9 Melhores Remédios Naturais Para Baixar o Colesterol [Ciência]

O colesterol é uma espécie de gordura presente em nosso organismo e que possui um papel muito importante para a nossa saúde. A maior parte do colesterol é o próprio organismo quem produz. E uma pequena porcentagem é proveniente dos alimentos. Mas, embora seja uma parcela menor, pode significar muito para quem precisa restabelecer os seus níveis.

Quando o indivíduo consome mais alimentos gordurosos, o seu fígado produz mais colesterol do que deveria. Taxas elevadas de colesterol são prejudiciais ao organismo, assim como as taxas em um nível mais baixo também.

É muito importante sempre realizar exames para saber em qual nível o colesterol está. Por ser silencioso, a única forma de conhecer os seus valores é por meio de um exame de sangue. Algumas consequências quando ele está alto são: infarto, aterosclerose, pressão alta, insuficiência cardíaca e AVC.

Para normalizar os níveis de colesterol, os médicos indicam uma medicação específica, a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável.

No post de hoje, nós apresentaremos algumas dicas de remédios caseiros que ajudam a combater o colesterol.

Remédios Naturais Para Baixar o Colesterol

Abaixo, listamos 5 chás com propriedades que ajudam a diminuir o colesterol. Acompanhe abaixo:

dicas de bebidas para baixar o colesterol ruim
Chá de dente de leão

1 – Chá de dente de leão: essa planta ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, e evita que a gordura fique alojada nos vasos sanguíneos.

Ingredientes:

  • 30 gramas de folhas de dente-de-leão
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo, adicione as folhas de dente-de-leão e deixe repousando por cerca de 10 minutos. Coa e beba de 2 a 3 xícaras de chá por dia.
Esse chá é contraindicado para casos de esofagite, pressão descontrolada e hérnia de hiato.

na xícara
Chá mate

2 – Chá mate: tem ação antioxidante, ajuda a absorver a gordura dos alimentos e a diminuir o colesterol ruim.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de erva-mate
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água, desligue o fogo e acrescente as folhas de erva-mate. Coar e beber 1 litro por dia.

Esse chá é contraindicado para pessoas que apresentam problemas de pressão descontrolada, ansiedade, insônia e nervosismo.

como baixar o colesterol ruim
Chá de alcachofra

3 – Chá de alcachofra: possui ácidos que ajudam na redução do colesterol, previne a aterosclerose e diminui a pressão arterial. Age também como um depurativo do sangue. Para o preparo do chá, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra

Modo de preparo

Ferva a água. Desligue o fogo e acrescente as folhas de alcachofra. Espere amornar com o recipiente fechado. Coa e beba de 2 a 3 xícaras de chá por dia, sempre antes das refeições. Faça isso por cerca de 15 dias.

É contraindicado para mulher grávida, que está amamentando ou para casos de obstrução do ducto biliar.

bebidas para baixar o colesterol
Chá verde

4 – Chá verde: fonte de antioxidante e de outros elementos que favorecem a redução do colesterol ruim.

Ingredientes:

  • 3 colheres (chá) de chá verde
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Ferva a água e desligue o fogo. Coloque o chá-verde e espere amornar. Coar e beber cerca de 4 xícaras por dia.

É contraindicado para mulheres grávidas, que estão amamentando, para pessoas com pressão alta, problemas de gastrite e de insônia.

dicas de bebidas
Chá de cúrcuma

5 – Chá de cúrcuma: outro elemento com ação antioxidante, que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Ingredientes:

  • 3 colheres (café) de cúrcuma em pó
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água e desligue o fogo. Coloque a cúrcuma e deixe repousando por cerca de 10 minutos. Quando já estiver morno, tome até 3 xícaras por dia, entre as refeições.

Mulheres grávidas ou que estão amamentando só devem tomar sob orientação médica. Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, e que têm problemas de obstrução das vias biliares por causa de pedra na vesícula, não devem tomar esse chá.

Alimentos Que Ajudam a Baixar o Colesterol

Além dos chás acima, alguns alimentos também podem contribuir muito para reduzir o colesterol se forem acrescentados à dieta. São eles:

  • Peixes: algumas espécies, como o atum, salmão, truta, e demais peixes azuis, possuem o ômega-3, que é um tipo de gordura muito eficaz na redução do colesterol e do triglicérides. A ingestão regular de ômega-3 diminui o risco de um acidente cardiovascular. É possível encontrar o óleo de peixe em cápsulas. Elas podem ser ingeridas em substituição ao peixe.
  • Frutos secos: quando consumidos com moderação, os frutos secos como avelã, amendoim, nozes, amêndoas, pistache e pinhão podem ajudar a reduzir o colesterol também.
  • Aveia: fonte de fibras, a aveia contém uma fibra solúvel denominada betaglucana, que ajuda a aumentar a saciedade, controlar a glicemia, melhorar a circulação, além de inibir a absorção de gordura.
  • Chocolate amargo: rico em uma substância chamada flavonóide, que ajuda na redução do colesterol ruim.
  • Azeite: rico em ácido oléico, o azeite ajuda a proteger contra doenças cardíacas e contribui para regular as taxas de colesterol no organismo. É fonte de antioxidantes, ajuda a diminuir a taxa glicêmica.
  • Linhaça: fonte de ômega-3, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diminui o colesterol ruim e aumenta o bom. Se for consumido triturada ou moída, os seus benefícios são ainda maiores, pois a casca da linhaça é resistente ao suco gástrico e não sofre digestão no trato intestinal.
  • Soja: além de ajudar a controlar os níveis de colesterol, a soja ainda ajuda a fortalecer o organismo contra infecções.
  • Canela: contém antioxidantes que ajudam na redução do colesterol.
  • Açaí: o seu efeito contra o colesterol se dá devido à grande quantidade de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Ele ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Laranja: como também é fonte de antioxidante, é importante aliada na luta contra o colesterol.

É muito importante manter uma dieta saudável, aliada à prática de atividade física para manter a saúde em dia. Mas também é fundamental fazer um controle médico para acompanhar como anda a saúde, especialmente se o indivíduo já possui algum problema, como o colesterol alto, por exemplo.

Não se esqueça de comentar. A sua opinião é muito importante para nós.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *