20 MELHORES Frutas Ricas em Vitamina C e Antioxidantes [Nutricionista]

Todo mundo já ouviu falar sobre a importância da ingestão de vitaminas na nossa alimentação. Alguns até tomam algum tipo de suplemento para corrigir o déficit do dia a dia. Entre todas as vitaminas, a mais popular é, certamente, a Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico.

Nosso corpo não produz a Vitamina C e, portanto, dependemos dos alimentos para suprir a demanda desse nutriente no nosso organismo. A falta de Vitamina C pode gerar diversos problemas de saúde e complicações como: fadiga, depressão, anemia, alterações de humor, problemas bucais, infecções, inflamações, dores musculares, entre muitos outros.

Para te ajudar a aumentar a ingestão desse importante nutriente no dia a dia, preparamos uma lista com as vinte frutas com a maior concentração de Vitamina C.

SPOILER: A laranja não é a número 1 da lista! Confira:

20. MARACUJÁ

frutas que desincham
MARACUJÁ

Concentração de Vitamina C: 30 mg / 100 g

Conhecido por ser um calmante natural, o maracujá é rico em vitaminas dos complexos A, B e C. A polpa, além de deliciosa e muito versátil em sucos e sobremesas, possui vários nutrientes e antioxidantes que agem contra o envelhecimento precoce do organismo. As sementes, batidas em suco, por exemplo, também têm função de vermífugo e até as fibras da casca do maracujá ajudam na digestão e no controle da diabetes.

19. ABACAXI

frutas
ABACAXI

Concentração de Vitamina C: 48 mg / 100 g

O abacaxi é uma fruta tipicamente tropical que, além de ser rico em Vitamina C, possui ação anti-inflamatória, atenuando dores musculares e nas articulações. Abundante em água e fibras, o abacaxi também é uma boa opção para quem deseja perder peso.

18. LIMÃO

usos da fruta

Concentração de Vitamina C: 53 mg / 100 g

Presente na maioria dos lares brasileiros, o limão é muito utilizado nos sucos e nos temperos, por sua acidez acentuada. Além da Vitamina C, o limão é benéfico no controle da pressão arterial, alívios dos sintomas do stress e depressão e fortalecimento do sistema imunológico.

17. MORANGO

vermelhinhos e docinhos
-MORANGOS SÓ OS ORGÂNICOS

Concentração de Vitamina C: 58,8 mg / 100 g

mais saudáveis do mundo

Fruta preferida de muitas pessoas, o morango tem baixo valor calórico (em média, 5 kcal por unidade) e age contra o envelhecimento precoce, na prevenção de doenças cardiovasculares e como anti-inflamatório natural.

16. LARANJA

nutrição completa

Concentração de Vitamina C: 59 mg / 100 g

A laranja é, comumente, o alimento mais associado à Vitamina C. Além de também ser rica em ácido fólico, cálcio, potássio e outros minerais, a laranja é um poderoso antioxidante natural, agindo contra doenças cardiovasculares e degenerativas.

15. CARAMBOLA

na árvore
Carambola

Concentração de Vitamina C: 60,9 mg / 100 g

Originária da Ásia, a carambola é uma fruta exótica de formato muito peculiar (que lhe rendeu o nome, em inglês, starfruit). A Vitamina C e os outros nutrientes presentes na carambola previnem gripes e resfriados e ajudam o corpo a combater os radicais livres. Mas atenção: a carambola não é indicada para quem tem problemas renais!

14. POMELO

uma delícia
Pomelo

Concentração de Vitamina C: 61 mg / 100 g

Considerado a maior das frutas cítricas, o pomelo é ainda pouco conhecido no Brasil, apesar de ter uma adaptação climática bastante versátil. Parecido com uma enorme laranja, o pomelo ajuda a melhorar as funções digestivas, reduz a incidência de cólicas e aumenta a resistência dos ossos.

13. MAMÃO

benefícios para o corpo e a saúde

Concentração de Vitamina C: 62 mg / 100 g

O mamão é altamente recomentado por sua riqueza em nutrientes. Além de muito saboroso, o mamão diminui o risco de diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

12. CAQUI

fruta laranja
Caqui

Concentração de Vitamina C: 66 mg / 100 g

O caqui é uma fruta originária do Japão, mas muito consumida entre os brasileiros. Suas propriedades atuam diretamente no sistema imunológico, trazem benefícios à visão e previvem alguns tipos de câncer e o envelhecimento precoce.

11. LICHIA

fonte de vitamina C
Lichia

Concentração de Vitamina C: 71,5 mg / 100 g

A lichia é uma fruta extremamente saborosa e tradicional durante o verão no Brasil. Seu consumo reduz o colesterol ruim, ajuda a proteger e rejuvenescer a pele e melhora a saúde dos cabelos e das unhas.

10. TOMATE

ideias do que comer
TOMATE

Concentração de Vitamina C: 90 mg / 100 g

O tomate também está presente no cardápio das famílias brasileiras. Muito utilizado em molhos e saladas, o tomate ajuda a diminuir a retenção de líquidos, combate doenças cardiovasculares e previne doenças nos olhos como a catarata.

09. KIWI

muito bom
KIWI

Concentração de Vitamina C: 92,7 mg / 100 g

Considerado uma das frutas mais nutritivas do mundo, o kiwi é rico em magnésio e potássio, proporcionando, através de seu consumo, uma pele mais saudável, controle da pressão arterial e prevenção de doenças cardíacas.

08. CAJU

do pará
Caju

Concentração de Vitamina C: 95 mg / 100 g

Tradicionalmente brasileiro, o caju é uma excelente fonte de energia para a realização de exercícios físicos. Além disso, tanto a polpa do caju quanto a sua castanha ajudam a proteger o coração e prevenir doenças cardiovasculares.

07. MELÃO

pode dar
MELÃO

Concentração de Vitamina C: 105 mg / 100 g

Quanto mais maduro estiver, mais nutritivo é o melão! A polpa da fruta é rica em potássio e muito recomendada para o controle da pressão arterial e as sementes são uma excelente fonte de cálcio para o organismo.

06. TANGERINA

fruta laranja
Tangerina

Concentração de Vitamina C: 110 mg / 100 g

Conhecida em algumas regiões do país como mexerica ou bergamota, a tangerina fortalece o sistema imunológico e pela grande quantidade de fibras e nutrientes, favorece o sistema digestório e o trato intestinal.

05. GROSELHA

fruta vermelha
Groselha

Concentração de Vitamina C: 181 mg / 100 g

Apesar de não ser muito popular no Brasil, a groselha (em especial, a groselha-preta) é riquíssima em vitaminas e nutrientes. Seu consumo está associado à redução dos efeitos de inflamações, como a artrite, infecções urinárias e doenças oculares como catarata e miopia.

04. GOIABA

amadurecendo
GOIABA

Concentração de Vitamina C: 228 mg / 100 g

Com sabores e aromas muito característicos, a goiaba previne diversas doenças do coração, além de atuar na diminuição do colesterol ruim, aumento do colesterol bom e no controle da pressão arterial.

03. AMALAKI

deliciosa
Amalaki

Concentração de Vitamina C: 700 mg / 100 g

Abrindo o nosso Top 3, uma fruta quase totalmente desconhecida pelos brasileiros. O amalaki é muito tradicional na Índia e é amplamente utilizado pela medicina Ayurveda. Seu consumo está associado ao rejuvenescimento, aumento do metabolismo, controle da pressão arterial e nível de glicose e nutrição de pele, unhas e cabelos.

02. ACEROLA

rica em vitamina c
Acerola

Concentração de Vitamina C: 1678 mg / 100 g

Na vice-liderança do ranking está a acerola, bastante popular no Brasil. Além de muito saborosa, a acerola tem uma altíssima concentração de Vitamina C e, portanto, é extremamente benéfica para o sistema imunológico. As propriedades da acerola também melhoram a saúde dos olhos e previnem alguns tipos de câncer.

01. CAMU-CAMU

fruta exótica
Camu camu

Concentração de Vitamina C: 2606 mg / 100 g

O campeão entre as frutas com a maior concentração de Vitamina C é tradicional da Amazônia e ainda pouco conhecido em outras partes do Brasil. Alguns rankings colocam o camu-camu no topo da lista de alimentos com a maior concentração de Vitamina C, não considerando somente as frutas! O camu-camu previne diversas infecções virais, inflamações como artrite e gengivite e atua até no combate à depressão.

Aprenda mais sobre este nutriente no vídeo abaixo:

E aí? Teve alguma surpresa com as frutas da nossa lista? Como está a ingestão de Vitamina C no seu cotidiano? Já colocou mais frutas na sua próxima lista de compras? Comente abaixo e também deixe suas dúvidas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *