29 Melhores Ervas Aromáticas para Enriquecer Alimentos com Perfume e Sabor

Cheiros, sabores e cores, as ervas aromáticas são capazes de transformar nossos alimentos, dando um sabor sem igual!

As ervas aromáticas sem dúvidas, transformam positivamente nossos alimentos, enriquecendo o sabor deles.

Dizem que uma cozinha sem ervas aromáticas é como um jardim sem flores. Realmente elas são uma dadiva da nossa natureza com seus cheiros e deliciosos sabores.

temperos e plantas
Ervas

Existem muitas espécies de ervas aromáticas, cada qual com sua característica, eu selecionei 20 que são as mais conhecidas, vamos conhecer essas dadivas da natureza:

As ervas sempre que possível, devem ser utilizadas frescas, sendo a única exceção os orégãos, visto que, por qualquer motivo possuem um aroma ainda melhor depois de secos.

Essas ervas em algumas combinações ficam perfeitas como é o caso do manjericão com tomate ou ainda os orégãos com queijo e ovos.

No entanto as combinações nunca devem ser uma regra, visto que o que é excitante na cozinha é o fato de novas experiências e a possibilidade de novas e bem sucedidas mistura de sabores.

conheça a medicina dos povos nativos

Ervas aromáticas e especiarias

As ervas aromáticas e especiarias encaixam-se na tradicional Dieta Mediterrânica, adaptada pelos povos da Europa do Sul.

É uma dieta muito nutritiva, promovendo saudáveis hábitos alimentares, privilegiando o uso dos mais variados condimentos para realçar o sabor dos alimentos. Dessa maneira conferindo-lhes sabores extremamente exóticos e diferenciados.

A dieta mediterrânica baseia-se principalmente numa alimentação equilibrada, que se caracteriza por ser:

Baseada no consumo abundante de frutas, legumes e cereais, essa dieta é moderada em gorduras polinsaturadas e proteínas animais. O consumo de alimentos como carne de porco, carne de aves e peixes é extremamente moderado.

para uso na culinária

É uma dieta pobre em gorduras saturadas, tendo o azeite como principal fonte de gordura. No entanto os alimentos preparados, embora com pouquíssimo sal, são muito apaladados devido o uso de uma imensa diversidade de ervas e especiarias.

A dieta mediterrânica ajuda a prevenir alguns problemas de saúde com:

mais saudáveis do mundo
  • Doenças cardiovasculares;
  • Hipertensão;
  • Níveis elevados de colesterol sanguíneo.

Alguns tipos de ervas aromáticas e suas propriedades

Podemos comprar as mais variadas ervas prontas, podendo ser frescas ou secas, ou também podemos cultiva-las em casa, desse modo teríamos sempre elas frescas e pronta para o preparo. Essas que vou citar são uma ótima opção para se ter em casa, são elas:

usos e benefícios

Alecrim: erva rica em antioxidantes e ainda estimula o sistema imunológico, ajudando em doenças como:

  • Resfriado;
  • Anemia;
  • Bronquite;
  • Arritmia cardíaca;
  • Diabetes;
  • Menstruação insuficiente;
  • Problemas circulares.

Ele tem também propriedades antibacterianas, especialmente contra a bactéria que provoca úlceras de estomago.

Seu chá reduz problemas capilares, como caspa e queda de cabelos, e ainda cuida da saúde da pele deixando-a mais bonita e viçosa.

Propriedades Medicinais

Cebolinha: essa é a erva mais comum, e que não pode faltar em nossa cozinha. Ela é um ingrediente que pode ser usado em quase todos os tipos de pratos salgados, sendo rica em vitamina C, contém também carotenoides, ferro, cálcio e as vitaminas A e B.

Ela ajuda na digestão, tem propriedades antissépticas e é um excelente estimulante de apetite. Pode-se utiliza-la fresca para aproveitar todo seu sabor, ou ainda picar e congelar, pois suas propriedades permanecerão intacta.

delicioso

Hortelã: a hortelã é um ótimo remédio para tratar de algumas enfermidades, pois ela contém:

  • Ação antibacteriana;
  • Antisséptica;
  • Digestiva;
  • Redutora de gases;
  • Anti-inflamatória
  • Antiviral.
  • Descongestionante;
  • Antioxidante.

Ela melhora também as dores musculares, reumáticas, nervosas e ainda alivia dores de cabeça e enxaquecas. Seu chá é excelente para estimular o crescimento dos cabelos.

ervas aromáticas

Salsinha: é uma erva que apresenta propriedades que podem purificar os órgãos vitais, é diurética e rica de vitaminas vitais para a nossa saúde, como: C, B 12, K, e A. Ela fortifica os ossos, mantem o sistema imunológico resistente e ainda contribui para a saúde do sistema nervoso.

Seu uso diário é um tônico para o coração, também possui propriedades anti-inflamatórias, fazendo com que tenha uma grande melhora nas dores articulares.

sugestões de alimentos
Manjericão

Manjericão: o manjericão é um excelente antibacteriano, auxiliando também na saúde do coração. Por ser antioxidante ajuda a controlar os níveis de colesterol, e ainda protege contra os radicais livres, prevenindo desse modo o envelhecimento precoce.

Ele é rico em vitaminas A, B, C, E, e K, além de minerais como o zinco, cálcio, magnésio, manganês, ferro e potássio.

diferentes tipos da especiaria

Coentro: essa erva é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo, que é causado pelos radicais livres, causando o envelhecimento precoce. Possui também propriedades calmantes, agindo como um sedativo leve, ajudando a aliviar a ansiedade.

chá medicinal

Salvia: a salvia tem ação diurética, evitando assim a retenção de líquidos, melhora também a digestão. Seu consumo frequente limpa completamente as vias respiratórias, melhora o fluxo de sangue na menstruação, alivia os sintomas da menopausa, trata cólicas e cura hemorroidas. Ela também facilita o tratamento de doenças como:

  • Bronquite;
  • Catarro;
  • Reumatismo;
  • Tosse;
  • Diarreia;
  • Indigestão;
  • Ondas de calor comuns na menopausa;
  • Gengivite.
ervas para depressão
CAPIM CIDREIRA

Erva-cidreira: essa erva possui um fonte de vitaminas essenciais: vitamina A, B1, B2, B3, B5, B6, vitamina C, e folato. Possui também minerais como cálcio, potássio, magnésio, fosforo, cobre, manganês, zinco e ferro que são essências para o bom funcionamento do corpo.

É antiespasmódico, antiviral, antibiótico e anti-inflamatório. Seu chá promove tranquilidade e bem-estar.

Dicas valiosas

Como vimos as ervas aromáticas além de serem deliciosas e potencializarem o sabor de qualquer receita, ainda são ricas em vitaminas e sais minerais.

Vale a pena fazer uma pequena plantação dessas ervas em sua casa, desse modo você terá sempre a mão ervas frescas para os mais variados temperos.

Se amarrou nesse artigo?

E ai, gostou das nossas dicas? Decidiu plantar essas deliciosas ervas aromáticas em sua casa?

Como vimos além de saborosas, elas ajudam a combater muitas doenças, sem falar os benefícios para os cabelos e pele que algumas delas proporcionam.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *