Efetivou a vontade de longa data que você tinha de plantar em casa? Se o plantio está mais difícil do que pensava te ensinaremos uma “fórmula mágica”, com alguns itens de fácil acesso faça o melhor adubo possível e “ressuscite” a sua plantinha com muita nutrição, saúde e custo-benefício.

Qual a utilidade do adubo?

tutorial passo a passo

As plantas necessitam de algumas coisas para viverem saudáveis: Água em medidas razoáveis, sol em medidas razoáveis para cada tipo de planta, solo fértil para cada plantio, seja de flor ou de plantas frutíferas, e um dos componentes mais essenciais: os nutrientes.

Primeiramente, traçando-se um paralelo, os nutrientes tem papel semelhante nas plantas ao que a alimentação tem para o organismo humano. Com uma alimentação frágil, pouco consistente e nada saudável, o ser humano decresce sua expectativa de vida. O mesmo também acontece com as plantas que não são adubadas, ou são adubadas com poucos nutrientes.

Quando não alimentadas, as flores se esmorecem, perdem a cor, e as plantinhas frutíferas ou provedoras de vegetal não se desenvolvem, o que é muito triste para você que tenta cuidar delas com tanto carinho, vamos mudar isso? Vem comigo, vou te ensinar uma receita fácil e milagrosa que vai salvar suas ervinhas!

Modo de preparo

adubo natural

O adubo caseiro é composto basicamente por restos de alimentos do seu cotidiano cheios de nutrientes que eram desperdiçados até o dia de hoje, que você vai começar a colocar em prática as nossas dicas de preparação de adubo em sua casa.

Observe os nutritivos que são frequentemente descartados em sua casa e recolha-os, pois serão muito úteis para essa receita milagrosa.

Exemplo de nutritivos que podem ser utilizados no processo de adubação: Casca de ovo, casca de manga, caroço de uva, semente de maçã, flores secas, entre outros. Nesse momento você deve estar pensando “Mas como as plantinhas comem tudo isso se elas nem tem dente?”.

É simples, outros seres vivos se alimentam dos nutrientes citados acima e os decompõe no solo, sendo digeridos pela planta.

Voltando ao tutorial, pegue todos esses ingredientes retratados anteriormente e bata com pouquíssima água, após cinco minutos batendo no liquidificador, os nutrientes se tornarão uma pasta grossa.

Após o processo de liquidificação adicione borrão de café, isso mesmo, aquele “pózinho” molhado que sobra no seu coador também tem muita utilidade pela grande quantidade de nutrientes úteis para as plantas.

Nutrientes do Café para o Solo

como fazer adubo orgânico de café

O café se torna essencial para a adubação da sua plantinha pela presença abundante dos seguintes nutrientes:

  • Nitrogênio: Importantíssimo para a composição de aminoácidos e proteínas na planta.
  • Fósforo: Fundamental para o desenvolvimento saudável de todo tipo de erva.
  • Cálcio: Principal responsável pela estabilidade fisiológica das plantas.

Após o acréscimo do café, o adubo se tornará um líquido viscoso marrom pronto para o processo de adubagem. Derrube-o em suas plantinhas com cautela, e em poucos dias/semanas, venha me agradecer.

Tem algum conhecimento ou experiência para acrescentar ao texto? Escreva na caixa de comentários, com certeza tenho algo a aprender com você!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Guia: Como Fazer Adubo Caseiro Passo a Passo (Tutorial). O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,