8 Maiores Benefícios de Comer Grão-de-Bico [+Saúde]

Muito distribuído na Índia e no Mediterrâneo, o grão-de-bico é uma leguminosa rica em nutrientes utilizada na culinária para fazer sopas, saladas e pastas. Existem dois tipos de grão-de-bico: o grão-de-bico-kabuli, que é o mais consumido no Brasil, com coloração bege, casca fina e leve; e o grão-de-bico desi com coloração mais escura, casca dura e menor que o kabuli, este grão é mais comercializado nas regiões da Ásia, Irã, Etiópia e México. Como os nutrientes do grão-de-bico são ótimos para a saúde, buscamos descobrir alguns benefícios desta leguminosa e como incluí-la no seu cardápio. Dá uma olhada:
Conteúdo
- 1. Evita câncer de mama e regula o colesterol
- 2. Protege o sistema cardiovascular
- 3. Promove bem-estar e protege o sistema nervoso
- 4. Melhora o trânsito intestinal
- 5. Fortalece os ossos e dentes
- 6. Evita anemias e desintoxica o organismo
- 7. Ajuda emagrecer e controla os níveis de glicose
- 8. Fortalece o sistema imunológico e evita inflamações
1. Evita câncer de mama e regula o colesterol

O grão-de-bico é bom para a saúde feminina, uma vez que esta leguminosa repõe as quantidades de ferro que as mulheres perdem durante a menstruação. Por outro lado, essa leguminosa possui uma boa quantidade de ácido fólico que auxilia as grávidas na formação do feto e mantém unhas e cabelos saudáveis. Além disso, o grão-de-bico previne o câncer de mama por ser fonte de saponinas, nutrientes que também ajudam a regular o colesterol e a controlar o nível de açúcar no sangue.
2. Protege o sistema cardiovascular
Como as saponinas e as fibras solúveis que o grão-de-bico contém ajudam a diminuir os níveis de colesterol, esta leguminosa é ótima para proteger o sistema cardiovascular. Além disso, esses grãos ainda têm potássio, um sal mineral que age como vasodilatador e favorece para a diminuição da pressão arterial. Por outro lado, o ácido fólico protege o sistema circulatório e contribui junto com os outros nutrientes para evitar infartos e, inclusive, AVC.
3. Promove bem-estar e protege o sistema nervoso

O grão-de-bico tem triptofano, um aminoácido que produz a serotonina, hormônio que gera as sensações do bem-estar, autoconfiança e satisfação. A leguminosa também é rica em vitaminas A, E, K e do complexo B que atuam diretamente no sistema nervoso e diminuem sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Por isso, consumir grãos-de-bico faz bem para a saúde mental e emocional. Gostou? Eu também!
4. Melhora o trânsito intestinal
Outro grande benefício do grão-de-bico é regular o trânsito intestinal, pois este grão é rico em fibras e proteínas que ajudam a formar o bolo fecal, diminuem constipações e previnem a diverticulite e a síndrome do intestino irritável. No entanto, por ter uma grande quantidade de fibras, o grão-de-bico não deve ser consumido em excesso por pessoas que tem gastrite, pois pode provocar gases e dores de estômago. Portanto, coma com moderação!
5. Fortalece os ossos e dentes

Consumir grão-de-bico fortalece os ossos e dentes, por ser rico em sais minerais como cálcio, magnésio e fósforo. Mesmo em quantidade menor, esse grão ainda contém vitamina K que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo, por isso a leguminosa é recomendada para combater osteoporose, reumatismo, cáries, unhas fracas, fraturas e outras doenças causadas pela falta de cálcio no organismo, como doenças renais, pressão alta e insônia.
6. Evita anemias e desintoxica o organismo
Como o grão-de-bico é abundante em ferro, proteínas e amido, consumir os grãos desta leguminosa ajudam a desenvolver a massa muscular, a evitar anemias e a ter mais disposição para a prática de atividades físicas. Além disso, este alimento tem uma boa quantidade de
antioxidantes que auxiliam no processo de desintoxicação do organismo, como o molibdênio. Esta substância não só ajuda eliminar toxinas do corpo, como também alivia sintomas de asma.
7. Ajuda emagrecer e controla os níveis de glicose

Grãos-de-bico são pobres em água e gorduras, além de não terem colesterol, por isso são ótimos para aqueles que querem emagrecer. Rico em fibras e proteínas, esta leguminosa promove maior tempo de saciedade por tornar o processo de digestão mais lento. Por outro lado, o grão de bico é ótimo para pessoas que tem diabetes, uma vez que estes grãos são ricos em zinco, mineral que ajuda a regular o nível de glicose no sangue
8. Fortalece o sistema imunológico e evita inflamações

Por ser rico em Vitamina A, C e Zinco, o grão-de-bico também fortalece o sistema imunológico, ajuda na cicatrização de feridas e combate o cansaço. O Zinco ainda ajuda a prevenir resfriados, gripes e outras doenças que atacam o sistema imunológico, e a vitamina A evita doenças oculares. Por outro lado, a vitamina C aumenta a resistência do organismo e evita doenças inflamatórias. Incrível, não é mesmo? Agora vou querer incluir estes grãos no meu cardápio, e você? Dá uma olhada então nestas receitas com grão-de-bico:
SALADA DE GRÃO-DE-BICO COM BACALHAU
- 300g de bacalhau
- 200g de grão-de-bico cozido e escorrido
- 02 Colheres (sopa) de cebola picada
- 01 Tomate sem sementes cortado em cubinhos
- 01 Colher (sopa) de salsinha picada
- 04 Colheres (sopa) de azeite de oliva
- 02 Colheres (sopa) de suco de limão
- 10 Azeitonas pretas picadas
- Pimenta-do-reino a gosto
Como fazer:
Dessalgue o bacalhau deixando de molho na água por 12 horas. Troque a água pelo menos duas vezes para tirar o sal. Após isso, cozinhe o bacalhau em água fervente, escorra e retire a pele e as espinhas. Desfie em lascas e coloque em um recipiente. Após isso, acrescente o grão-de-bico, a cebola, o tomate, a salsinha e a azeitona. Tempere com pimenta-do-reino, azeite e limão. Acrescente sal, se necessário, e conserve na geladeira até o momento de servir.
MACARRÃO DE GRÃO-DE-BICO
- 02 Xícaras e meia de farinha de grão-de-bico
- 01 Xícara de farinha de arroz
- 02 Ovos
- 01 Pitada de sal
- 02 Colheres de sopa de água
Como fazer:
Coloque a farinha de grão-de-bico sobre uma superfície limpa, resistente e lisa. Faça um buraco no meio da farinha e adicione o ovo e o sal. Misture com as mãos até formar uma pasta dura que não grude nos dedos. Acrescente água ou mais farinha de grão-de-bico, de acordo com a necessidade.
Após isso, polvilhe a superfície com a farinha de arroz para sovar a massa. Sove a massa por 3 ou 4 minutos mais ou menos. Com um rolo de macarrão, estique a massa e corte com uma faca na largura desejada. Coloque para cozinhar por 20 minutos em água fervente e sirva com o molho que preferir. Fica uma delícia!
Conhece algum outro benefício do grão-de-bico? Gostou das nossas receitas? Sabe de alguma outra? Compartilha aqui com a gente!

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.
0 comentário