ALERTA! Por que Refrigerante faz MAL? 13 Malefícios para Saúde

Não é novidade para ninguém que o consumo excessivo de açúcar pode ocasionar diversos problemas para a saúde, incluindo graves doenças. Todavia, o que poucos sabem é que algumas fontes de açúcar costumam ser piores que outras. E as bebidas açucaradas estão neste maligno grupo. Isso se dá principalmente com refrigerantes, sucos, cafés, bebidas energéticas e bebidas alcoólicas. Listamos, aqui, treze razões para você cortar os refrigerantes da sua vida hoje mesmo. Esperamos que a lista sirva de motivação para você vencer este vício! Seu corpo agradece!

Refrigerantes Causam Obesidade

malefícios

Açúcar por si só já tem um grande potencial de nos engordar. Quando em forma líquida, então, nem se fala. Isso se dá porque o açúcar líquido não reduz a grelina, que é o hormônio responsável pela sensação da saciedade, o que o faz consumir mais e mais açúcar. Isso acontece principalmente quando o adoçante em questão é a frutose, um tipo de açúcar que não ativa a saciedade como o a faz a glicose (presente em alimentos com amido).

Um estudo mostrou que pessoas que adicionaram refrigerantes em suas dietas consumiram até 17% mais calorias do que anteriormente. Isso, a médio ou longo prazo, pode ocasionar a obesidade. Outro estudo, desta vez realizado com crianças, mostrou que o consumo destas bebidas aumentaria em até 60% o risco de desenvolverem obesidade.

Se você busca se manter no peso e evitar doenças, deve deixar agora mesmo de consumir refrigerantes.

Açúcar se Transforma em Gordura no Fígado

refrigerante

O açúcar é feito de duas principais moléculas: glicose e frutose. A glicose costuma ser metabolizada em todo o organismo, ao tempo que a frutose é metabolizada exclusivamente no fígado. Ao ingerir refrigerantes, você tem um alto consumo de glicose, o que pode sobrecarregar o seu fígado e acabar por transformar esta frutose em gordura. As piores consequências disso é a possibilidade de se desenvolver uma doença hepática. Ou seja, não só bebidas alcoólicas comprometem o funcionamento do seu fígado como bebidas açucaradas, como sucos e refrigerantes.

O Açúcar Engorda

A gordura visceral, aqueles quilinhos a mais na região da barriga, que costuma incomodar esteticamente as pessoas, pode aumentar com o consumo excessivo de refrigerantes. Isso se dá porque a glicose e a frutose aumenta a gordura subcutânea. Ou seja, além de engordar, do risco de obesidade e diabetes, e do aumento de gordura no fígado, os refrigerantes também aumentam a gordura concentrada nas barrigas.

Refrigerante Causa Resistência a Insulina

o que causa

Você conhece a insulina? Ela nada mais é do que um hormônio presente no corpo humano responsável por levar a glicose do sangue para as células. Quando consumimos refrigerantes e outras bebidas açucaradas em excesso, nossas células criam resistência a insulina. Assim sendo, o pâncreas, órgão do corpo responsável pela síntese de insulina, passa a sintetizar mais insulina para o sangue, o que causa uma elevação nos níveis de insulina da corrente sanguínea. Tal processo é chamado de resistência a insulina – o primeiro passo para algumas doenças do coração e diabetes tipo 2. Há muitas causas para a resistência a insulina. O consumo destas bebidas é o principal.

Bebidas com Açúcar Causam Diabetes

nutrição preventiva

300 milhões de indivíduos de todo o mundo sofrem com uma patologia nomeada diabetes tipo 2. Tal doença surge quando há uma resistência a insulina ou deficiência de insula na corrente sanguínea. Como dito acima, os refrigerantes e outras bebidas doces criam resistência a insulina, sendo, então, causadoras de diabetes tipo 2. Assim sendo, diversos estudos já têm apontado uma forte correlação entre o consumo de refrigerantes e o surgimento de diabetes tipo 2. Uma só lata de coca-cola, por dia, pode aumentar o risco de desenvolver a doença. Eis mais um motivo para trocar a bebida por chás, água e sucos naturais.

Refrigerantes são Pobres em Nutrientes

pobres em nutrientes

Refrigerantes são apenas líquidos calóricos com baixíssimo valor nutricional. Não há, neles, vitaminas, minerais, antioxidantes ou fibras. Dado isso, eles nada acrescentam de útil para o seu organismo e qualidade de vida. São calorias “vazias“. A deficiência nutritiva é a causadora de diversas doenças e patologias mentais.

Refrigerantes VICIAM!

Sim, isso não é novidade para a maior parte das pessoas. Ao ingerir tal bebida, você tem um pico de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Este processo cerebral acaba relacionando o consumo de bebidas açucaradas com um momento bom. E como o ser humano busca por bons momentos, ele passa a consumir bebidas açucaradas para aliviar o tédio existencial. É o mesmo processo pelo qual as pessoas viciam em drogas como o cigarro e bebidas alcoólicas, que também geram picos de dopamina.

É importante dizer, também, que algumas pessoas tem maior probabilidade de se viciarem, o que é conhecido na literatura científica como dependência alimentar, quando o sujeito vicia em um determinado alimento por conta dos benefícios que aquele causa em seu organismo (no geral, isso ocorre com o açúcar).

Alguns estudos feitos com camundongos mostrou que o açúcar pode viciar fisicamente (e não só psicologicamente, como citamos acima). Estudos em humanos são necessários para conclusões mais precisas.

Refrigerantes Causam Doenças Cardíacas

sistema cardíaco

Ao cortar o consumo destas bebidas, o seu coração agradece. Isso porque há diversos estudos mostrando que o consumo de açúcar aumenta a probabilidade de desenvolver doenças do coração, principalmente em idosos. Um estudo curioso, por exemplo, mostrou que homens que consumiram bebidas açucaradas diariamente desenvolveram um risco 20% maior de ter um ataque cardíaco que homens que não consumiram. Tal experimento foi realizado por duas décadas com uma amostragem de quarenta mil pessoas, o que prova que foi utilizada uma metodologia bem rígida.

Refrigerantes Causam Cáries

É de conhecimento geral que o açúcar é um dos responsáveis pelo surgimento de cáries dentárias (dado que oferecem alimentos para bactérias causadoras das cáries). Porém, os refrigerantes também contém ácidos – como o ácido fosfórico e o ácido carbônico – que tornam os dentes mais suscetíveis a danos, dado que mudam o pH da boca. Esta dupla do mal (ácidos e açúcar) são responsáveis por aumentar o desenvolvimento de cáries em pessoas que exageram nessas bebidas.

Bebidas Açucaradas Causam Demência

memória e concentração

Demência nada mais é do que um termo que agrupa diversas doenças neurais que costumam ocorrer na terceira idade. O tipo de demência mais comum é a doença de Alzheimer. Estudos associam o consumo de açúcar com uma maior incidência do aparecimento de tais doenças. Isso se dá pela resistência a insulina causada pelos picos de insulina que tais bebidas causam na corrente sanguínea. Há estudos mostrando, também, que o consumo dessas bebidas ocasiona perda da capacidade de memorização e da tomada de decisões.

Dúvidas? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *