e saborear essa deliciosa sobremesa! Comente também todas as dúvidas e sugestões.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *