14 Dicas de Como Crescer mais Rápido: Aumente sua Altura!

Ser alto, na nossa sociedade, é uma questão estética. Além de pessoas mais altas serem mais admiradas, há diversas outras vantagens em ser mais alto (como alcançar aquele item na prateleira sem precisar apelar para um banquinho). Ainda que existam técnicas para que você pareça mais alto, estas soluções são temporárias e existem formas funcionais que estimulam um aumento da altura mesmo após a adolescência. Antes de partir para os métodos e segredos, vamos entender um pouco mais sobre o que define a altura das pessoas.

Qual fatores determinam a altura de uma pessoa?

A altura é o resultado de uma combinação de múltiplos fatores genéticos e ambientais. Eis uma equação que pode resumir a opera:

(Genética + Dieta + Hormônios) – Estresse

A sua genética é aquilo que esta escrito no seu DNA, herdado dos seus antepassados, e tem uma participação grande nesta fórmula. A dieta é aquilo que você come: somos aquilo que comemos. Hormônios são estimulantes naturais de crescimento e estão correlacionados a dieta e a genética. Já o estresse, por fim, é o quão você se irrita cotidianamente.

aumentando a altura depois da adolescência

Quando eu paro de crescer?

Estamos geneticamente programados para parar de crescer após o período da adolescência. Isso porque, neste momento, há um clímax da interação entre nutrientes, genes e hormônios. A natureza nos programou para crescermos até o ponto em que estamos aptos a nos reproduzir. Isso vai ocorrer, em média, em duas idades diferentes para homens e mulheres:

Homens18 anos
Mulheres16 anos

Embora existam poucas evidências científicas que alguém pode crescer após este período, existem casos e existem formas naturais de estimular o crescimento durante e após o período da adolescência.

Dicas Naturais para Crescer Durante e Após a Adolescência

crescer mais
Dieta

Dieta

Você é o que você come, como dito anteriormente. A nutrição é a base para tudo que ocorre no nosso corpo, inclusive o crescimento. Então se você deseja ficar mais alto, deve cuidar da sua dieta para que coma todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável. As vitaminas e minerais que vão estimular o seu crescimento é o cálcio, a vitamina B1, a vitamina D, o fósforo e o zinco. Estes nutrientes podem ser encontrados em frutas, legumes, cereais e carnes.

Lembre-se, também, de sempre ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Eis algumas das principais fontes dos nutrientes necessários para o seu crescimento:

Vitamina DCogumelos, peixes, carne de porco e ovo.
CálcioSoja, queijo, vegetais verdes e laticínios.
ZincoAspargos, ervilhas, ovos e ostras.

Exercícios para o Crescimento

como aumentar a altura
Exercícios para o Crescimento

O exercício físico, além de melhorar a saúde de modo geral, estimula os nervos ligados a glândula pituitária, secretando mais HGH, um dos hormônios do crescimento. Esta é uma forma de aumentar a sua altura após o período da puberdade. Duas sugestões da nossa equipe de exercícios eficientes e gostosos de se fazer é a corrida e a natação. Você só vai precisar de um par de tênis esportivo ou de uma assinatura a um clube com piscina.

Sono de Qualidade

durma bem e melhor
Sono de Qualidade

Dormir o suficiente é importantíssimo para que os hormônios responsáveis pelo crescimento sejam liberados. Dormir mau pode tornar a sua produção de hormônios desregulada. O ideal é dormir pelo menos 7 horas por dia. E não considere apenas o tempo de sono, como a qualidade. Uma boa é suplementar cloreto de magnésio, vendido em farmácias, que vai melhorar a qualidade do seu sono.

Pratique Esportes

não seja sedentario
Pratique Esportes

Já falamos dos exercícios físicos. Agora vamos falar de outra prática que te tira do sedentarismo e estimula o seu crescimento. Você já percebeu que jogadores de basquete e nadadores são geralmente mais altos que a média? Os esportes podem estimular o seu crescimento e são uma bela pedida para quem quer ganhar uns centímetros a mais.

Ingira Água

hidratar-se
Ingira Água

A ingestão de água aumenta a hidratação do organismo, que é fundamental para um crescimento saudável. A água vai facilitar a sua digestão, limpar o seu organismo e potencializar o seu metabolismo, impactando diretamente na sua altura.

O ideal para uma hidratação diária é beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Você também deve incluir na sua dieta frutas ricas em água, como pepinos, melancias, etc.

Mantenha a Postura

sente direito
Mantenha a Postura

Uma postura inadequada vai pressionar a medula espinhal comprometendo o seu crescimento. Mantenha sempre a cabeça, ombros e coluna alinhados. Tome cuidado, principalmente, ao utilizar computadores e a forma com que você dorme. É importante também atentar para a postura no momento em que você se senta a uma mesa para fazer uma refeição.

Tome Sol

vitamina D
Tome Sol

A luz do sol é uma das formas mais eficientes de se obter a vitamina D, que auxilia o organismo na absorção do cálcio. Quanto mais sol você receber, maior será o comprimento da sua estrutura óssea. Você pode juntar o útil ao agradável planejando corridas ao ar livre para quebrar o sedentarismo e absorver a vitamina D.

Fortaleça o Sistema Imunológico

mais saúde e altura
Fortaleça o Sistema Imunológico

Doenças vão sempre afetar o progresso do seu crescimento. Portanto, refeições saudáveis, práticas esportivas e bons hábitos vão fortalecer o seu sistema imunológico protegendo-o de patologias sem prejudicar o seu crescimento.

Evite comer alimentos processados, ricos em açúcar e conservantes. Opte sempre por comer a versão integral dos alimentos, além da ingestão de frutas, legumes e verduras diariamente. Considere, também, suplementar um multivitamínico para obter todos os nutrientes necessários para um organismo forte e saudável.

Evite Drogas

faça proerd
Evite Drogas

O álcool e as drogas interferem no crescimento sendo considerados inibidores de crescimento. São fatores críticos quando o assunto é o seu crescimento.

Um inibidor de crescimento pouco conhecido é a cafeína, que pode afetar, principalmente, crianças pequenas. Ela impede o bom sono e, como dito anteriormente, dormir bem faz parte de uma rotina que estimule o crescimento.

Há estudos também relacionando o tabagismo com baixas taxas de crescimento.

Mantenha a Forma

índice de massa corporal
Mantenha a Forma

O seu índice de massa corporal influencia diretamente na sua produção de hormônios que, por sua vez, vai influenciar no seu crescimento. Portanto, a obesidade é um dos males que podem empatar a sua busca pela altura dos sonhos.

Considere visitar um nutricionista caso não consiga manter o índice de massa corporal adequado para a sua idade e altura.

Alongue-se

invista em crescimento
Alongue-se

O alongamento vai fortalecer o seu corpo ajudando a melhorar a sua postura e estimulando o crescimento de massa muscular entre as vértebras. Alongue-se diariamente ao acordar. Segue abaixo um tutorial com um protocolo de alongamento diário para todas as idades:

Ainda que a maior parte de nossa altura seja determinada geneticamente, existem hábitos simples e fáceis que podem estimular o seu crescimento, como vimos neste artigo. Lembre-se de incorporar os hábitos aqui descritos com disciplina para se obter os resultados esperados.

Se este artigo te ajudou, compartilhe com os seus amigos que também buscam uma maior altura. Se você tem dúvidas, comente abaixo que vamos te ajudar!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *