4 MELHORES Óleos Essências para o Tratamento Natural da Depressão!

A natureza dispõe de recursos incríveis par ao tratamento natural da depressão. Já escrevemos sobre as ervas que curam a depressão. Também escrevemos sobre a musicoterapia. Hoje, vamos tratar dos óleos essenciais. A depressão é uma doença mais comum do que imaginamos. Você pode estar convivendo com alguém deprimido e nem perceber. Há alguns sintomas que podem indicar que alguém sofre de depressão: cansaço crônico, tristeza intensa, mau humor, baixa libido, baixa auto-estima, falta de apetite, entre outros. Tais pessoas costuma fugir de tarefas cotidianas e do convívio social. Felizmente, há tratamentos psiquiátricos e psicológicos que podem combater eficientemente a depressão, amenizando os seus sintomas e até mesmo eliminá-la. Em conjunto com estes tratamentos, você pode utilizar métodos naturais para remediar o estado depressivo. Neste artigo, vamos tratar dos óleos essenciais para tratar a depressão.

Estudos científicos já demonstraram a eficiência da aromaterapia no tratamento da depressão. Você sabe como eles funcionam? Ao inalar um aroma, ele vai diretamente para o seu cérebro, ativando certas emoções. Isso porque o sistema límbico é estimulado pela a nossa percepção olfativa. E quais são os óleos essenciais mais eficientes para isso? Listamos os quatro mais poderosos deles.

Bergamota

óleos essenciais para depressão
Bergamota

O óleo de bergamota funciona como um estimulante natural, sendo recomendadíssimo para ser utilizado em um tratamento da depressão. Ele estimula o cérebro a criar sensações de bem estar, energizando o corpo. Além disso, ele estimula a circulação sanguínea.

Um estudo feito em 2011, na Tailândia, mostrou que o óleo essencial de bergamota reduziu os sintomas da ansiedade em ratos. Outro estudo do mesmo ano mostrou a mesma eficiência em humanos – foi utilizada uma combinação do óleo essencial de bergamota com o óleo essencial de lavanda (muito utilizado no tratamento natural da ansiedade).

Como Usar?
Aplique três gotinhas de óleo essencial de bergamota na sua mão e respire o aroma lentamente.

Lavanda

o que utilizar para acne

Já escrevemos um artigo inteiro sobre os diversos benefícios deste óleo. Ele é utilizado a séculos para o tratamento de disfunções do humor. Um estudo feito pelo International Journal of Psychiatry, importante publicação científica sobre psiquiatria, demonstrou que cápsulas de 80 miligramas contendo óleo essencial de lavanda foram eficientes no alívio dos sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, tal estudo demonstrou que esta terapia não continha efeitos colaterais, sendo bastante segura (diferente de alguns medicamentos para ansiedade e depressão com diversos efeitos colaterais).

Outro estudo, de 2012, foi feito com mais de vinte mulheres que apresentavam depressão pós-parto. Tal estudo demonstrou que a difusão de óleo essencial de lavanda em suas casas reduziram consideravelmente os sintomas da depressão pós parto com quatro semanas de tratamento.

Um terceiro estudo foi feito com pessoas que sofriam de transtorno de estresse pós-traumático (que é um distúrbio onde o indivíduo não consegue se recuperar após vivenciar um grande trauma). O óleo essencial de lavanda melhorou significativamente o humor dos indivíduos, reduzindo a depressão em 32%.

Como Usar?
Para usá-lo, você pode colocar o óleo de lavanda em um difusor antes de dormir. Outra forma de utilizá-lo é aplicar algumas gotinhas atrás das orelhas.

Camomila

para ansiedade
Óleo de Camomila

A camomila (matricaria recutita) é uma erva medicinal poderosíssima quando falamos de estresse, depressão e ansiedade. Ela é um calmante natural em suas várias formas (chá, cápsulas, extrato, óleo, etc.). Embora seja um remédio da vovó, a ciência já vem confirmando os seus benefícios no tratamento de tais condições. Há, inclusive, um estudo demonstrando como o óleo essencial de camomila age no tratamento da ansiedade e da depressão.

Como Usar?
Coloque óleo essencial de camomila em seu difusor elétrico ou vela de aromaterapia antes de dormir.

Ylang Ylang

aromaterapia
Óleo de Ylang Ylang

Ainda que tenha um nome lúdico, o ylang ylang (pronuncia-se iangue-inague) tem benefícios impagáveis para lidar com os sintomas do humor deprimido. O óleo essencial de Ylang Ylang é feito a partir da planta cananga odorata, que tem uma bela flor amarela. A inalação dele promove resultados imediatos para aliviar sintomas da depressão. Ela atua atenuando emoções como a raiva, a baixo auto-estima e até mesmo o ciúmes. A ylang ylang é considerada um sedativo natural, com ação calmante e relaxante.

Como Usar?
Para usá-lo, basta aplicar este óleo em um difusor elétrico ou mesmo massageá-lo topicamente na sua pele (com a adição de um óleo transportador, como o óleo de jojoba ou o óleo de coco).

Agora que você conferiu quatro dos melhores óleos essenciais para um tratamento natural da depressão, confira a receita de um óleo de massagem que combina vários óleos para um efeito mais poderoso.

Como Fazer um Óleo de Massagem para Depressão

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 20 Gotinhas de óleo essencial de lavanda (de boa qualidade)
  • 20 Gotinhas de óleo essencial de camomila (de boa qualidade)
  • 10 Gotinhas de óleo essencial de uva (de boa qualidade)

Passo a passo

Aprenda a fazer com o passo a passo abaixo:

  1. Em um frasco de vidro limpo, misture todos os ingredientes listados acima;
  2. Aplique-o no seu corpo e faça uma boa massagem. Você também pode levá-lo para o seu massagista favorito;

Você pode, também, fazer uma auto-massagem nas mãos e pescoço com ele todos os dias, antes de dormir.

Cuidados, Precauções e Contra-Indicações

Os óleos essenciais são relativamente seguros para o uso, tanto por via da inalação, quanto pelo uso tópico. Porém, vale dizer que o uso deve ser feito com moderação. Não recomendamos a ingestão via oral de tais óleos. É válido também dizer que o uso excessivo pode causar reações alérgicas (ao fazer o uso tópico, teste em uma pequena região do corpo para identificar possíveis reações alérgicas).

Sempre fale com o seu médico antes de iniciar o uso de qualquer óleo da aromaterapia – principalmente para grávidas, crianças e lactantes.

Opte sempre por produtos puros, de qualidade.

Resumo da Ópera:

  • A depressão afeta milhares de pessoas por todo o mundo, sendo considerada o mal do século;
  • Há diversas formas de se tratar naturalmente a depressão, sem o uso de medicamentos fármacos que causam efeitos colaterais diversos;
  • Uma dessas formas é a aromaterapia, o uso de óleos feitos com extratos naturais via tópica ou nasal;
  • Os quatro melhores óleos essenciais que você pode utilizar para a depressão é o óleo de bergamota, o óleo de lavanda, o óleo de camomila e o ylang ylang.
  • Qualquer uso de óleos para o tratamento de uma doença mental deve ter o aval de um médico.

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest