Você já ouviu falar das especiarias brasileiras? Cumaru, umburana, priprioca, puxuri e imbiriba são apenas algumas das plantas nativas do país que despertam a atenção de muita gente pelo sabor e aroma característicos. Devido à grande variedade de nutrientes presentes, as especiarias brasileiras são utilizadas tanto na fabricação de cosméticos e remédios quanto no preparo de pratos culinários. Pensando nisso, pesquisamos algumas dessas iguarias para mostrar os benefícios delas, confira:

1. Cumaru

Contra dores encefálicas, reumatismos e doenças respiratórias

Contra dores encefálicas, reumatismos e doenças respiratórias

Aromática e medicinal, a árvore do cumaru é nativa da Amazônia e tem usos tanto na medicina quanto na culinária. Os benefícios dessa planta incluem proteger o coração de doenças cardiovasculares, diminuir sintomas da cólica menstrual e aliviar doenças respiratórias como gripes, asmas e bronquites. Além disso, o cumaru combate aftas, úlceras, feridas, dores de cabeça e reumatismo por causa das propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da planta.

Por outro lado, devido à grande quantidade de cumarina, propriedade também encontrada na baunilha, a semente desta árvore brasileira também é utilizada na culinária para o preparo de doces e sobremesas. Incrível, não é mesmo?

2. Puxuri

Para o tratamento de problemas estomacais e como fixador de fragrâncias

Para o tratamento de problemas estomacais e como fixador de fragrâncias

Descoberto em 1820 por um naturalista alemão na floresta amazônica, o puxurizeiro tem ação antisséptica, desinfetante, carminativa e tônica. A planta é indicada para o tratamento de problemas estomacais, cólicas intestinais, diarreias, gases, insônia, reumatismo e corrimentos vaginais. Além disso, devido à grande quantidade de uma propriedade chamada de safrol, o óleo de puxuri é utilizado pela indústria de cosméticos como fixador de perfumes e fragrâncias.

A semente desta planta tem um sabor característico parecido com cravo, canela e noz-moscada, por isso a especiaria é utilizada para o preparo de muitos pratos, tanto doces quanto salgados.

3. Priprioca

Contra reumatismos, enxaquecas e dores musculares

Nativa da floresta amazônica, a priprioca é uma raiz utilizada na fabricação de perfumes, cosméticos, remédios e comida. Com propriedades antifúngicas, antimicrobianas, afrodisíacas, hidratantes, anti-inflamatórias, analgésicas e aromáticas, a priprioca combate enxaquecas, reumatismos e dores musculares. Semelhante ao sabor de um capim adocicado, a priprioca também é muito utilizada na culinária paraense para dar sabor a diversos pratos.

A geleia dessa especiaria, por exemplo, é um ótimo acompanhamento para pães, torradas e bolos com café. Já estou querendo experimentar e você?

4. Imbiriba

A árvore aromática realça o sabor da cachaça e alivia dores musculares

A árvore aromática realça o sabor da cachaça e alivia dores musculares

Aromática e com sabor levemente picante, a imbiriba é a semente de uma árvore, com mesmo nome, nativa do nordeste brasileiro. A madeira da árvore é utilizada para fazer móveis e realçar sabor a cachaça, enquanto as sementes têm propriedades terapêuticas que tratam dores musculares e distúrbios gastrointestinais como gases, constipações, diarreias, refluxos e cólicas intestinais.

A especiaria ainda é uma opção para substituir a canela na culinária, por isso pode ser utilizada em pratos doces como geleias e chocolates. Quer experimentar? Eu também!

5. Pimenta-de-macaco

Para o bom funcionamento do fígado e combater o mau hálito

Para o bom funcionamento do fígado e combater o mau hálito

A pimenta-do-macaco é uma especiaria aromática nativa do cerrado brasileiro que atua como antisséptico, diurético, adstringente e tônico, além de auxiliar no tratamento da má digestão, na retenção de líquidos e no bom funcionamento do fígado, dos rins e da bile. Também conhecida como pindaíba, pimenta-de-bugre e embira, a pimenta-do-macaco ainda combate hemorragias, trata infecções de pele, alivia os sintomas das hemorroidas, elimina o mau hálito e previne diarreias.

Devido ao seu sabor levemente picante semelhante ao da canela, a especiaria é utilizada para temperar carnes, caldos e doces. Ainda não provei esta especiaria, e você?

6. Umburana

Suas principais características

Contra doenças respiratórias, hemorragias e cólicas menstruais

A umburana é uma árvore nativa da caatinga brasileira que pode alcançar até dez metros de altura. O principal uso desta planta do Nordeste é para o tratamento de doenças do sistema respiratório como sinusite, bronquite, rinite, asma, tosse, gripe e resfriado. Mas a umburana ainda é indicada para o tratamento de inflamações, hemorragias, cólicas intestinais e menstruais, infecções e constipações.

Com efeitos anticoagulantes e antioxidantes, esta planta ainda aumenta a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares, elimina toxinas do organismo, fornece energia física e melhora o foco. E não é só isso, a especiaria é uma ótima opção na culinária brasileira!

Depois de tanto falar do sabor característico dessas iguarias, fiquei até com vontade de experimentar, e você? Dá uma olhada nestas receitas, então:

CRÈME BRÛLÉE DE UMBURANA

  • 500g de creme de leite fresco
  • 300ml de leite
  • 10 Gemas
  • 600g de doce de leite
  • 02 Sementes de umburana quebradas
  • 10 Colheres de sopa de açúcar

Como fazer:

Coloque o leite no fogo e quando levantar fervura, adicione as sementes de umburana. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Acrescente o doce de leite e misture até obter uma mistura homogênea. Após isso, coloque o creme de leite e as gemas, mexendo delicadamente.

Coe a mistura em uma peneira fina de alumínio e coloque nas fôrmas de crème brûlée. Asse no forno em banho-maria por cerda de 25 minutos até começar a firmar. Deixe esfriar e coloque na geladeira por no mínimo três horas. Por último, coloque uma colher de açúcar em cada fôrma de crème brûlée e queime com o maçarico. Deixe repousar por 30 segundos e sirva.

BRIGADEIRO DE CUMARU

  • 400g de leite condensado
  • 200g de creme de leite
  • 60g manteiga sem sal
  • 01 Fava de cumaru ralada

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes no fogo e mexa até que esteja desgrudando do fundo da panela e ficar no ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e deixe esfriar. Enrole os docinhos e polvilhe com cacau em pó ou coco ralado. Aproveite!

MANJAR DE COCO COM CUPUAÇU E CALDA DE PUXURI

  • 01 Litro de leite integral
  • 250ml de leite de coco
  • 200gr de polpa de cupuaçu
  • 160gr de açúcar
  • 01 Xícara de amido de milho
  • 01 Xícara de açúcar (para a calda)
  • 01 fava de puxuri (para a calda)
  • Óleo para untar

Como fazer:

Reserve duas xícaras do leite integral. Na panela, misture o leite de coco, a polpa do cupuaçu, o açúcar e o restante do leite integral. Coloque em fogo baixo e deixe cozinhar até ferver. Em outra panela, misture o amido de milho nas duas xícaras de leite e adicione a mistura do fogo. Após isso, continue mexendo para não empelotar por dez minutos.

Unte com óleo uma forma com furo no meio e coloque a mistura. Deixe esfriar e coloque na geladeira por duas horas. Enquanto isso, prepare a calda com a xícara de açúcar, o puxuri ralado e a água. Leve ao fogo baixo e mexa até atingir o ponto de fio. Desenforme o manjar e cubra com a calda. Sirva-se!

PUDIM DE LEITE COM IMBIRIBA E CASTANHA DO PARÁ

  • 03 Xícaras de açúcar (uma para o caramelo e duas para o pudim)
  • 01 Litro de leite integral
  • 01 Colher de sopa de bagas de imbiriba
  • 08 Ovos peneirados
  • 150g de castanha-do-pará moída

Como fazer:

Leve ao fogo médio em uma panela o leite, as duas xícaras de açúcar e a imbiriba. Deixe ferver, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por uma hora. Coe a mistura em uma vasilha, adicione os ovos peneirados e a castanha moída. Mexa até obter uma mistura homogênea.

Faça o caramelo com o restante do açúcar em uma fôrma própria para pudim e acrescente a massa. Cozinhe o pudim em banho-maria em forno preaquecido a 160° até obter consistência firme. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerda de 6 horas para firmar. Desenforme como qualquer outro pudim e sirva-se!

Gostou de saber sobre as especiarias brasileiras? Conhece alguma outra? Tem uma receita legal como sugestão? Deixa aqui a sua dica!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Especiarias Culinárias Brasileiras [Lista das Mais Gostosas]. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in: