15 SUPER Alimentos Naturais e Saudáveis Bons para o Fígado

Toda vez que passa dos limites com aquelas comidinhas gordurosas deliciosas, ou excede a quantidade do chopinho com os amigos você lembra da existência do seu fígado?

Claro, quando comete alguns excessos, é normal que a atividade desse órgão fique sobrecarregada, fazendo você sentir aquele mal-estar característico.

Mas e normalmente, você tem ideia da importância do fígado para sua saúde?

Sabe que tipos de alimentos ajudam e protegem no dia a dia?

Entender a importância e o funcionamento do fígado pode fazer toda a diferença na hora da escolha da sua alimentação, para evitar os famosos excessos e, principalmente, prevenir as doenças hepáticas.

MAS AFINAL, PARA QUE SERVE O FÍGADO?

A maior glândula do corpo humano tem inúmeras funções no organismo.

As mais importantes são de digestão e purificação:

  • Metabolismo dos lipídeos
  • Metabolismo das proteínas e conversão da amônia em ureia
  • Armazenamento e liberação de glicose
  • Síntese da maioria das proteínas do plasma
  • Armazenamento de vitaminas como A, B12, D, E e K
  • Armazenamento de sais minerais como ferro e cobre
  • Eliminação de todas as impurezas como gorduras, álcool, drogas e químicas de medicamentos
  • Produção da bile, cuja função é digerir gorduras
  • Destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias

QUANDO ELE FALHA

Como o fígado é responsável por tantas funções metabólicas, quando ele falha produz diversos sintomas no corpo. Dentre eles náuseas, perda de apetite, gosto amargo na boca, cansaço, acúmulo de líquidos no abdômen, sangramento digestivo, manchas roxas na pele, dor abdominal e icterícia (coloração amarelada na pele, olhos e mucosa, devido ao excesso de bilirrubina).

Podem aparecer em casos mais simples, mas também em doenças sérias como as hepatites virais, cirrose hepática, insuficiência hepática e fibrose. Então nunca despreze os sintomas.

CUIDANDO DO FÍGADO

Manter o fígado saudável é muito importante para sua vida cotidiana, não só em caso de doenças.

  • Para começar, evite os excessos de álcool, o cigarro e fique longe das drogas.
  • Pratique exercício regularmente
  • Evite o consumo de açúcar.
  • Segundo a medicina tradicional chinesa, a emoção como a raiva e a ira danificam o fígado. Uma recomendação é realizar atividades que ajudem a canalizar a raiva como as artísticas ou os esportes.

Mas principalmente, mantenha uma alimentação rica e equilibrada.

Confira alguns alimentos para manter o fígado saudável:

– TOMATE

fruta

São ótimos para desintoxicar o fígado, pois possuem uma proteína chamada glutationa que exerce essa função. Também contém licopeno que protege contra o câncer de mama, pulmão e pele.

– ALHO

Contém enxofre que ativa enzimas hepáticas, acelerando a eliminação de toxinas. Além disso, a alicina e o selênio presentes no alho são nutrientes que protegem o fígado e ajudam na desintoxicação.

– FOLHAS VERDES

saúde do fígado

São importantes na limpeza do efeito de metais pesados que danificam o fígado. Acionam a criação de bile e eliminam pesticidas e herbicidas. Inclua na alimentação diária folhas como espinafre, rúcula, acelga, agrião, entre outras.

– CENOURA CRUA

dicas de nutrientes
CENOURA

São como um remédio natural para o fígado, pois além de glutationa, a cenoura possui betacaroteno e flavonoides que vão auxiliar para manter sua pele saudável e cuidar do seu coração.

– BETERRABA

o que comer

É um purificador do sangue, o que auxilia a função do fígado e a produção de nutrientes. Também são ricas em antioxidantes e nutrientes importantes.

– COUVE FLOR E BRÓCOLIS

verduras

Aumentam a quantidade de glucosinolato e, consequentemente a produção de enzimas no fígado. Também absorvem as toxinas do sangue, devido ao seu alto teor de gordura.

– REPOLHO

legumes

Também possui glucosinolatos, fornecendo enzimas hepáticas que ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

– AZEITE DE OLIVA

óleo natural

É considerado uma gordura saudável, que dá suporte ao fígado, oferecendo uma base líquida capaz de sugar as toxinas.

Também possuem essa propriedade o óleo de cânhamo e a semente de linho.

– NOZES

dicas de alimentos

É outro alimento considerado uma gordura saudável, as nozes ajudam o corpo a produzir mais glutationa, eliminando substâncias nocivas e desintoxicando.

– ABACATE

verde

Outro exemplo de gordura saudável, é auxiliar na produção da glutationa.

– FRUTAS CÍTRICAS

alimentos para o fígado

Ricas em antioxidantes e Vitamina C, as frutas cítricas melhoram a limpeza natural do fígado, ajudando-o a eliminar as toxinas. Recomenda-se o consumo diário de sucos de laranja, limão ou toranja.

O chá feito da casca do limão também é recomendado, pois suas fibras naturais ajudam na digestão de lipídeos acumulados no sistema hepático.

– MAÇÃ

verde e vermelha

Ajudam a liberar toxinas pelo sistema digestivo, colaborando com o trabalho do fígado e sua pureza.

– CHÁ VERDE

poderoso

O chá verde é famoso pela quantidade de antioxidantes. As catequinas, presentes nesta erva, são comprovadamente reconhecidas por seus benefícios às funções hepáticas.

– CHÁ DE CARDO MARIANO

O Cardo Mariano tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, antioxidantes, depurativas. Facilita a digestão e ajuda a tratar os problemas hepáticos. Pode ser encontrado também em farmácias em formato de cápsulas.

– CHÁ DE HORTELÃ

delicioso

O chá de hortelã é digestivo, além disso, aumenta a capacidade de eliminação de resíduos acumulados no fígado e no cólon.

Cuidar da saúde nunca é demais. Evitar excessos é muito importante, comidas gordurosas, industrializadas e bebidas em pouca quantidade não causam graves problemas, mas a alimentação diária saudável e natural ainda é a maneira mais simples e saborosa de proteger o organismo. Sendo assim, pense em mudar o estilo de vida e proteger seu o organismo, só vai fazer bem.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest