9 Motivos para Comer Tangerina Todos os Dias [Benefícios da Poncã]

Refrescante, deliciosa e com muitas propriedades, a tangerina sem dúvidas não pode faltar na nossa alimentação!

Essa deliciosa fruta, além de ser muito consumida pelas pessoas, é rica em vitaminas e suas propriedades são inúmeras para a saúde.

No Brasil, acredita-se que a tangerina possui codinomes em diferentes regiões como:

  • Mexerica;
  • Poncã;
  • Bergamota;
  • Clementina.

No entanto, suas propriedades se diferem umas das outras em pequenas quantidades, podemos dizer que existe um parentesco entre elas, são consideradas primas entre si, inclusive da mais popular de todas, a laranja.

As propriedades dessa refrescante fruta são principalmente de ação antioxidante, sendo ótima para consumir em qualquer horário do dia, pois ela melhora também a digestão.

Tangerina e seus inúmeros benefícios

benefícios, usos e propriedades da tangerina

A tangerina possui muitos benefícios para nossa saúde, entretanto para se obter todos eles, deve-se consumir essa fruta com o bagaço, pois essa é a parte mais rica em fibras.

Vamos conhecer um pouco dos principais benefícios dessa fruta para o nosso corpo, que são:

Além dos benefícios da tangerina, vale lembrar que suas folhas e caule podem ser usados na preparação de chás e infusões.

Para se prevenir a anemia deve-se ingerir a tangerina após o almoço ou jantar, pois ela possui vitamina C, que é muito importante para aumentar a absorção de ferro no intestino.

Como vimos a fruta inteira pode ser aproveitada, pois até sua casca é rica em nutrientes. Vamos conhecer seus nutrientes, que são:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B1 e B2;
  • Folato, que é semelhante ao ácido fólico;
  • Bioflavonóides;

E também os sais minerais, como:

A tangerina pode ser encontrada em variados doces, até mesmo em saladas. Enquanto que suas folhas é excelente para fazer chás calmantes, suas cascas são utilizadas para óleos essências.

Pele mais firme, jovem e saudável

rosto

mais saudáveis do mundo

Por ser uma fruta rica em antioxidantes, e ainda possuir um terço da dose diária de vitamina C que necessitamos, ela é extremamente benéfica para a nossa pele. Essa vitamina ajuda a sintetizar o colágeno, dessa maneira ela pode ajudar no tratamento de machucados, através de cremes ou óleos essências feito de tangerina.

O óleo de tangerina pode ainda ser usado para:

Além de todos esses benefícios para a nossa pele, a tangerina é uma grande aliada no combate às rugas e também ao processo de envelhecimento da pele devido aos seus antioxidantes.

Você não precisa apenas consumir a fruta, é possível também, aproveitar todas as suas vantagens através de cremes e máscaras, pois ela pode ser encontrada como o principal componente desses produtos.

Cabelos mais saudáveis, fortes e joviais

óleo para hidratar

Por possuir a vitamina B 12, a tangerina auxilia no fortalecimento e crescimento dos fios de cabelo. Ajudando dessa maneira a evitar a queda, além de desacelerar o processo de branqueamento dos cabelos.

A presença da vitamina A, presente na fruta, quando utilizada em shampoos ou mesmo em condicionadores, ajuda a manter a hidratação dos cabelos, deixando-os com um aspecto mais saudável.

Os benefícios da tangerina na saúde do nosso corpo

Combate o diabetes

nutrição preventiva

A tangerina possui uma bioflavonóide chamada Nobiletin que é uma potente substância que ajuda o nosso organismo a combater o diabetes tipo 2, pois regula o nível de insulina no sangue.

Aumenta a imunidade

Como já vimos antes, a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imunológico mais forte, por esse motivo é a vitamina mais encontrada em remédios para prevenir e combater gripes e resfriados.

Como é uma fruta muito refrescante, em dias mais frios pode-se optar por fazer chás com suas cascas, acompanhados de outros ingredientes como a hortelã ou o gengibre, pois ambos possuem excelentes propriedades para a saúde

Ajuda o coração, colesterol e câncer

sistema cardíaco

O Nobiletin, essa potente substância ajuda a nos proteger da aterosclerose, uma doença tão temida por todos, que é a grande causa de ataques do coração e infartos.

Por ser rica em potássio a tangerina ajuda a reduzir a pressão arterial, promovendo um fluxo sanguíneo mais saudável, e prevenindo desse modo a formação de coágulos.

Essa substância Nobiletin, ajuda também na prevenção do excesso de gordura no nosso corpo, principalmente no fígado, auxiliando nosso organismo a queimar gordura e não produzi-las ou estoca-las.

Desse modo, ele auxilia a baixar o colesterol ruim e ainda acaba promovendo o bom colesterol. Essa fruta é composta por sinefrina, que ajuda a bloquear a produção de colesterol no organismo.

Alguns estudos foram feitos sobre as propriedades anticancerígenas dos bioflavonóides, e foi demonstrado que eles ajudariam na prevenção do aumento de células cancerígenas, reduzindo dessa maneira, a proliferação de tumores.

Benefícios para a visão

Devido a presença das vitaminas A e C presentes nessa fruta, seu consumo pode ajudar a prevenir a degeneração macular, que é relacionada à idade, e que pode ser a maior causa de perda de visão, nos casos de idade avançada.

Dicas sensacionais!

uma das melhores frutas

Como vimos essa refrescante fruta, além de deliciosa, ainda nos proporciona inúmeros benefícios para a saúde, tanto na parte estética, como para prevenir e combater diversos tipos de doenças.

Quando for comprar as tangerinas, escolha as de cores mais vibrantes e as que estejam mais pesadas, pois essas estarão com mais suco, logo possuirão mais nutrientes.

Acrescente essa fruta na sua alimentação diária, visto que não existe restrição quanto ao consumo, todavia o ideal é sempre consumir com moderação e com outros alimentos saudáveis.

Para fechar com chave de ouro, uma receita sensacional de um suco delicioso para você fazer rapidamente:

Gostou desse artigo?

E ai gostou das nossas dicas? Decidiu introduzir essa deliciosa fruta em sua dieta alimentar? Conhecer sobre os alimentos que ingerimos e todos os seus benefícios é realmente muito interessante.

Como vimos a tangerina é uma fruta que tem muitos nutrientes e o melhor, tem baixas calorias, desse modo podemos consumi-la mesmo que estejamos de dieta para perda de peso.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *