7 Benefícios CIENTÍFICOS do Selênio para sua Saúde! (Funções)

Ainda que seja um nutriente pouco citado na mídia, o selênio é fundamental para a saúde e a qualidade de vida. Por ser um mineral essencial, você não produz selênio no seu corpo, sendo necessário a ingestão do mesmo através da alimentação. Mesmo que seja necessário pequenas porções de selênio, ele promove funções de grande importância no organismo, como a regulação de glândula da tireoide e o metabolismo celular. Confira, neste guia, os sete maiores benefícios deste nutriente para a sua saúde.

Age como Antioxidante

para seus órgãos

Os antioxidantes nada mais são que compostos que beneficiam o seu organismo tornando-o menos propenso aos danos causados por radicais livres. Tal processo protege o seu corpo de diversas doenças – como Alzheimer, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Hábitos prejudiciais, como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, podem tornar o seu organismo mais propenso ao dano dos radicais livres.

O selênio age como um antioxidante protegendo o seu corpo da ação dos radicais livres.

Previne o Câncer

combate

Por estimular o sistema imunológico e eliminar as células causadores de câncer, o selênio é um nutriente com potencial de prevenir diversos tipos de câncer, como o câncer de mama, o câncer de pulmão, o câncer de cólon e o câncer de próstata. Os estudos que mostraram que o selênio age prevenindo câncer foram feitos com pessoas que ingeriram alimentos ricos em selênio e não com suplementos do nutriente.

Protege o Coração

sistema cardíaco

Níveis baixo deste nutriente têm sidos relacionados com diversas doenças do coração, como a doença arterial coronariana. Outro fato é que o selênio reduz as inflamações do corpo, que é uma das principais causas de doenças cardíacas. Fora isso, como dito no primeiro item, tal mineral age como um poderoso antioxidante, que também ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

Assim sendo, adicionar a alimentos ricos neste nutriente na sua dieta pode proteger um dos órgãos mais importantes do seu corpo.

Protege contra Doenças Mentais

poderoso para se concentrar

Um dos males do século é a doença de Alzheimer, que causa perda de memória e afeta o comportamento do indivíduo afetado. Eis também uma das principais causas de óbito na terceira idade. Um fato curioso é que o número de pessoas portadoras deste mal vem crescendo ano após ano. Alguns estudos tem relacionados o estresse oxidativo com as doenças da mente, como o Parkinson, o Alzheimer e a esclerose múltipla. Outros mostraram que pacientes com a doença de Alzheimer costumam ter níveis mais baixos de selênio no organismo.

Por fim, algumas pesquisas têm indicado que o consumo de selênio pode melhorar a memória de pessoas que já sofrem com a doença.

Uma boa pedida para consumir tal nutriente é comer uma castanha do pará por dia.

Saúde da Glândula da Tireoide

funções do selênio

Eis uma das glândulas mais importantes do corpo humano. O seu funcionamento correto depende do selênio e, por ser um nutriente essencial, você deve consumi-lo através da alimentação. Algumas doenças como o hipotireoidismo, que é a baixa atividade da glândula, têm sido relacionadas a baixa taxa de selênio no organismo. Alguns estudos também tem mostrado que a suplementação deste mineral pode auxiliar pessoas diagnosticadas com a doença de Hashimoto.

Melhora o Sistema Imunológico

protege o organismo

O seu corpo está, o tempo todo, exposto a vírus, bactérias e parasitas. O que o protege desses organismo prejudiciais é o seu sistema imunológico, que é a defesa do seu organismo contra corpos estranhos. O selênio é um dos minerais que pode potencializar o seu sistema imunológico. Ele reduz a oxidação das células, diminui a inflamação e aumenta a sua imunidade, defendendo o seu corpo de diversas patologias. Há estudos, inclusive, relacionando a deficiência de selênio com o desenvolvimento da doença em pessoas com AIDS.

Se você tem um sistema imunológico frágil, considere suplementar este nutriente.

Melhora os Sintomas da Asma

melhora os sintomas

A asma é uma patologia que afeta diversos brasileiro, gerando um grande incômodo nas vias aéreas – criado, falta de oxigênio, dores no peito e tosses. Muitas pesquisas relacionam a asma ao número elevado de estresse oxidativo no organismo humano. Como o selênio diminui a inflamação do corpo, ele é eficiente no combate dos sintomas incômodos da asma.

Fontes de Selênio

alergias alimentares

Embora você possa suplementar, o ideal é consumir o selênio através da alimentação. Confira as melhores fontes de selênio que você pode encontrar:

Castanha do Pará137% das necessidades diárias
Atum77% das necessidades diárias
Ostras77% das necessidades diárias
Sementes de Girassol62% das necessidades diárias
Frango50% das necessidades diárias
Ovos44% das necessidades diárias

A porcentagem de selênio presente em alimentos vegetais varia de acordo com os nutrientes presentes no solo onde eles são cultivados. Assim sendo, uma castanha do Pará pode ter uma quantidade variável de selênio de acordo com a região onde ela foi cultivada. Por conta deste fato, é importante variar as fontes de selênio na sua dieta.

Ainda que este nutriente seja essencial para o funcionamento correto do seu organismo, o seu consumo em excesso pode fazer mal, causando toxidade de acordo com a quantidade do nutriente ingerido. Portanto, é necessário consumir com parcimônia alimentos muito ricos em selênio, como a castanha do Pará. Os principais sinais de que você está sob efeito da toxicidade do selênio são:

  • Tontura
  • Calvíce
  • Náusea
  • Tremores
  • Dores nos músculos.

Em alguns casos – porém raros – a toxicidade do selênio pode ser fatal. Portanto, ao sentir qualquer um desses sintomas após o consumo de algum alimento rico em selênio, procure imediatamente um posto de saúde e informe o ocorrido.

Você tem alguma dúvida? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest