GUIA: Plantas Medicinais da Caatinga Brasileira

O que a caatinga pode nos beneficiar? Existem algum proveito medicinal na vegetação desta região?

Onde há planta, também há saúde. As plantas nos brindam com uma grande quantidade de nutrientes que promovem benefícios para o corpo e a nossa saúde.

A caatinga é identificada por sua vegetação esbranquiçada e seca. Encontrada em regiões de semiárido, tendo seu bioma exclusivamente brasileiro, ou seja, de biodiversidade exclusiva.

Encontramos cerca de 932 espécies de plantas, segundo o IBGE, que identificou que cerca de 27 milhões de pessoas vivem nesta região, e que grande parte delas depende dos recursos desta vegetação para sobreviver.

medicina natural brasileira

Pessoas que dependem da caatinga para sobreviver, costumam viver longe dos povoados e dos recursos industriais para a sua saúde.

No entanto eles aprenderam quais são as plantas medicinais e para que servem. Estes conhecimentos são passados de pais para filhos, de geração em geração.

Por vários anos criticados por centro de estudos, se tentava de várias maneiras desacreditar dos efeitos ditos popular, mesmo vendo tantos medicamentos com plantas em seus princípios ativos.

Então, hoje, depois de muito se discutir, as indústrias farmacêuticas resolveram comprovar a veracidade do que os antigos já diziam “as plantas curam”.

Algumas plantas para perder peso (emagrecer)?

Baccharis trimera ( carqueja)

carqueja

Popularmente conhecida como carqueja, é uma erva que muitas vezes é considerado daninha, ela não possui folhas e suas hastes são ramificadas, descontinuas e verdes.

De sabor amargo, tem propriedades antitérmicas, e famosa por baixa o nível de glicose.

Indicado no combate a infecções gástricas, redução do colesterol, controle de diabetes, combate a amigdalite, faringite, asma, e bronquite asmática, usado na regulação do intestino, circulação, reumatismo, gota e problemas de pele.

Usado pela medicina como antipirético, antiespasmódica e digestivo

Seus benefícios se dá por conta do composto fonólicos, saponinas, flavonas e flavoides

Chá de carqueja para diabetes

  • 20g da erva
  • 1lt de água fervente

cura da natureza

Logo após fervura da água coloque as folhas na água e tape e deixe esfriar. Tome 6 xícara por dia coado.

O chá pode ser usado para glicose baixando para 4 xícaras por dia. Apesar de não ter contra indicação é importante observar e controlar a glicose para não apresentar quadro de hipoglicemia.

Não é indicado a pessoas com baixa glicose e baixa pressão, desaconselhado para mulheres gravidas.

Myracrodron (Aroeira)

planta aroeira

A aroeira como é mais conhecida é uma arvore de porte médio, que tem suas folhas aromáticas, flores pequenas e o seu fruto avermelhado muito usado na curtição de couro.

A casca e as folhas secas são utilizadas contra febre, problemas urinário, cistite, uretrites, diarreia, tosse e bronquite, problemas menstruais, excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral.

Indicada como anti-inflamatório, cicatrizante e antimicrobiano. É usada principalmente em infecções vaginais (candidíase) ou banho de acento.

Na farmacologia é conhecida por suas propriedades, schinol, ácido masticaenoico, terebinthona, ácido ursolico, colesterol e trioconde.

Em estudos clínicos, a aroeira apresenta ser citotóxico para 9 tipos de câncer das célula (citotóxico são células capazes de combater células cancerígenas).

Chá do aroeira e banho de acento

  • 1lt de água
  • 100g de casca de aroeira

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tape e deixe mornar, em seguida coe.

com propriedades

Este chá é para lavar a região genital e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.

Solamum (Jurubeba)

A jurubeba tem gosto amargo, folhas lisas e espinhos curtos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores de cor lilá e brancas.

A jurubeba é muito usada na culinária, em doenças do fígado, anemias e doenças digestivas.

Indicada no tratamento de hepatite, contusões, ulcera, febre, diabetes, inflamações do fígado e baço, feridas, auxilia no emagrecimento, tumores abdominais e uterinos.

jurubeba

As suas substancias farmacológicas conhecida saponinas, glicosídeos, alcaloideos é um analgésico e antipruriginosa.

A jurubeba possui propriedades anti-inflamatória, descongestionante, digestivo, contra febre, protege o fígado, vascular.

Em suas folhas e raízes são ricas em diurético, estimulante, laxante, muito eficaz contra a diabetes ela é um excelente purificador natural do sangue.

Chá de jurubeba

  • 2 colheres de sopa da erva ( folhas, flores ou fruto)
  • 1lt de água

para sua saúde

Colocar para ferver os ingredientes, tapar e deixar morna. Tomar 3 xícaras por dia sem açúcar.

Como cicatrizante de feridas e acne

  • 1 colher da erva
  • 100ml de água

Ferver a água e acrescentar as folhas picadas e tapar por cerca de 10 minutos, coe e aplique na região desejada, a solução pode ser usada para gargarejos em caso de ferida na boca por exemplo.

Por ser uma erva não se tem contra indicações porem em uso prolongados podem surgir alguma reação, aconselho que evite o uso prolongado.

Chenopodium ambrosioides (Mastruz ou erva Santa Maria)

O mastruz ou erva santa maria muito popular no Brasil, planta de folhas finas e longas que dá um fruto pequeno e oleoso que algumas pessoas confundem com semente, toda planta tem um odor típico, não muito agradável.

Sua farmacologia é estomáquica, antirreumáticos e anti-helmínticos, óleos essenciais, ascarial, carvacrol e ascaridol.

O fruto do mastruz produz um óleo que é muito usado contra vermes intestinais.
Suas folhas são utilizadas na culinária e contra enfermidades do trato respiratório como gripo, bronquite e tuberculose, suas propriedades são anti-inflamatório, analgésico e fungicida, antimicrobiano, antirreumáticos.

O seu caule triturado costuma ser usado em tratamento muscular, contusões e fraturas

Chá de mastruz

  • 1lt de agua
  • 3 ramos da erva

benefícios naturais

Coloque os ingredientes para ferver. Após fervura tapar pro 10 minutos, em temperatura morna coar e adoçar a gosto.

Mastruz com leite

  • 3 colheres de sopa da erva
  • 150ml de leite

Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida (usado também para quem quer perder peso pois melhora o sistema respiratório e quando ingerido antes da refeição ajuda a eliminar gordura).

dicas e ideias

Como toda erva se desaconselha o uso prolongado embora não exista contraindicação, não aconselhado para mulher gravida, pois pode ser considerado abortivo, também se indica não dar a crianças com menos de 2 anos.

A caatinga possui mais de 300 tipos de vegetação que são de uso medicinais usamos colocar aqui os mais comuns que facilmente encontramos, principalmente por aqueles que quer perder peso, vale muito apena.

Então vale lembrar que sua opinião tem todo poder de conhecimento, então te convido a comentar, colocar suas dúvidas, descordar e reclamar, certamente iremos responder a todos.

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest