13 Motivos para Comer Jabuticaba Todos os Dias [Saúde]

Uma estranha fruta que cresce diretamente do tronco de sua árvore, a jabuticaba tem origem brasileira e é facilmente encontrada na Mata Atlântica. Muito apreciada pelo seu sabor levemente azedo, essa fruta pode ser consumida como suco, geleia, vinagre, licor e até mesmo vinho.

A jabuticaba é muito comum em nosso país, onde é encontrada principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Você sabia que, além de ser bastante saborosa, essa fruta possui inúmeros benefícios para a saúde? Então veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre a jabuticaba.

Quais são as propriedades da Jabuticaba?

Quais são as propriedades da Jabuticaba?

A jabuticaba é uma fruta com pouquíssimas calorias e carboidratos. Porém, possui grandes propriedades nutritivas, principalmente na sua polpa. Além de ser rica em vitamina C e vitamina E, a jabuticaba é uma excelente fonte de ácido fólico, riboflavina, vitaminas do complexo B e vitamina A.

Além disso, possui uma série de minerais, como o potássio, o cálcio, o ferro, zinco, magnésio e fósforo. Mas não é apenas a polpa que possui reservas de nutrientes! A casca da jabuticaba é rica em antocianina, um nutriente muito potente à saúde humana e responsável pela sua coloração roxa.

Essa frutinha possui uma grande reserva de antioxidantes, componentes que atuam diretamente contra os radicais livres. Além da antocianina, a casca da jabuticaba possui pectina, uma fibra solúvel.

Podemos perceber que nutrientes não faltam na jabuticaba. Porém, você sabe quais benefícios essas propriedades podem trazer para nós? Veja a seguir os principais benefícios da jabuticaba.

A jabuticaba e seus principais benefícios à saúde

A jabuticaba e seus principais benefícios à saúde

A jabuticaba possui inúmeros benefícios à saúde. Dentre os principais, podemos citar:

Ajuda a emagrecer

Assim como todas as frutas, a jabuticaba é uma rica fonte em fibras e pode ajudar quem deseja emagrecer. Essa propriedade permite que, além de regular o intestino, a jabuticaba dê saciedade após ser consumida.

Essas fibras estão presentes principalmente na casca, que deve sempre ser consumida. As fibras agem aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, assim dando a sensação de estar cheio.

Além disso, a jabuticaba possui pouquíssimas calorias e é uma pobre fonte de carboidratos. Porém, você deve lembrar que nenhum alimento possui a capacidade de emagrecer, e sim de não ganhar calorias. Nesse caso, a saciedade e o baixo ter de gordura fazem esse papel.

Ou seja, não exagere nas quantidades de jabuticaba achando que você vai emagrecer, pois não vai ser esse o resultado. Mesmo que ela possua baixos níveis de calorias, deve ser consumida com moderação, assim como todo alimento.

mais saudáveis do mundo

Regula o sistema digestório

Como falado acima, a jabuticaba é uma ótima fonte de fibras. Além de dar saciedade, as fibras possuem propriedades capazes de entrar na formação do bolo fecal e facilitarem o trânsito dessa massa até o reto, onde será evacuado.

É recomendado que a ingestão de fibras seja acompanhada por uma boa hidratação, para acentuar o efeito do alimento. Entretanto, grandes quantidades de jabuticaba e desidratação podem causar constipação, então não exagere na ingestão dessa fruta.

Possui propriedades anticancerígenas

Possui propriedades anticancerígenas

A jabuticaba possui uma substância muito importante na sua casca, a antocianina. Esse polifenol é o que dá a coloração roxa à fruta, e também grande parte de seus benefícios. Entre eles, podemos citar o grande poder antioxidante da fruta, principal alvo nas pesquisas relacionadas ao tratamento do câncer.

Estudos realizados revelam que os antioxidantes são capazes de remover os radicais livres do organismo, evitando que esses componentes causem a deformação celular, que poderia dar origem a um tumor e, consequentemente, ao câncer.

A Associação Brasileira de Nutrologia afirma que a jabuticaba mostrou um grande potencial na redução de câncer de próstata e leucemia, por causa do seu poder antioxidativo.

Aumenta a imunidade do corpo

Também graças a antocianina, o sistema imunológico é bastante beneficiado pela jabuticaba. Além dessa propriedade, a fruta é uma ótima fonte de vitamina C, nutriente que atua no combate aos radicais livres.

A vitamina C também auxilia na produção de glóbulos brancos, responsáveis pela proteção do nosso organismo. Dessa forma, o sistema imunológico é capaz de impedir infecções, gripes e outras doenças causadas pela baixa imunidade.

Reduz os níveis de glicose

Muito indicada para diabéticos, a jabuticaba possui ótimas propriedades para balancear os níveis de glicose no sangue. Isso acontece principalmente pelo baixo número de carboidratos presentes na fruta.

Protege contra doenças cardiovasculares

Novamente devido ao alto número de fibras alimentares presentes na jabuticaba e seu baixo teor calórico, a frutinha é responsável por atuar na diminuição do colesterol ruim do sangue, o LDL, e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL.

Dessa forma, o metabolismo lipídico do organismo é balanceado e as chances de aparição de doenças cardiovasculares são bem menores.

Promove a saúde da pele

Promove a saúde da pele

Grande fonte de vitamina C, o consumo de jabuticaba estimula a produção de colágeno e de elastina, pigmentos muito importantes para a conservação do tecido epitelial, o tecido que reveste a parte exterior do nosso corpo.

Além disso, a produção desses pigmentos melhora a estrutura do nosso tecido, gerando uma maior preservação da pele. A vitamina C auxilia na preservação do tecido, atrasando os efeitos de envelhecimento.

O aparecimento de estrias e celulites também é um benefício evidente. A vitamina C também ajuda na cicatrização de feridas, atuando como um creme cicatrizante e deixando a marca mais cicatrizada e saudável.

Prevenção da anemia

Prevenção da anemia

A jabuticaba é uma fruta rica em vitaminas do complexo B e ferro. A vitamina B6, mais especificamente, é encarregada de realizar o transporte de nutrientes pelo organismo e produzir hemoglobinas.

Com a falta dessa vitamina, os glóbulos vermelhos são prejudicados e mal desenvolvidos, causando a anemia. Além disso, o ferro, abundante na jabuticaba, é o principal formador de hemoglobinas.

Como consumir a Jabuticaba?

Apesar de ser um alimento muito benéfico ao nosso organismo, a jabuticaba deve ser consumida com moderação. Nutricionistas recomendam que o consumo diário do alimento não deve passar de 100 gramas, o equivalente a cerca de 15 frutinhas.

Além disso, a casca é uma ótima fonte de fibras e principal parte da fruta, quando se trata de propriedades nutricionais. Portanto, deve ser consumida também para que todos os benefícios da jabuticaba sejam aproveitados.

Você sabia de todos esses benefícios que a jabuticaba poderia trazer ao nosso corpo? Não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais e de deixar nos comentários todos as suas dúvidas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *