Enjoo, náuseas, incômodo e muitas dores podem revelar um quadro de gastrite!
A gastrite é um mal que atinge cada vez mais as pessoas. Seu maior vilão sem dúvida é o stress em excesso.
No entanto, as dietas inadequadas, e a falta de exercícios físicos também contribuem para esse mal, fazendo com que o estômago seja um dos órgãos que mais sofre, com os hábitos modernos.
A gastrite de maneira geral, é uma inflamação do revestimento interno do estomago, podendo ser aguda ou crônica. A aguda é de curta duração, enquanto que a crônica é mais frequente.

Principais sintomas
- Náuseas
- Dor estomacal
- Indigestão
- Queimação no abdômen
- Sensibilidade alimentar
- Inflamação abdominal
Esses sintomas certamente são muito incômodos e doloridos, fazendo com que você deixe de realizar as tarefas mais simples do seu dia a dia.
Existem diversos fatores que podem agravar a gastrite, todavia vale lembrar que atualmente, com a vida mais corrida, as pessoas acabam deixando a alimentação saudável de lado, e ainda se entregam ao estresse diário. Tudo isso acaba por provocar um quadro de gastrite, seja ela aguda ou crônica.
Principais causas
Como vimos existem diversos fatores que podem provocar a gastrite, mas vamos conhecer alguns relacionados a alimentação, que provocam esse mal, são eles:
- Pouca ingestão de fibras
- Excesso de cafeína
- Excesso de laticínios
- Dieta rica em gorduras
- Álcool
- Cigarro
- Refluxo gástrico
- Certos medicamentos, como aspirina ou anti-inflamatórios
- Excesso de comidas apimentadas
A anemia perniciosa pode também fazer com que você desenvolva um quadro de gastrite, pelo fato do organismo, não absorver bem a vitamina B12.
Ervas medicinais para a gastrite crônica

As ervas medicinais naturais podem ajudar, a diminuir esses sintomas da gastrite, sem causar efeitos colaterais e sem intoxicar ainda mais seu organismo.
Elas combatem inflamações, reduzem o inchaço e ainda protegem a mucosa gástrica, facilitando desse modo a digestão. Diminui também a produção de suco gástrico.
As plantas medicinais podem ser:
- Aloe vera: essa planta que conhecemos por babosa, tem um alto poder cicatrizante, e você encontra o suco da aloe em lojas de produtos naturais. Ela fortalece o estomago e alivia as dores, no entanto o paciente deve seguir as recomendações medicas.
- Camomila: por ter propriedades calmantes, essa planta serve para qualquer problema estomacal, cujos benefícios chegam a outros sistemas do corpo. Ela combate a inflamação e promove a regeneração da mucosa. Você pode preparar um chá e consumir três vezes ao dia.
- Boldo: quando sentimos dor no estomago, o primeiro pensamento é chá de boldo, isso porque um de seus componentes é o cineol, um óleo que protege a mucosa do estomago. Faz-se um chá e toma-se três vezes ao dia, após as principais refeições. Ele não pode ser tomado por mais de quatro semanas seguidas.
- Sálvia: essa planta é muito usada por diminuir a acidez, diminuindo os sintomas da gastrite cronica.Você pode fazer um chá, usando uma colher de sopa de folhas para um litro de água. Depois de fervido deixe descansar, coe e beba ao longo do dia.
- Alecrim: excelente para favorecer a digestão, além de evitar as dores causadas pela inflamação das paredes do estomago. Você pode fazer um chá, com uma colher de folhas secas e uma xícara de água, procure beber morno.
Como vimos existem diversos fatores que provocam a gastrite, mas devemos sempre ficar atentos, ao estresse acumulado, ansiedade e a inabilidade para conseguir lidar com os conflitos do dia a dia.
Nos dias de hoje vemos muitas pessoas insatisfeitas no trabalho, sem tempo para si mesmas, isso sem dúvidas vai acumulando um estresse que futuramente vai acarretar uma gastrite crônica.
Não exija de você, mais do que pode fazer, seja no trabalho, na sua vida pessoal, ou mesmo nos pequenos conflitos diários, procure sempre relaxar, quando perceber que as coisas fogem do seu controle. Isso fará uma grande diferença em sua vida.
Como podemos evitar a gastrite
Existem algumas coisas que podemos fazer, a fim de evitar uma crise de gastrite crônica, além de controlar o lado emocional, podemos seguir as seguintes recomendações:
- Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos.
- Nunca pule refeições.
- Elimine o álcool e o cigarro em excesso.
- Elimine os refrigerantes.
- Consuma muitas fibras.
- Reduza o teor de gordura da sua dieta.
- Evite pimentas ou excesso de condimentos.
- Diminua a quantidade de sal.
- Faça atividades físicas.
- Evite frituras e fast food.
- Diminua os níveis de estresse.
Apesar de serem muito importantes essas recomendações, vale lembrar que sempre que ocorre uma crise de gastrite crônica, o ideal é procurar um médico especialista, fazendo desse modo um diagnóstico completo.

Existem também alguns chás que são bastante eficazes para combater ou até mesmo curar sua gastrite, são eles:
- Chá de hortelã
- Chá de aroeira
- Chá de manjericão santo
- Chá de camomila (como já vimos)
- Chá de espinheira – santa
Todos esses chás tem propriedades que vão te ajudar muito na sua gastrite, alguns deles tem função mais calmante, enquanto que outros possuem propriedades mais cicatrizantes.
As ervas medicinais podem ser encontradas em casas de produtos naturais, ou ainda na natureza, onde você colhe as folhas frescas.
Algumas dicas para você
Como vimos a gastrite ocorre por vários fatores, mas a partir do momento que você se conscientizar sobre o motivo que está te causando esse mal, fica mais fácil tentar combater a doença.
Na minha família tivemos um caso de gastrite crônica, aconteceu com um irmão, que sempre precisava ser internado devido as dores fortes.
Até que descobrimos que no caso dele, o que provocava a gastrite crônica era o refrigerante, bastou eliminar e ele nunca mais teve problemas com o estomago.
Dessa maneira, o mais importante é observar o que pode estar provocando a gastrite em você, seja na parte alimentar ou na parte emocional. Deve sempre ser tratada, pois uma gastrite, quando não curada pode causar sérios problemas, inclusive o câncer.
Gostou das nossas dicas?
E ai, gostou das nossas dicas? Conhecer os benefícios das ervas medicinais é algo esclarecedor.
Como vimos, existe na natureza uma grande variedades de plantas que podemos utilizar, para combater algumas doenças.
E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.