11 Benefícios do Óleo Essencial de Laranja + Propriedades e Usos Medicinais!

A aromaterapia está se tornando mais popular a cada dia! As propriedades e os benefícios dos óleos essenciais deixaram de ter uma aparência “mística” para a grande maioria das pessoas e os aromaterapeutas estão tendo mais espaço para falar desse modelo de terapia que pode mudar completamente a nossa relação com os espaços e com o nosso próprio corpo.

Entre os óleos essenciais mais conhecidos, o óleo essencial de laranja é um exemplo de como uma substância de origem 100% natural pode fazer parte do cotidiano e trazer consigo tantos benefícios para a saúde e para a criação de espaços mais agradáveis em vários aspectos.

o que pode mas com ressalvas
LARANJA

O óleo essencial de laranja ganhou até um apelido e ficou famoso como “o óleo da alegria”. Isso porque, além das propriedades e benefícios que você vai descobrir ao longo desse artigo, o aroma doce e cítrico do óleo essencial de laranja remete às lembranças da nossa infância. Está comprovado que o olfato é um grande recuperador de memórias; até mesmo aquelas lembranças mais profundas e esquecidas podem ser novamente trazidas à tona através dos cheiros e aromas.

Agora vamos entender um pouco mais sobre a base, a origem e as propriedades do óleo essencial de laranja.

A história da laranja

nutrição completa

Apesar de tão comum e tão popular no Brasil, cuja produção é a maior do mundo, a laranja tem origem asiática (não há um consenso se o país de origem foi a China ou a Índia) e só chegou às

Américas depois de ser inserida pelos árabes no continente europeu e cruzar os mares durante o período das Grandes Navegações, mais precisamente no século XVI. No Brasil, a laranja se adaptou rapidamente ao clima tropical e hoje está presente em quase todos os lares brasileiros durante o ano todo.

Apesar de existirem dezenas de espécies diferentes de laranjas, elas podem ser divididas em dois grandes grupos: as laranjas doces – entre as quais estão inclusas as mais populares do mercado, como a laranja pera e a laranja lima – e as laranjas amargas, como a laranja azeda e a laranja cavalo, espécies menos populares. Ambos os grupos de laranjas são utilizados na produção de óleos essenciais.

Como é feito o óleo essencial de laranja?

O método mais empregado para a fabricação do óleo essencial de laranja é através da extração por pressão a frio da casca da laranja. A indústria brasileira de sucos de laranja, por exemplo, exporta o óleo essencial para indústrias de outros ramos, como a farmacêutica, a cosmética e os setores de perfumaria.

como é feito

Apesar da abundância em termos de produção da fruta, o óleo essencial de laranja tem um alto teor de mercado porque, para fabricar aproximadamente 2,5 litros de óleo são utilizadas as cascas de uma tonelada de laranjas! A qualidade do óleo essencial de laranja extraído no Brasil, entretanto, garante que as propriedades desse produto sejam ainda mais eficazes.

Propriedades do óleo essencial de laranja na aromaterapia

  • Muda a atmosfera do ambiente: a reputação do óleo essencial de laranja como “óleo da alegria” não foi conquistada aleatoriamente. O uso dessa substância é recomendado para aliviar o peso de ambientes tradicionalmente tensos, como consultórios médicos e odontológicos, por exemplo. Sabe quando as pessoas dizem que um determinado lugar está com uma “energia ruim”, uma “atmosfera pesada”? O óleo essencial de laranja é ótimo para amenizar essas sensações!
  • Calmante natural: no uso pessoal, o óleo essencial de laranja também é recomendado para pessoas que sofrem com as consequências do estresse. Algumas gotinhas do óleo essencial de laranja ajudam a acabar com a insônia, diminuem a melancolia e a inquietude e até promovem a autoconfiança e a alegria de viver.
  • Reforço para a saúde mental: devido à sua atuação no sistema nervoso, o óleo essencial de laranja tem sido utilizado em sessões de aromaterapia para pacientes diagnosticados com depressão, ansiedade, hiperatividade e bipolaridade. Ainda que não tenha desenvolvido um quadro clínico, qualquer pessoa pode utilizar o óleo essencial de laranja como método de prevenção.

Benefícios para a saúde do organismo

  • Diurético: o óleo essencial de laranja diminui a retenção de líquidos do organismo e realiza uma drenagem linfática natural, diminuindo inchaços e eliminando toxinas do sangue. Por esse motivo, o óleo essencial de laranja ajuda a reduzir edemas e pode até ser utilizado em tratamentos contra a celulite.
  • Antiespasmódico: devido à sua capacidade de aliviar a tensão do organismo, o óleo essencial de laranja também é indicado como uma forma de prevenção de cólicas menstruais, intestinais e estomacais.
  • Alimentação e digestão: o óleo essencial de laranja ajuda a estimular o apetite e colabora para uma boa digestão, diminuindo o desconforto dos gases acumulados e da prisão de ventre, e até ajudando na eliminação de gordura do organismo.
  • Ação imunológica: assim como o consumo da laranja, o uso do óleo essencial fortalece o sistema imunológico, ajudando o organismo a se defender de ataques de vírus e bactérias e prevenindo vários tipos de doenças infecciosas.
  • Ação cosmética: o óleo essencial de laranja também é recomendado nos cuidados com a pele e os cabelos. A ação antioxidante da laranja ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento e, tanto para a pele quanto para os cabelos, estimula a eliminação de células mortas e a regeneração celular, melhorando tanto a saúde quanto o aspecto.

Usos e aplicações

O óleo essencial de laranja é comercializado por diversas marcas de produtos naturais. Assim, fique atento às instruções presentes nas embalagens para utilizar o produto da maneira mais apropriada aos seus objetivos.

De uma maneira geral, o óleo essencial de laranja costuma ser utilizado óleo de massagem no contato direto com a pele, inalações, banhos aromáticos e “saunas” caseiras, compressas e também em difusores para a aromatização dos ambientes.

Mas atenção! O óleo essencial de laranja é um produto cítrico e, em caso de contato com a pele, o recomendado é não se expor ao sol por no mínimo seis horas, para evitar manchas na pele. Siga sempre as dosagens recomendadas e, em caso de alergias ou irritações, consulte um dermatologista.

Você sabia que, além de suas funções alimentares, a laranja também era a fonte desse óleo essencial? Tem alguma dúvida sobre os benefícios e propriedades do óleo essencial de laranja? Conte pra gente nos comentários!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *