10 Alimentos que Ajudam no Combate à Gastrite [Ciência]

Hoje em dia, vivemos em um estilo de vida cada vez mais acelerado, onde fastfood e comidas industrializadas dominam o mercado alimentício. Porém, o consumo em excesso desses alimentos, assim como do álcool, pode causar sérias consequência para a saúde.

Uma dessas adversidades pode ser a Gastrite, uma inflamação que ocorre na mucosa do estômago por causa do excesso de acidez do suco gástrico. Essa doença pode gerar um grande impacto na sua dieta que, na maioria das vezes, é totalmente refeita.

É comum ouvirmos falar que pessoas com gastrite devem evitar alimentos gordurosos e ácidos, entre eles frutas ácidas, vinagre, café e frituras. Mas, você já pensou como deve ser difícil ficar alguns dias, ou até meses, sem poder saborear as delícias da vida?

Portanto, vou te mostrar que nem só de restrições vive uma pessoa com gastrite. Existe uma série de alimentos deliciosos que, além de fazerem muito bem ao organismo, podem ajudar no combate a essa doença.

Frutas não ácidas

alimentos ricos

Para quem possui gastrite, é fundamental o consumo de frutas diariamente. Porém, é preciso cuidado para distinguir quais podem e quais não podem.

Frutas ácidas devem ser evitadas a todo custo, pois podem acabar agravando o seu estado de saúde. Por isso, nada de consumir laranja, limão e abacaxi!

Já as frutas não ácidas, como banana, maçã e goiaba, são totalmente liberadas. Além de não agredirem o estômago, o consumo desses alimentos devem ser feitos principalmente no café da manhã e entre o almoço e jantar.

Dessa forma, você garante que a mucosa do seu estômago não seja agredida, além de ser uma ótima oportunidade para você criar novos hábitos alimentares.

Iogurte e outros alimentos com lactobacilos

confira a receita em vídeo
-FAÇA SEU PRÓPRIO IOGURTE

Todos sabemos que o iogurte é um ótimo alimento para o nosso sistema digestório. Devido aos Lactobacillus e Bifidobacterium, bactérias presentes no alimento, o iogurte consegue manter o equilíbrio bacteriano no nosso intestino.

Além disso, alimentos com lactobacilos são excelentes para prevenir a gastrite. Em um estudo realizado pelo American Journal of Clinical Nutricion, os cientistas constataram que o nível de erradicação das bactérias causadoras de úlceras e gastrite foi maior em consumidores de iogurtes do que nas pessoas que não fazem o consumo desse alimento.

Sendo assim, o consumo frequente desse alimento pode trazer muitos benefícios ao seu trato intestinal, além de prevenir a terrível gastrite.

Caldo de feijão

Embora o grão de feijão deva ser evitado em casos de gastrite devido a fermentação que ele provoca, o seu caldo pode ser um ótimo aliado no combate à doença.

Além de ser facilmente digerido pelo nosso sistema digestivo, o caldo de feijão oferece uma série de nutrientes ao nosso organismo.

Uma boa opção é fazer uma sopa de legumes com caldo de feijão.

Hortelã e Alecrim

chá preto

Os chás de ervas são ótimos aliados quando o assunto é a saúde do nosso corpo., e também possuem grandes propriedades no tratamento da gastrite.

Uma ótima opção para quem sofre desse mal é consumir diariamente chá de Hortelã e Alecrim. Além de agirem como calmantes digestivos, são capazes de diminuir a acidez do estômago, sendo eficazes contra azias, gases e cólicas.

O momento mais indicado para o consumo dessa bebida é cerca de 30 minutos antes de suas refeições.

Frango e Peixes com pouca gordura

omega 3
Peixe Cavala

Por mais que gastrite dificulte a digestão de alimentos mais complexos, a carne não precisa ser cortada completamente da dieta.

No entanto, é preciso ficar atento ao consumo de carnes vermelhas, que devem ser completamente excluídas da sua nova dieta.

Frango cozido, refogado ou grelhado, assim como peixes sem muita gordura podem ser consumidos frequentemente. Peixes de água fria são ótimos para tratar inflamações no estômago, pois possuem ômega-3 e impedem o crescimento de bactérias maléficas ao sistema digestório.

Suco verde de salsinha e couve

vegetais que aceleram o metabolismo

Rico em clorofila, o suco verde de salsinha e couve é uma bebida energética e cheia de nutrientes para o nosso organismo. Além de possuir zinco e antioxidantes, substâncias benéficas para a recuperação do estômago, é uma grande fonte de vitamina C e magnésio.

Uma ótima forma de preparar o suco verde com salsinha e couve é adicionar vegetais e frutas não ácidas à receita, além de misturar também com água e linhaça.

Legumes e verduras

para almoçar e jantar
Legumes

Legumes e verduras são indispensáveis em qualquer dieta. Porém, quando se trata de gastrite, é preciso tomar alguns cuidados no preparo desse alimento, para ele não agredir a mucosa do estômago.

Por isso, é recomendado que você consuma legumes e verduras apenas refogados. É recomendado que verduras in natura sejam evitadas, como o repolho, alface, agrião e couve crua.

Bolachas

muito carboidrato

Por essa você não esperava, não é mesmo? Saiba que bolachas água e sal e de maisena são ótimos alimentos para serem consumidos durante os intervalos entre as refeições, principalmente quando ingeridas junto às frutas.

Porém, nada de bolachas muito gordurosa, principalmente os biscoitos recheados. O intuito desse consumo de bolachas é nunca deixar o estômago vazio. Portanto, tenha em mente que elas são apenas um complemento à sua dieta, nada de exageros!

Suco de Aloe vera

Também conhecida como babosa, o suco da erva de Aloe vera é muito recomendado em dietas para o tratamento de gastrite. Devido ao seu poder cicatrizante, contribui para o tratamento da doença e ajuda na recuperação.

Os períodos mais indicados para consumir o suco é antes de dormir e logo após acordar, principalmente nos momentos de jejum.

Brotos de brócolis

saladas
Brócolis

Quando o brócolis possui cerca de 4 dias de vida, já é possível realizar a extração de seus brotos. Esse alimento é muito importante na dieta de quem está se recuperando de algum problema no sistema digestório, pois possui substâncias muito benéficas ao trato intestinal.

Podemos citar a substância química sulforafano, que possui ação antibacteriana principalmente contra os causadores de úlcera e gastrite.

Por mais que o alimento faça bem ao organismo, é muito importante que o seu consumo seja feito de forma consciente, assim como todos os outros citados nessa lista. Como já falei acima, nada de exageros!

Se você conseguiu aprender mais sobre os problemas que a gastrite pode causar, e os alimentos que podem ser usados em seu tratamento, não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *