Sucos para Grávidas: Quais Sucos Gestantes Podem Tomar? [Nutricionista]

A grande diversidade de alimentos disponíveis na atualidade tem seus pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo em que é possível ter acesso a alimentos naturais ricos em nutrientes e cheios de propriedades e benefícios para a saúde, a oferta de alimentos não saudáveis, principalmente os industrializados, também é gigantesca! Nesse sentido, resistir à publicidade, às cores e aos aromatizantes que fazem tudo parecer tão delicioso não é uma tarefa fácil!

os mais saudáveis

Se, por um lado, já é difícil manter a própria alimentação saudável, garantindo a ingestão de nutrientes de forma equilibrada durante as refeições do dia a dia, por outro lado, quem é responsável pela nutrição de outro indivíduo além de si próprio tem uma missão ainda mais séria e delicada pela frente!

Estamos falando das mulheres grávidas! Além de ter que garantir uma alimentação equilibrada para manter em dia as funções do próprio organismo, as gestantes precisam sempre filtrar suas escolhas alimentares e se questionarem sobre como o que elas estão prestes a ingerir vai trazer benefícios ou prejudicar a saúde do seu bebê.

Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância da alimentação realmente saudável durante o período de gestação e, como bônus, conhecer algumas receitas de sucos que podem ajudar na ingestão de nutrientes essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

dicas, fotos e ideias
Com limão e maçã

A importância da nutrição completa durante a gestação

Se você está grávida ou se já teve convivência bem próxima com uma mulher grávida, com certeza já ouviu inúmeras receitas e soluções mágicas envolvendo os alimentos. Obviamente tudo precisa ser analisado com critérios para entender o que de fato tem comprovação científica e o que não passa de sabedoria popular sem fundamentos e sem reais significados.

O que é inegável, entretanto, é o fato de que, durante a gestação, a mulher precisa se preocupar com a ingestão de alimentos mais nutritivos que talvez não fizessem parte do seu cardápio cotidiano antes da gravidez. Algumas vitaminas e minerais, por exemplo, são reconhecidos por suas propriedades na formação e crescimento saudáveis da criança que está sendo gerada.

Minerais como ferro, cálcio, zinco e cobre, especificamente, são essenciais na nutrição das gestantes. As vitaminas de uma forma geral também são fundamentais, em especial as vitaminas C, D, B6 e B12. Além disso, os ácidos graxos como o ômega 3 são componentes de uma dieta equilibrada e nutritiva que deve acompanhar a mulher durante todo o período da gravidez.

Gravidez e dieta restritiva não combinam!

para tomar pela manhã

Importante ressaltar que, quando falamos em “dieta”, estamos usando o termo no sentido de uma alimentação regrada, baseada em preceitos nutritivos. O corpo da mulher passa por inúmeras transformações durante a gestação, e mesmo durante esse período tão belo que é a geração de uma nova vida, muitas gestantes se sentem oprimidas pelos padrões de beleza vigentes e tentam de alguma forma evitar o ganho de peso.

É claro que os exageros devem ser combatidos, principalmente porque o excesso de gordura, por exemplo, pode prejudicar a saúde do bebê e gerar consequências para a mãe no longo prazo.

um dos mais famosos

Entretanto, é preciso ter em mente que o ganho de peso durante a gestação é perfeitamente natural e as dietas restritivas que prometem inibir o aumento de massa corporal podem estar privando o bebê de nutrientes elementares para o seu desenvolvimento saudável.

Portanto, antes de fazer qualquer mudança drástica na sua alimentação, as mulheres grávidas devem consultar os seus médicos e nutricionistas, que conseguirão determinar com rigor científico quais tipos de alimentos trazem mais benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe.

Os sucos mais nutritivos para as gestantes

  • Suco de laranja, cenoura e beterraba: descasque completamente seis laranjas, retirando também todas as sementes e os filamentos brancos da fruta. Bata em um liquidificador com uma cenoura e uma beterraba picadas! A cenoura e a beterraba são naturalmente adocicadas, então se você achar que precisa de mais açúcar, tome muito cuidado com os excessos. Esse suco é uma fonte natural de ferro, vitamina C (fundamental para o desenvolvimento do sistema imunológico) e magnésio (componente da estrutura dos ossos e regulador das funções musculares). Você também pode utilizar a laranja, cenoura ou beterraba em outros sucos de sua preferência.
  • Suco de acerola: das frutas mais populares, a acerola é a que contém a maior concentração de vitamina C. Essa vitamina fortalece o organismo para resistir aos ataques de vírus, bactérias e outros micro-organismos. Depois de higienizar cuidadosamente as acerolas, bata-as no liquidificador, coe e aproveite! Além das altas doses de vitamina C, o suco de acerola também é rico em fibras, vitaminas A e B, e também minerais como cálcio e fósforo.
  • Suco de couve e limão: esse suco é uma boa opção para os períodos de muito calor. Além de super refrescante, o suco de couve e limão é uma fonte natural de vitamina A, vitamina C e ácido fólico. Esses nutrientes contribuem para a saúde dos ossos, do coração e dos olhos. É só bater em um liquidificador as folhas de couve com o suco extraído do limão, adoçar e aproveitar! Esse suco é muito saboroso, mas precisa ser consumido imediatamente após o preparo para não ficar com um sabor amargo!
  • Suco de banana, iogurte e mel: a banana é rica em potássio, mineral que contribui para a recuperação das células que compõem nossos músculos. O iogurte natural é rico em cálcio e vai ajudar na formação dos dentes e ossos do bebê. O mel é uma excelente fonte de vitaminas C e B, além de ferro e zinco. Uma banana, uma colher de sopa de mel, um copo de iogurte e meio copo de leite são o suficiente para uma bebida muito saborosa e nutritiva!

Cuidado com o que você está ingerindo!

Infelizmente, não podemos ter confiança plena na higiene dos alimentos que compramos nas feiras e supermercados. Embora as cascas dos alimentos, principalmente das frutas, concentrem grande parte de seus nutrientes, também é nas cascas que ficam concentrados os pesticidas e agrotóxicos utilizados no cultivo e as bactérias das mãos de quem manuseou o produto até chegar a você.

Se possível, dê preferência a produtos orgânicos para diminuir os riscos de contaminação. De qualquer forma, procure sempre as formas mais corretas de higienizar cada fruta, legume ou verdura para se alimentar sem nenhuma dor de cabeça!

Gostou das nossas dicas? Conhece alguma outra receita saudável e nutritiva para as gestantes? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *