4 MELHORES Adoçantes Naturais para Substituir o Açúcar! Veja!

Não é novidade que o açúcar refinado é responsável pelo aumento da incidência de diversas doenças e a diminuição da qualidade de vida. Assim sendo, vale a pena se esforçar em substituir o açúcar por adoçantes alternativos, naturais, orgânicos e mais saudáveis. Para nossa alegria, há muitas opções de adoçantes naturais para você substituir o açúcar. Boa parte deles tem baixo índice calórico, baixo teor de frutose e um gosto delicioso. Pronto para conhecê-los? Neste guia, você vai ver os quatro adoçantes naturais mais saudáveis.

Estévia

para o café

Eis um adoçante de baixo índice calórico que esta cada vez mais popular. Seu nome se dá por conta da planta que o origina, a Stevia Rebaudiana. Tal planta tem o seu cultivo milenar, sendo utilizada por diversas culturas como um remédio natural e também para adoçar alimentos. Alguns dizem que este adoçante é praticamente igual ao açúcar em termos de sabor. Sua popularidade vem crescendo tanto que até a coca-cola lançou uma versão do seu popular refrigerante adoçado com estévia.

A ciência vem mostrando alguns dos benefícios de substituir açúcar por estévia. A saber:

  • Uma queda da possibilidade de ter pressão alta;
  • Uma queda nos níveis de açúcar no sangue, em diabéticos;
  • Redução do colesterol ruim;
  • Uma melhor da sensibilidade à insulina.

Dica: cada marca apresenta um sabor diferenciado. Se você não gostar de primeira, experimente outras marcas.

Eritritol

substituto

Eis outro adoçante natural com pouco índice calórico, embora menos popular que o estévia. Nada mais é do que um álcool encontrado em algumas frutas. A sua versão em pó, vendida em supermercados e lojas de produtos naturais, passa por um processamento industrial, embora seja, via de regra, muito saudável.

Ele não eleva a açúcar no sangue, diferente do açúcar refinado. Ele também não apresenta elevação de triglicerídeos. Até então, a ciência tem dito que tal alternativa é bastante segura e recomendada. A única ressalva é que, por se tratar de um álcool de açúcar, ele não deve ser consumido em grandes quantidades com o perigo de ocasionar problemas digestivos.

Ainda que o eritritol não apresente benefícios cientificamente comprovados para a saúde, ele não apresenta os malefícios do açúcar comum. Só por isso, ele já é um ótimo substituto.

Xilitol

açúcar natural

Eis outro adoçante alternativo que vem sendo popularizado por nutricionistas na grande mídia. O xilitol nada mais é do que um álcool de açúcar, com sabor muito semelhante ao açúcar comum.

Diferente do eritritol, o xilitol apresenta alguns benefícios cientificamente comprovados para a saúde. Há estudos mostrando que ele apresenta benefícios para a saúde odontológica, diminuindo o risco de incidência de cáries, por exemplo. Há estudos feitos em camundongos que mostram que ele pode prevenir a osteoporose. Estudos com humanos são necessários para conclusões mais certeiras.

Ainda que este adoçante não aumente os níveis de açúcar do sangue, ele não deve ser consumido em excesso pelo mesmo motivo dito no item anterior – a probabilidade do desenvolvimento de problemas digestivo.

Cuidado: se você tem pets, mantenha o xilitol longe deles.

Xarope de Yacon

adoçante alternativo

Eis um adoçante natural feito a partir de uma planta chamada yacon, natural da região dos Andes. Este adoçante é utilizado, atualmente, por pessoas que desejam emagrecer, uma vez que há estudos mostrando que ele é eficiente para este fim.

Ele é rico em frutooligossacardídeos, que são fibras naturais solúveis que equilibram a flora intestinal. Sendo uma excelente pedida para pessoas com problemas gastro-intestinais. Ele é recomendado por nutricionistas para o tratamento de prisão de ventre, dado a sua alta quantidade de fibras solúveis.

Cuidado: o excesso de consumo do xarope de yacon pode causar males digestivos.

Existem diversos outras opções que você pode utilizar para a substituir o seu consumo de açúcar. Muitos não estão neste artigo, mas são igualmente saudáveis, como por exemplo:

  • Mel
  • Açúcar de coco
  • Melaço

Tais opções são muito semelhantes ao açúcar refinado no quesito sabor.

Para montar uma alimentação adequada, saudável e equilibrada, veja nossos artigos sobre saúde e alimentação aqui no blog.

Quais dos adoçantes acima você gosta mais? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest