13 Frutas Laxativas para Soltar o Intestino que Funcionam Rápido

Podemos dizer que constipação intestinal é uma situação que todos nós já passamos ou iremos passar. Muitas vezes, esse problema não dura tanto tempo, e uma simples mudança na sua alimentação diária pode ser o suficiente para regular o sistema digestório.

As frutas são alimentos ricos dessa propriedade, e são constantemente recomendadas no combate à constipação. Mas você sabe o motivo disso? Veja a seguir então como as frutas podem ajudar a acabar de vez com o intestino preso!

o que comer

Por que temos constipação?

Neste momento você deve estar se perguntando: Por que temos intestino preso?

A maior causa da constipação é a carência de fibras no nosso organismo. Para entender um pouco melhor, vou dar a você uma breve explicação de como ela acontece.

Quando o alimento é enviado ao intestino grosso, a mucosa do cólon tem o papel principal de absorver a água e os nutrientes que ainda não foram absorvidos pelo corpo. Tudo aquilo que o corpo não precisa, é transformado em fezes.

Durante o trajeto, a parede do intestino grosso tem o papel de empurrar o alimento até o reto, através de contrações musculares. Porém, quando esse movimento perde velocidade de contração, a mucosa do cólon absorve mais água do que deveria, ressecando o bolo fecal e causando a constipação.

Uma dieta gordurosa e com baixo teor de fibras, uma vida sem exercícios físicos e até mesmo a falta de água no organismo, são as principais situações que causam o intestino preso.

Como as fibras das frutas conseguem regular o intestino?

Você já deve saber que as fibras alimentares são substâncias que não podem ser digeridas pelo nosso organismo, pelo menos em sua maioria. Além disso, as fibras são encontradas exclusivamente em frutas, vegetais e outras plantas.

Portanto, quando consumimos alimentos ricos em fibras, como por exemplo as frutas, essas fibras conseguem aumentar o volume do bolo alimentar e facilitar a passagem dele pelo intestino, acelerando o processo de digestão.

café da manhã
Frutas

Frutas que soltam o intestino

Ameixa

Talvez o alimento mais famoso dessa lista quando tratamos de intestino preso, as ameixas são ricas em fibras alimentares e possuem grande quantidade de uma substância chamada sorbitol, um laxante natural.

As propriedades da ameixa são capazes de causar um alívio para o intestino preso. Além disso, recomendamos sempre o consumo de ameixas secas para tratar a constipação, pois elas possuem um número muito maior de fibras do que as frescas.

Frutas vermelhas silvestres

mais saudáveis do mundo
vermelhinhos e docinhos
-MORANGOS SÓ OS ORGÂNICOS

Ninguém disse que para tratar de doenças, devemos consumir apenas alimentos desagradáveis. Muito pelo contrário, as frutas vermelhas são extremamente saborosas e possuem uma série de propriedades benéficas ao nosso sistema digestório.

Amora, mirtilo, morango e framboesa são algumas frutas vermelhas capazes de aliviar o sistema digestório e soltar o intestino. Isso se deve à sua grande quantidade de fibras, além de serem ricas em antioxidantes, que previnem doenças degenerativas e nutrem o organismo.

Mamão

Outro grande aliado do trato intestinal é o mamão. Além de ser uma ótima fruta para ser adicionada à dieta, devido aos seus benefícios à saúde, o mamão possui propriedades que funcionam como um laxante natural.

para tomar pela manhã

O mamão formosa é muito recomendado no tratamento desse mal, pois possui o dobro de fibras comparado ao mamão papaia. Além disso, o mamão é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda a suavizar o bolo fecal.

A papaína também é outra substância que encontramos no mamão, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas e é capaz de diminuir o tempo de exposição do bolo fecal. Sendo assim, o processo digestivo é mais rápido e menos água é absorvida das fezes, evitando o ressecamento.

Laranja

benefícios da fruta

Além de ser uma excelente fonte de nutrientes, a laranja é rica em fibras e pode ajudar a regular o sistema digestório.

A laranja também possui um flavonoide chamado naringerina, capaz de produzir um efeito semelhante ao de laxantes. O consumo dessa fruta é recomendo antes de ir dormir ou quando acordar, para garantir o bom funcionamento do intestino ao longo do dia.

Abacate

verde

Sempre tratada como uma fruta a ser evitada, por ser muito calórica, o abacate possui excelentes propriedades laxantes e pode ser uma ótima escolha para quem tem prisão de ventre.

Porém, é importante lembrar que todas as gorduras do abacate são o que chamamos de “gorduras boas”, e são justamente elas que trazem essa série de benefícios presentes na fruta.

As gorduras monoinsaturadas atuam como lubrificantes nas fezes, proporcionando uma maior velocidade na digestão. Além disso, a presença de magnésio no abacate ajuda a relaxar os músculos intestinais, evitar a perda de água das fezes e amaciar o bolo fecal.

Banana

dicas de alimentos
BANANAS

Você deve ter se confundido agora, não é mesmo? A banana é muito conhecida por ser um alimento capaz de prender o intestino, provocando o efeito contrário ao que estamos procurando nesse artigo.

Porém, isso serve apenas para a banana enquanto ela está verde! Uma banana bem madura é capaz de fornecer um grande número de fibras que irão ajudar a soltar o intestino.

Kiwi

Mesmo tendo uma aparência não muito convidativa aos olhos de estranhos, o kiwi é outra fruta que possui propriedades muito potentes na digestão. Isso se deve a uma substância presente na fruta, a actinidina, capaz de estimular a parede muscular do intestino.

muito bom
KIWI

Dessa forma, o cólon é auxiliado na mobilidade do bolo alimentar, acelerando o processo intestinal. É praticamente o mesmo efeito que um laxante provoca em nosso organismo. Além disso, o kiwi é rico em fibras alimentares, sendo duas frutas por dia o suficiente para controlar o seu sistema digestório.

Dicas para combater prisão de ventre

Como apresentamos, uma ótima forma de combater a prisão de ventre é o consumo de “frutas laxantes” e principalmente de fibras. Portanto, aqui vão algumas outras dicas para acabar com a constipação de uma vez por todas:

  • Consumir legumes crus para melhor aproveitamento de fibras. Além disso, eles podem acelerar o trânsito digestivo;
  • Sempre consumir frutas com a casca e o bagaço, pois são nessas regiões onde encontramos uma maior concentração de fibras nas frutas.
  • Alimentos integrais como o arroz, o macarrão e as bolachas integrais são ricos em fibras e devem sempre estar presentes em sua dieta;
  • Beba muita água, sendo recomendado ao menos 2 litros por dia.

Agora que você já é um especialista e está preparado para resolver qualquer caso de constipação, não se esqueça de compartilhar o artigo em tosas as suas redes sociais. Dessa forma, mais e mais pessoas poderão se livrar de vez do intestino preso. Comente abaixo qualquer dúvida que restou, e nos conte tudo o que você aprendeu!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *