Muito utilizadas para temperar pratos, as especiarias se destacam pelo sabor e aroma singular que possuem. Diferente das ervas aromáticas, que utilizam principalmente as folhas, as especiarias podem ser flores, frutos, sementes, cascas, caules ou raízes de plantas. O nome que designou tais produtos ficou conhecido na época da exploração europeia ao continente asiático, ou melhor dizendo, a região que ficou conhecida como Índias. Pensando nisso, separamos algumas dicas de especiarias que são do outro lado do planeta, mas nem imaginávamos. Quer saber quais são? Dá uma olhada nestes temperos:

1. Gengibre: para ajudar a perder peso e evitar doenças respiratórias

raiz poderosa
GENGIBRE

Especiaria com sabor picante e aroma forte, o gengibre é utilizado para preparar as mais variadas receitas, desde sopas, ensopados e carnes, até doces, sucos e chás. Devido a nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, C, D e B6, a especiaria alivia sintomas de doenças como gripes, resfriados, asmas e artrite, bem como combate o envelhecimento precoce, evita úlceras, previne o câncer e regula a pressão arterial.

Além disso, por causa do grande efeito termogênico, esta especiaria aumenta o metabolismo e a queima de gordura, auxiliando no emagrecimento. Gostou do gengibre? Espera um pouco que ainda tem mais especiarias pra você conhecer!

2. Pimenta-do-reino: contra retenção de líquido, azias e constipações

acelerar o metabolismo

Um dos temperos mais conhecidos e apreciados pelo mundo afora é a pimenta-do-reino. Muito utilizada para temperar carnes, molhos, sopas e saladas, este tipo de pimenta tem um leve sabor picante e combina com qualquer prato. Rica em potássio, sódio, cálcio, ferro e magnésio, bem como vitaminas A, C e D, esta especiaria acelera o metabolismo, inibe o desejo de fumar e diminui a retenção de líquidos.

Por causa do autopoder antibacteriano, a pimenta-do-reino ainda elimina muitas bactérias estomacais e ajuda o sistema digestivo na absorção de nutrientes, combatendo a sensação de gases, azias e constipações. Adoro pimenta-do-reino e você?

3. Canela: protege o cólon e o fígado de câncer, além de aliviar dores musculares

Nativa do Sri Lanka, a canela, assim como o gengibre, é outra especiaria utilizada para preparar pratos tanto doces quanto salgados. Fonte de sódio, potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, C e D, a canela age como digestivo natural e ajuda na perda de peso, retardando a sensação de fome e promovendo saciedade por mais tempo.

Além disso, esta especiaria alivia a dor muscular, uma vez que tem ação anti-inflamatória, e ajuda a controlar o nível de açúcar do sangue, melhorando as condições de pessoas com diabetes. Devido à presença de substâncias como Cinamaldeído e o Eugenol, a canela também previne o câncer de cólon e de fígado. Gostou? Eu também!

4. Noz-moscada: para combater os sintomas da depressão e ter um sono mais tranquilo

Descoberta na Indonésia, a noz-moscada é uma especiaria rica em óleos essenciais, vitaminas e sais minerais que previnem muitas doenças. Por causa da presença de vitaminas do complexo B, esta especiaria é ótima para o sistema nervoso, pois melhora a concentração, reduz a ansiedade, combate os sintomas de depressão e previne doenças como o mal de Alzheimer.

Rica em cálcio, magnésio, ferro, zinco, potássio, cobre, ácido fólico e vitaminas A e C, a noz-moscada também alivia cólicas menstruais, dores de dente, constipações, diarreias e gases, bem

como previne o envelhecimento precoce, combate a insônia e melhora sintomas de doenças respiratórias como asmas e bronquites. Tem receitas maravilhosas com esta especiaria!

5. Cúrcuma: para regular a pressão arterial e reduzir o colesterol

o que é

Também conhecida como falso açafrão, raiz-de-sol e açafrão-da-índia, a cúrcuma é uma planta de origem indiana com propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e digestivas. Fonte de fibras, proteínas, ferro, magnésio, cálcio, manganês e vitaminas B e C, esta especiaria regula a pressão arterial, reduz o colesterol, previne vários tipos de câncer, combate artrites, melhora a digestão, assim como protege o sistema nervoso de doenças como o Mal de Alzheimer e Parkinson.

A raiz da cúrcuma, seca e moída, ainda é utilizada como condimento no preparo de receitas culinárias e medicamentos ou para o tingimento de tecidos por causa da sua cor vibrante. Incrível o que essa especiaria pode fazer, não é mesmo?

Veja também as especiarias brasileiras!

6. Cravo-da-índia: para aliviar dor de dente, repelir insetos e relaxar os músculos

tempero
Cravo

Originário das Ilhas Molucas na Indonésia, o cravo-da-índia é um poderoso antioxidante, antisséptico, anti-inflamatório, aromatizante e antibacteriano. Rico em manganês, cálcio e vitaminas A, C, E e K, esta especiaria é utilizada como condimento no preparo de alimentos, como remédio contra doenças ou como cosmético para hidratação e proteção da pele.

Por causa disso, o cravo-da-índia é recomendado para melhorar a digestão, evitar o envelhecimento precoce, eliminar tosse e catarro, bem como repelir insetos, cicatrizar feridas, aliviar dor de dente e relaxar os músculos. Na época das viagens marítimas, o cravo era tão valorizado que um quilo da especiaria equivalia a sete gramas de ouro, dá pra acreditar?

7. Feno-grego: para controlar o diabetes e aliviar sintomas da menopausa e da TPM

para controlar o diabetes e aliviar sintomas da menopausa e da TPM

O feno-grego é uma espécie de trigo de origem paquistanesa e indiana, também conhecido como alfarva ou alforva. Rico em cálcio, ferro, zinco e vitaminas A, C e do complexo B, esta especiaria regula o colesterol, melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, diminui os sintomas da menopausa e da TPM, controla o diabetes, bem como auxilia no tratamento de gastrite, anemia, faringite, hemorroidas, caspa, queda de cabelo e inflamações de pele como furúnculo.

Além disso, a especiaria aumenta a massa muscular, reduz a gordura corporal, proporciona mais disposição para as atividades cotidianas e estimula a produção de leite em mulheres que estão amamentando. Quer comprar esta erva? Você encontra em lojas de produtos naturais ou em mercados. Experimente!

8. Semente de mostarda: melhora a visão e fortalece os cabelos, ossos e dentes

Faz bem aos ossos e combate a osteoporose

Outra especiaria que não poderia ficar de fora dessa lista é a semente de mostarda. Obtida de plantas como a mostarda branca, a mostarda amarela e a mostarda preta, essas sementes são utilizadas como especiaria há bastante tempo, sendo, inclusive, mencionada em várias religiões. Diferente do molho de mostarda, feito a partir das sementes, as sementes conservam todos os nutrientes, protegendo o organismo contra muitas doenças.

Rica em vitaminas K, C, A e E, a semente de mostarda ajuda a emagrecer, combate o envelhecimento precoce, fortalece os cabelos, melhora a visão, evita doenças cardiovasculares, assim como fortalece os dentes e ossos. O chá feito com essas sementes é indicado, inclusive, para gripes e resfriados por causa do seu efeito termogênico. Vai experimentar?

Gostou de saber um pouco mais sobre as especiarias da índia? Conhece alguma outra? Deixa aqui o seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Especiarias Culinárias da Índia [Lista das + Gostosas]. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

,