8 Sintomas de Abstinência de Cafeína: Descubra se Esta VICIADO!

Você sabia que a cafeína é uma droga? Ela estimula o sistema nervoso central e pode ser considerada a droga mais consumida do mundo. Uma das bebidas mais famosas que contém cafeína é o café, que costuma ser associado a uma forma de ficar acordado, pois a cafeína é responsável por deixar o cérebro em alerta. Você é viciado em café? E em cafeína? Descubra neste guia se você apresenta os sintomas relacionados a abstinência de cafeína.

Geralmente, os sintomas começam após um dia sem o consumo de cafeína. Confira oito sinais de que isso pode estar acontecendo no seu organismo:

Dores de Cabeça

sentindo dores

Eis um dos sinais mais frequentes de que você esta abstinente de cafeína. Esta substância é responsável pela contração dos vasos sanguíneos do cérebro, tornando o fluxo do sangue mais lento. Quando você deixa de consumi-la, a descontração ocasiona dores de cabeça. Tal dor costuma diminuir na medida que o cérebro se adapta ao novo fluxo de sangue.

Ainda que a abstinência de cafeína cause estas dores, ela pode ser utilizada em alguns medicamentos analgésicos que tratam a mesma dor.

Cansaço

fadiga em excesso

O café, como dito anteriormente, é uma forma popular de injetar energia no corpo. A cafeína é o principal componente presente no café que suscita o estado de alerta. Por isso, o café costuma ser consumido por estudantes ou trabalhadores que precisam ficar horas acordados. Quando se é dependente de café e se elimina-o, você pode se sentir cansado, fadigado, com sono constantemente. Tais sintomas podem surgir logo nas primeiras horas em que se encerra o consumo de cafeína.

Ansiedade

cafeína em falta

A cafeína pode aumentar as batidas do coração, a pressão, o estresse e o cortisol. Assim sendo, pessoas que costumam apresentar sensibilidade à cafeína costumam apresentar sintomas de ansiedade e nervosismo logo que ingerem alguma bebida rica na substância. Ao mesmo tempo que o seu consumo pode causar ansiedade, a sua abstinência igualmente pode gerar os mesmos sintomas. Isso se dá pelo o organismo se tornar dependente a substância. Efeito parecido ocorre com tabagistas abstemos do tabaco.

Caso o consumo de cafeína seja por via de refrigerantes adocicados, a abstinência de açúcar se soma a da cafeína levando a uma ansiedade ainda mais intensa.

Dificuldade de Concentração

poderoso para se concentrar

Muitos estudantes costumam consumir café como forma de se concentrar mais no objeto de estudo. Até mesmo esportistas costumam consumir a substância com esta finalidade. Isso se dá porque a cafeína aumenta a adrenalina, um neurotransmissor que potencializa as capacidades de concentração. Após se acostumar o corpo com a ingestão de cafeína, você pode experimentar dificuldade em se concentrar após encerrar o consumo dela.

Depressão

tristeza profunda

O café também é uma bebida que dá um up no humor. Isso se dá por conta da cafeína bloquear a adenosina, que nos deixa mais em alerta e bem humorados. Alguns estudos chegam a relacionar até mesmo o consumo da cafeína com baixa incidência de depressão – a doença do século. Assim sendo, ao parar de consumir café, você pode sentir uma oscilação de humor, ficando mais irritadiço, que é o sinal que vamos discutir no próximo item.

Irritabilidade

abstinência de cafeína

Se você é viciado em café, provavelmente você deve ficar irritado pela manhã, antes de consumir a primeira xícara. Isso se dá principalmente por conta no vício em cafeína, que fica no seu organismo por cerca de seis horas e apresenta os primeiros indícios de abstinência após este período. Quem esta viciado, dificilmente vai conseguir reduzir a ingestão de cafeína sem se sentir irritado.

Tremores

quadro famoso

Ainda que seja um sintoma pouco frequente em comparação com os demais citados aqui, há a possibilidade dele ocorrer. Dado que a cafeína estimula o sistema nervoso central, é possível sentir tremores ao parar de consumi-la. Isso se dá principalmente nas mãos e acompanhado de sintomas de ansiedade. É por isso que psicólogos e psiquiatras indicam para pessoas ansiosas não consumirem café e bebidas cafeinadas. Caso você experimente este sintoma, procure um médico para entender a causa.

Pouca Energia

fraqueza e fadiga

Por fim, a base da maior parte dos estimulantes (energético, café, refrigerantes) é a cafeína. Embora estas bebidas funcionem, elas levam a dependência de cafeína. Assim sendo, você sempre precisa de mais cafeína para ter energia. Quando você é viciado em cafeína e reduz o seu consumo, você pode experimentar uma fraqueza, uma falta de energia, um sono exagerado, etc.

Como Reduzir os Sintomas Colaterais da Abstinência

Os sintomas descritos acima costumam durar de dois a nove dias. Geralmente, eles agem com mais força logo nos primeiros dias em que você parou o consumo da cafeína. A maior parte dos sinais descritos acima são bem desagradáveis. Por isso, veja as nossas dicas para reduzir tais sintomas:

  • Corte lentamente a cafeína: cortar de uma vez pode ser um choque para um organismo em dependência. Assim sendo, você deve parar gradualmente de consumir cafeína para reduzir os colaterais da abstinência;
  • Opte por bebidas descafeinadas: existem cafés e chás descafeinados que são boas pedidas para quem esta tentando parar com a cafeína por algum motivo;
  • Beba muita água: a hidratação desadequada vai só piorar os sintomas da abstinência;
  • Durma bem: dormir pelo menos nove horas por dia é o adequado para combater alguns dos sintomas descritos acima, como a falta de energia;
  • Medite: a meditação é uma forma natural, fácil e rápida de se reduzir os níveis de estresse e irritação que se elevam após pausar o consumo da substância;
  • Alimente-se adequadamente: uma dieta rica em carboidratos vai ter fornecer energia e nutrientes que reduzem o cansaço causado pela abstinência de cafeína. Recomendamos você conhecer o kefir.

Embora as bebidas cafeinadas sejam deliciosas, elas viciam e podem causar os sintomas aqui descritos no período de abstinência. Qualquer pessoa está suscetível aos sintomas descritos. A parte boa é que eles duram pouco e se você esta tentando parar ou reduzir o consumo de cafeína, as dicas dadas aqui são uma excelente pedida. Seja forte e boa sorte na sua empreitada!

Tem dúvidas em relação aos sinais apresentados aqui? Faça um comentário no campo abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest