Cerefólio: Benefícios do Tempero para Saúde e Como Usar na Cozinha!

A natureza tem um potencial imensurável para nos surpreender! Quando nós achamos que entendemos as funções e propriedades de um determinado alimento, são descobertos novos usos e benefícios dos quais nós não fazíamos ideia. Geralmente, as maiores surpresas estão relacionadas aos alimentos de origem vegetal que, além de seus usos tradicionais na culinária e na gastronomia, contêm muitas propriedades medicinais e preventivas.

erva verde

O cerefólio é mais um exemplo dessa realidade! Embora já conhecido e utilizado há séculos como tempero e especiaria, o cerefólio apresenta diversos benefícios à saúde do corpo humano. E como a cada novo estudo surgem novas descobertas e possibilidades, não seria exagero afirmar que ainda pode haver muitas outras propriedades no cerefólio ainda desconhecidas por nós!

Conheça agora as principais características, propriedades e benefícios do cerefólio:

Origem e História

O cerefólio (Anthriscus cerefolium) é uma planta da mesma família da salsa. Inclusive é esse grau de parentesco que rendeu ao cerefólio o apelido de rei das salsas. Estima-se que ele tenha origem na região conhecida como Cáucaso, que abrange a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. A expansão do Império Romano e a adaptação climática do cerefólio permitiram que ele se espalhasse por diversas partes do mundo, mas o cerefólio costuma ser cultivado com mais eficácia em regiões mais frias.

Atualmente, o cerefólio é utilizado como especiaria e condimento, entrando na categoria das ervas finas. Seu sabor levemente adocicado e ligeiramente mais suave que o da salsa conquistou o paladar dos franceses, proporcionando ao cerefólio presença constante na gastronomia francesa, que serve de referência em termos culinários para todas as partes do mundo.

O que há de especial no cerefólio?

o que é especial

Além de muito saboroso, o cerefólio contém muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. As folhas do cerefólio são ricas em antioxidantes e vitaminas A, C e E. Os minerais também são encontrados em abundância no cerefólio, principalmente o potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.

Esse conjunto de características na composição de um único vegetal torna o cerefólio um alimento extremamente nutritivo, repleto de propriedades que não apenas contemplam o ramo da gastronomia, mas que também podem ser exploradas na medicina.

As propriedades medicinais já descobertas e conhecidas do cerefólio o classificam como uma planta que age como anti-inflamatório, analgésico, diurético, entre várias outras possibilidades.

Veja alguns benefícios específicos do consumo de cerefólio e algumas dicas de como maximizar o potencial desse vegetal:

Os benefícios para a nossa saúde

  • Benefícios para os rins: o cerefólio tem propriedades diuréticas e depurativas, ou seja, ele atua na saúde dos rins, aumentando a atividade do fluxo urinário e ajudando a purificar o organismo das substâncias e toxinas que precisam ser eliminadas. O consumo do cerefólio, portanto, previne infecções urinárias e a formação de cálculos renais e biliares.
  • Benefícios para o sistema cardiovascular: o consumo regular de cerefólio ajuda a corrigir alterações na circulação sanguínea, contribuindo para uma melhor distribuição de oxigênio aos órgãos através do sangue, controle da pressão arterial e prevenção de doenças cardíacas. Além disso, com a circulação mais equilibrada, o risco de problemas como varizes, hemorroidas e formação de coágulos também é drasticamente reduzido.
  • Ação anti-inflamatória: uma das propriedades mais características do cerefólio é o seu poder de combater inflamações. Principalmente devido à vitamina C presente em sua composição, o cerefólio é capaz de prevenir doenças como a osteoartrite e a artrite reumatoide. Além disso, a presença de manganês e de uma substância chamada gama-tocoferol também combate problemas respiratórios como asma e bronquite.
  • Fertilidade e gestação: as vitaminas C e E presentes no cerefólio também contribuem bastante para a saúde reprodutiva dos homens, já que proporcionam um ambiente mais propício para a produção e manutenção de espermatozoides mais saudáveis. Para as mulheres grávidas, além do controle da pressão arterial que é importantíssimo durante a gestação, o cerefólio evita a formação de estrias na pele e, quando mastigado, também ajuda a reduzir os enjoos matinais.
  • Benefícios para a saúde da pele: o cerefólio é um excelente companheiro para manter a saúde e o bom aspecto da sua pele. Devido à sua propriedade hidratante, a pasta à base de cerefólio ajuda a trazer de volta a umidade natural da pele para quem a tem muito seca. Além disso, essa pasta realiza uma limpeza profunda nos poros, ajudando a evitar o surgimento de espinhas, e também alivia a sensação de desconforto ocasionada por queimaduras devidas à exposição ao sol.
  • Benefícios para os cabelos: existem alguns óleos que utilizam o cerefólio como base e melhoram a saúde e a aparências dos cabelos. O óleo de cerefólio estimula os folículos capilares, prevenindo e diminuindo a queda e a quebra dos cabelos. Além disso, o cerefólio também age como um condicionador natural, controlando o volume e o frizz dos cabelos e trazendo um aspecto mais bonito e saudável.

Onde encontrar o cerefólio?

onde encontrar

Apesar de tantos benefícios e propriedades, e de ser tão versátil também na gastronomia, o cerefólio ainda não é tão popular no Brasil e nem sempre pode ser encontrado com facilidade nas feiras e supermercados. Mas fique atento: ainda que você não consiga localizar o cerefólio nas seções de hortifrúti, procure a sua versão desidratada ou em pó nas seções de condimentos, temperos e especiarias. Nem todos os usos são possíveis com o cerefólio em pó, mas algumas propriedades até são mais acentuadas dessa forma.

Outra opção, principalmente para quem gosta de mãos à obra, é cultivar o cerefólio em hortas ou canteiros caseiros. O aspecto do cerefólio é semelhante às folhas das samambaias e geralmente ele chega a no máximo 25 cm de comprimento. O cerefólio precisa ser cultivado em locais onde não haja tanta incidência de sol, porque o calor acelera demasiadamente o amadurecimento das folhas, tornando-as impróprias para o consumo e retirando a maioria das propriedades.

E há também um alerta importante: algumas pessoas de pele mais sensível podem apresentar irritações e alergias após o contato com a seiva do cerefólio. Se você perceber qualquer alteração, procure um médico!

Aprenda mais sobre ervas aromáticas no vídeo abaixo:

E aí? Já conhecia o cerefólio? Sabia de todas as propriedades e benefícios do rei das salsas? Conte a sua experiência nos comentários e aproveite para tirar as suas dúvidas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *