Você já ouviu falar sobre parietária? Esse nome, nos lembra de paredes não é mesmo?

E com razão, essa planta gosta de espreitar pelos buracos das paredes. Como não cresce muito, é comum encontra-la também em pequenas moitas.

Em paredes menos cuidadas, seja na cidade ou em outros lugares, lá está ela no sopé dos muros, sempre ao nosso alcance para nos socorrer dos mais variados problemas de saúde que possamos ter.

Parietária: Propriedades e Indicações Medicinais e Nutricionais da Planta

Essa planta pertence à família das Urticaceae, e possui o nome científico Parietaria officinallis. É também conhecida por nomes populares como:

  • Fura-parede;
  • Quebra-pedra;
  • Arrebenta-pedra;
  • Alfava-de-cobra;
  • Erva-de-nossa senhora;
  • Tiritana.

A parietária é uma planta rica em propriedades que nos garantem grandes melhoras em determinadas doenças. Sempre lembrando que mesmo sendo natural, devemos saber como prepará-la e os cuidados ao consumi-la.

Descrição e seu habitat

Descrição e seu habitat

Como vimos, essa planta cresce um pouco por todos os lados, principalmente em terrenos baldios, beiras de rio, perto de colônias de gaivotas, etc.

Ela é muito comum em Portugal, crescendo um pouco por todo o território e ilhas. A parietária é uma planta nativa da Europa, mas podendo ser encontrada também na África, Austrália e nas Américas, onde por ser muito invasiva é considerada uma infestante a abater.

Por ser uma planta herbácea, é muito vivaz, de caule ereto e avermelhado. Suas folhas são pecioladas alternando de um verde escuro e muito brilhante na sua parte superior e bem mais claras e contendo pelos aderentes na sua parte inferior.

Possui pequenas flores, de cor branca esverdeada que costumam crescer nas axilas das folhas. Ela pode alcançar cerca de 70 cm de altura.

Suas propriedades

https://www.youtube.com/watch?v=7lL3YUaE5CE

Essa planta possui muitas propriedades, fazendo com que sejam utilizadas para o tratamento de diversos problemas de saúde.

Entre suas muitas ações no nosso organismo podemos encontrar algumas como:

  • Antirreumática;
  • Adstringente;
  • Antiartrítica;
  • Anti-inflamatória;
  • Depurativa;
  • Diurética;
  • Emoliente;
  • Expectorante;
  • Estimulante intelectual;
  • Laxativa;
  • Vulnerária;
  • Refrescante.

Como vimos, propriedades é o que não faltam nessa plantinha de nomes tão estranhos, sendo uma boa razão para cultiva-las em casa.

Suas indicações nutricionais e medicinais

Suas indicações nutricionais e medicinais

Essa planta, diante de todas essas propriedades pode ser um excelente remédio contra doenças como:

Além de ser um ótimo remédio para todas essas doenças, a parietária é eficaz no tratamento de furúnculos, úlceras, fissuras labiais e anais e inflamações no geral.

Como utilizar a parietária

Como utilizar a parietária

O modo do preparo e a utilização da parietária vai depender de qual problema de saúde vai querer tratar. Vamos conhecer alguns tipos de utilização dessa planta como:

  • Afecções pulmonares e outras doenças internas: deve-se fazer uma infusão com 30 g do produto natural, para cada 1 litro de água. Para preparar é muito simples, basta despejar a água fervente nas folhas e abafar durante cinco minutos. O recomendado é consumir três xícaras por dia. Essa receita é recomendada para os problemas internos do organismo.
  • Fissuras labiais, anais e outras doenças externas: para essas doenças externas, o ideal é preparar um chá mais forte. Desse modo, utilize quatro colheres de sopa do produto e ferva com 1 litro de água por cerca de quinze minutos. Depois, espere esfriar e faça banhos de assento ou compressas na região afetada.
  • Para o fígado: leve um litro de um bom vinho à ebulição com um pedaço pequeno de casca de laranja, a seguir coloque 30 g de parietária seca. Deixe esfriar, depois é só coar e tomar uma taça ao final das refeições.

Você pode utilizar de inúmeras maneiras essa planta, tanto na forma natural como na forma seca que é encontrada nas lojas de produtos naturais. Todas são ótimas para o preparo de chás e unguentos.

Alguns cuidados essenciais

Alguns cuidados essenciais

Mesmo sendo um produto totalmente natural, existe alguns cuidados que devem ser levados em consideração.

Por exemplo: mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso do produto. Isso porque o consumo da parietária pode trazer danos para a saúde do bebê.

A parietária também deve ser evitada por crianças menores de cinco anos, e por pessoas que possuem algum tipo de alergia à essa espécie de planta.

Apesar de ser uma planta com tantas propriedades e trazendo tantos benefícios para a saúde, ainda assim é necessário alguns cuidados no consumo de seu chá.

Desse modo, é recomendado que não usufruem deste chá por mais de 21 dias, ou seja o tratamento não deve ultrapassar de três semanas seguidas.

Seu uso em excesso pode provocar polinose, que nada mais é que uma alergia desencadeada através do pólen das plantas. Além disso, é preferível o seu consumo em pequenos períodos, pois o excesso pode também ocasionar uma desmineralização do organismo.

Dicas fundamentais

Dicas fundamentais

Essa planta cozida com banha de porco, quando aplicada ainda quente sobre a garganta, cura a angina.

Ela rende um excelente unguento contra as queimaduras e contusões. Para isso, basta cozinhar um punhado das folhas, com um pouco de água por cerca de dois minutos. A seguir filtrar o liquido, e colocar 15 g em um recipiente de vidro. Junte a esse liquido, 10 g de farelo de trigo, 10 g de farinha de fava, 1 cálice de vinho branco de boa qualidade e um cálice de azeite finíssimo. Misture tudo muito bem, e depois é só aplicar esse unguento nas regiões afetadas duas vezes ao dia.

No caso de feridas, é só aplicar no local alguns raminhos dessa planta, bem lavados e levemente esmagados.

Eu em minha adolescência, tive muitos problemas de infecção urinária, muitas vezes resultando em internações, e tomando muito soro.

Quando falaram sobre essa planta, minha mãe começou a fazer os chás recomendados, e por incrível que pareça foi o mais eficaz remédio que eu podia ter tomado. Em poucas horas, já começava sentir seus efeitos curativos. Desde então sempre que o problema começava, lá estava eu com uma garrafa de chá a ser ingerido ao longo do dia.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Parietária: Propriedades e Indicações Medicinais e Nutricionais. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,