O tratamento mais utilizado na medicina para tratar a candidíase é o uso de medicamentos orais como o Fluconazol, além de cremes tópicos como o Clotrimazole ou o Miconazole (para candidíase vaginal). Entretanto, eles têm efeitos colaterais bastante visíveis, como o enfraquecimento do sistema imunitário. Além disso, a Candida Albicans pode desenvolver resistência ao medicamento tornando o tratamento ineficaz. Para a recuperação completa, você precisa de um tratamento que vá a raiz do problema. Portanto, é importante a mudança de hábitos alimentares. Sabendo que a candidíase oral ou vaginal é uma manifestação de um problema intestinal (candidíase intestinal), mudando a alimentação, é possível conter a doença.
Lembre-se sempre de procurar um médico especialista para um diagnóstico e tratamento profissional. As dicas aqui apresentadas podem ajudar (e muito) a tratar do problema. Mas não substituem a orientação de um profissional.
Você vai precisar incluir os alimentos listados abaixo na sua dieta por um período de pelo menos 3 meses para que o tratamento seja eficaz. Portanto, exija de si mesmo compromisso e perseverança. Os resultados pode ser visíveis logo nas primeiras semanas em que você adotar estes novos hábitos alimentares.
Inclua estes alimentos na sua dieta de forma lenta e progressiva.
Alho
O alho é um antibiótico natural que age como um poderoso fungicida e antirival. Ele fortalece o seu sistema imunologico, reduzindo o colesterol e regulando os níveis de açúcar do sangue. Neste alimento muito utilizado como tempero existe uma substância chamada ajoene, que se mostrou bastante eficaz para combater a candidíase. E, ao contrário de muitos remédios da indústria famacêutica, ele mata apenas as bactérias patogênicas da sua flora intestinal.
Ácido Caprílico
Eis uma substância encontrada no óleo de coco (juntamente com o ácido carico e o famoso ácido láurico). Eis um potente antifúngico que destrói as células da candidíase e restabelece a acidez saudável estomacal. Você pode comprar óleo de coco em cápsulas de gel para ingerir depois das principais refeições e colher os benefícios desta poderosa substância.
Óleo de Orégano
O orégano, além de ser um tempero delicioso, é um dos mais fortes antifúngicos que existem na natureza. Além de combater fungos, ele tem propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias. Um estudo recente mostrou que esta delícia também é um dos alimentos capazes de prevenir o câncer. Você pode utilizá-lo em forma de óleo para combater a candidíase – ele contém carvacrol e timol, dois antibacterianos naturais muito potentes. Pesquisas sugerem que essas duas substâncias químicas desidratam e matam as células da candidíase.
Indica-se que se tome três gotas de óleo de orégano diluídas na água duas vezes por dia. Aumente gradualmente a dose para seis gotas duas vezes ao dia.
Aloe Vera
O suco feito com a aloe vera é ótimo para o seu intestino. Nele é possível encontrar diversas enzimas que quebram gorduras, açúcares e amidos, promovendo o crescimento de bactérias probióticas na flora intestinal. Além de tudo, ela apresenta um efeito laxativo (mas fique tranquilo: é bem suave) que ajuda a eliminar toxicinas do cólon. Ela também age como detox para todo o seu corpo, principalmente para o fígado. Ela também repara a parede do seu intestino impedindo que a cândida penetre-a.
Você pode encontrar este suco em lojas de produtos naturais. Caso ache o sabor desagradável, você pode colocar um pouco de limão para equilibrar o gosto. Tome no máximo um quarto de xícara por dia.
Raiz de Gengibre
As propriedades medicinais desta raiz é usada por culturas milenares. Você pode usá-la como alimento ou tempero para os seus pratos. Desde que foi descoberta, a raiz de gengibre se espalhou por todo o mundo tornando-se acessível para todos. Já há o aval científico para afirmar que eis um produto natural riquíssimo em propriedades antifúngicas, como o gingerol.
Você pode aproveitar os benefícios da raiz de gengibre adicionando-a nos seus chás, como pode utilizá-lo como tempero.
Raiz Amarela (Goldenseal)
A raiz amarela, também conhecida como goldenseal, é outro aliado natural no combate da candidíase. Originalmente, ela foi conhecida para o tratamento de doenças de pele, além de melhorar a flora intestinal e até ser usada como remédio para muitos dos sintomas do câncer. Hoje, se reconheceu o poder de curar feridas e aliviar infecções, além de muitas propriedades antifúngicas, que auxiliam no combate de fungos como a candida. O principal composto responsável pela propriedade antifúngica é a berberina, um alcaloide muito interessante (que ajuda a regular os níveis de açúcar do sangue, ativando os glóbulos brancos e fortalecendo o seu sistema imunológico; assim, seu organismo aumenta a potência com que combate infecções).
Há duas formas de consumir tal especiaria. Uma é tomar o pó em cápsulas vendidas em lojas de produtos naturais. Outra é tomar o extrato do líquido vendido nas mesmas lojas.
Pau d`Arco
Eis uma erva da nossa amada floresta amazônica. Além de colaborar no combate de problemas de constipação intestinal, é também um poderoso antifúngico natural. São vários os compostos que podem auxiliar no tratamento da candidíase. Alguns deles: lapachol (capaz de inibir o crescimento da candida), xiloidona e nafalquinonas.
A melhor forma de você se valer desta preciosidade da natureza é colocá-lo no seu chá.
Canela
A ciência moderna já comprovou que a canela é uma ótima pedida para combater diversos tipos de fungos, como o Candida Albicans. Ela também pode regular o açúcar do sangue e é muito usada em tratamentos naturais da diabete tipo 2. O extrato da canela também é capaz de combater as inflamações da artrite.
A melhor forma de usar a canela na sua dieta com fins medicinais é adicioná-las na comida, como tempero.
Cravo
Eis uma árvore originalmente da indonésia que se espalhou pelo mundo graças as suas propriedades medicinais. O cravo tem diversos usos médicos. E também um poderoso agente antifúngico, muito utilizado para trata pé de atleta e outros tipos de infecções provenientes de fungos. O principal ingrediente ativo presente no cravo é o eugenol, uma poderosa substância anti-séptica que destrói as leveduras.
Você pode consumir o cravo em formato de óleo. Ingira 15 a 30 gostas de 1 a 3 vezes por dia dissolvidas em um copo com água potável morna. Uma boa é combinar este óleo com o óleo de canela.
Para reequilibrar e reparar seu intestino, coma iogurtes ricos em probióticos, ou opções interessantes como o kefir. Os probióticos são bactérias boas que podem restaurar a sua flora intestinal.
Gostou? Qual dos alimentos você vai incluir na sua dieta? Comente abaixo!
Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.
Podemos tomar todos esses Antifúngicos por dia? Ou seja ao mesmo tempo, mesmo que em horário diferente. Ou temos que escolher alguns deles?
Olá Jucélia. Você pode incluir todos eles a sua dieta, sem problemas.
Abraço!
Pode engolir o alho inteiro???