Quem não ama essa aromática erva, tão utilizada desde a antiguidade. Muito usada como condimento na culinária, ela também possui muitas propriedades terapêuticas.

A hortelã-pimenta é uma planta hibrida obtida do cruzamento entre a Mentha spicata e Mentha aquatica.

Seu nome cientifico é Mentha piperita, e se reproduz assexuadamente, através das raízes, sem que haja multiplicidade genética.

Essa é uma espécie medicinal, atuando em debilidades do estômago, cólicas e também vômitos.

nomes diferentes

Ela é conhecida por outros nomes como:

  • Hortelãzinha;
  • Hortelão de cheiro;
  • Hortelã de panela;
  • Hortelã da cozinha.

A hortelã pimenta é uma herbácea de ciclo perene, muito aromática, que chega a atingir cerca de 30 a 60 cm de altura.

Ela gosta de luz direta durante boa parte do dia, solos ricos em nutrientes além de rega frequente sem encharcamento.

Suas folhas são ovais, serradas e lanceoladas na tonalidade verde escura até a arroxeada, sendo levemente aveludadas.

A propagação ocorre pela divisão dos rizomas, e sua inflorescência é em formato de espiga. Possui tons violáceos e é muito procurada pelos inúmeros insetos.

Utilização da hortelã-pimenta

Utilização da hortelã-pimenta

A hortelã pimenta é muito utilizada na culinária, principalmente no preparo de quibes. Ela acompanha variadas preparações culinárias e também na ornamentação de pratos.

Eu gosto muito de utiliza-la no tempero de carnes como o carneiro, pois realça o sabor. Podemos utilizá-la também em saladas, bebidas aromatizadas, etc.

Essa erva de aroma tão bom para nós, não agrada as moscas e mosquitos, por essa razão uma ótima opção é colocar pequenos vasinhos de hortelã no parapeito das janelas, isso irá afugentar as tão indesejáveis moscas e mosquitos.

Benefícios para saúde

Essa erva aromática, além de deixar a culinária muito mais saborosa, ainda possui muitas propriedades medicinais, vamos conhecer algumas delas.

Problemas na pele

Ela pode ser utilizada no tratamento de problemas como urticária e coceiras, pois possui ação anti-inflamatória e calmante. Nesses casos o tratamento recomendado é a utilização de óleo essencial, que é aplicado diretamente na pele lesionada, ou podendo também ser adicionado em água fervente para fazer inalação.

Problemas no estômago

Problemas como má digestão, gastrite, náuseas e vômitos pode ser tratados com essa erva maravilhosa, pois ela acalma o estômago, ajudando assim a acalmar as náuseas e os vômitos. Para esse tipo de tratamento, recomenda-se a ingestão do chá de hortelã pimenta, ou mesmo de gotas de óleo essencial.

Dores de cabeça e enxaquecas

Dores de cabeça e enxaquecas

Essa erva alivia as dores de cabeça, principalmente as dores causadas por tensão ou enxaquecas, especialmente durante a gravidez e lactação. Para esse tratamento devem ser utilizados, óleos de hortelã-pimenta, aplicados na testa ou mesmo perto do canto dos olhos acima das orelhas.

Excesso de gases

Ajuda a acalmar o intestino, por essa razão pode ser utilizada para diminuir a produção de gases e também para o tratamento do intestino irritável. Para esses casos o ideal é a utilização de óleo essencial ou cápsulas de hortelã-pimenta resistentes aos sucos gástricos.

Dores musculares e nervosas

Auxilia no alivio da dor e da inflamação muscular e nervosa. Ajudando assim nos casos de dores nos músculos, dores causadas pela atividade física, dores nos nervos ou dores reumáticas. Nesses casos o tratamento, deve ser com óleos essenciais de hortelã-pimenta, podendo ser usados para massagear a região afetada.

Resfriado e tosse

A hortelã-pimenta ajuda a limpar os pulmões, acalmando a irritação na garganta, diminuindo a tosse e desentupindo o nariz. Nesse tipo de tratamento é recomendado chá preparado com as folhas da planta ou ingestão de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Inchaços

Inchaços

Ajuda a aliviar os inchaços no corpo, pois refresca, acalma e ainda estimula a circulação sanguínea. O tratamento recomendado, é utilizar óleos de hortelã-pimenta nos locais do inchaço.

Problemas na boca

Acalma e reduz a dor e a inflamação de feridas na boca. O tratamento para esses casos é a utilização de folhas de hortelã-pimenta, adicionadas em água fervente, para fazer gargarejos, bochechos e inalações.

Mau hálito

Por possuir um aroma e sabor refrescante e propriedades antissépticas, essa erva ajuda a eliminar o mau hálito, problema esse tão desagradável. Basta mastigar folhas frescas de hortelã ou ingerir o chá de hortelã-pimenta.

Apesar de todos os benefícios que essa erva nos proporciona, deve-se levar em conta que nada pode ser em excesso, pois isso pode acarretar reações de alergias ou mesmo irritação das mucosas estomacais.

As cápsulas e os óleos essenciais devem ser utilizados sob orientação médica.

Propriedades e como usar a hortelã-pimenta

Propriedades e como usar a hortelã-pimenta

As principais propriedades dessa erva incluem uma ação que diminui os espasmos no estômago, enjoo e vômito. Melhora também a circulação sanguínea, antiviral e antibacteriana, descongestionante, digestiva, anti-inflamatória, antioxidante, tônica, analgésica, desinfetante, estimulante da produção da bílis, anticonvulsiva e ainda redutora de gases.

Como pudemos ver, as propriedades da hortelã-pimenta são inúmeras, podemos auxiliar muito nosso organismos com produtos naturais.

Ela pode ser utilizada na forma de chás com folhas frescas, secas ou mesmo trituradas da planta. Ou ainda na forma de tinturas, óleos essenciais para a pele, ou cápsulas com óleo ou extrato seco da planta.

A hortelã-pimenta é contraindicada na forma de cápsulas ou óleo na gravidez e no período da amamentação, pois pode passar para o leite, podendo assim alterar o cheiro e o sabor do leite materno.

Tanto o óleo como a tintura, não deve ser utilizado em crianças com menos de cinco anos, principalmente na nuca e pescoço, pois é muito forte para as crianças.

Alguns efeitos colaterais da hortelã-pimenta podem incluir reações de alergia na pele, como coceira, ardor e vermelhidão. Ou ainda irritação das mucosas do estômago, como enjoo, azia, má digestão ou dor no estômago.

Seguindo as recomendações, poderemos ter um importante aliado para os mais variados problemas de saúde.

Gostou das nossas dicas?

E ai gostou das nossas dicas? Conhecer os benefícios que os alimentos nos proporcionam é algo de suma importância na nossa vida.

Muitos males conseguem serem evitados com produtos naturais, sem precisar recorrer a tantos medicamentos.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Hortelã-Pimenta: Usos, Benefícios e Propriedades Medicinais. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in: