Erva cavalinha, uma erva milagrosa

Você já ouviu falar sobre essa maravilhosa erva medicinal? Sobre as inúmeras propriedades que ela possui? E suas famosas lendas?

A erva cavalinha, é uma erva muito antiga e conhecida por seus enormes benefícios para a saúde do nosso corpo.

Em tempos remotos a cavalinha era usada para finalidades mágicas. Acreditava-se que a planta era ligada ao planeta Saturno, e com seus caules ocos os pastores costumavam fabricar flautas que eram utilizadas para espantar serpentes.

Além disso os antigos acreditavam que existia uma ligação muito forte entre a cavalinha e a fertilidade feminina, dessa forma quando uma mulher queria engravidar era hábito colocar um vaso dessa planta dentro do quarto.

Para o que serve a erva cavalinha

Para o que serve a erva cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal que possui inúmeros benefícios medicinais e terapêuticos. Ela recebeu esse nome devido à sua aparência estética similar ao rabo dos cavalos.

É uma planta que cresce naturalmente próxima a locais com bastante água como:

  • Lagos;
  • Rios;
  • Pântanos;
  • Aquíferos.

A cavalinha é muito conhecida por ser uma planta pré-histórica e hoje em dia é muito comum encontra-la em diferentes regiões, que incluem grandes extensões da Europa, Ásia, América do Norte e Norte da África.

Ela é uma espécie de planta que nunca para de crescer, ou melhor dizendo, não segue um ciclo de expansão por lugares ou por temporadas.

A cavalinha mantém suas raízes bem profundas, sempre brotando tubérculos que são característicos da sua espécie.

Vamos conhecer algumas funções atribuídas a essa planta, e as que se destacam são:

  • Alto teor de vitaminas E e D;
  • Possui propriedades regeneradoras da pele;
  • Contém proteínas e aminoácidos essenciais para a preparação de cremes e pomadas contra o envelhecimento;
  • É um poderoso depurativo de origem natural;
  • É um antisséptico e anti-inflamatório poderoso.

Uso estético

Uso estético

A cavalinha é muito conhecida e utilizada na parte estética, especialmente para a saúde capilar e dérmica.

Ela é excelente para tratar da beleza dos cabelos e também para estimular o crescimento dos fios.

Por possuir ação antifúngica, ela previne a deterioração da cutícula na unha, sendo ideal para o fortalecimento das unhas.

A cavalinha contém alto teor de silício, que acelera a função celular que a pele possui para se regenerar. Devido as vitaminas que nela contém, a pele apresenta um aspecto mais juvenil, elástico e ainda com os nutrientes próprios.

Os benefícios da erva cavalinha

Os benefícios da erva cavalinha

A cavalinha é uma erva medicinal que possui imensos benefícios para a nossa saúde, sendo muito procurada pelas pessoas, com diferentes problemas de saúde.

Vamos conhecer quais os principais benefícios que ela nos proporciona.

Acelera o metabolismo

A cavalinha é muito utilizada em dietas de emagrecimento, graças ao seu poderoso efeito de aceleração do metabolismo. Dessa maneira o processo de queima de gorduras e calorias torna-se mais eficaz.

Em todo processo de emagrecimento, é necessário queimar uma quantidade maior de calorias do que a quantidade consumida. Todavia não podemos confiar somente no consumo dessa erva para eliminar os quilos em excesso.Com certeza ela vai te dar uma forcinha, mas ainda se faz necessário uma dieta controlada e saudável, além de praticar atividades físicas regulares.

Auxilia na retenção de liquido

A retenção de liquido, nada mais é que o acúmulo de água no organismo, que causa muito inchaço no corpo. O chá de cavalinha por possuir propriedade diurética, ajuda a combater o problema, porque promove a eliminação do líquido em excesso através da urina. Todavia ao fazer uso desse chá, é recomendado tomar bastante água para evitar uma desidratação, pois estará estimulando seu corpo a eliminar água.

Possui ação antioxidante

Possui ação antioxidante

A cavalinha é considerada uma fonte natural de antioxidantes. A ação antioxidante é de suma importância para o organismo, pois combate a ação dos radicais livres, que são substâncias malignas, que provocam doenças como o câncer e causam o envelhecimento precoce.

Contém propriedades anti-inflamatórias

Segundo estudos feitos, a cavalinha apresentou as propriedades anti-inflamatórias em ratinhos, auxiliando a redução de inchaço nos bichinhos em 30%.

Essa ação anti-inflamatória está relacionada ao alivio da dor e também à diminuição ou até mesmo prevenção do sangramento provocados por hemorroidas.

Combate a osteoporose

A cavalinha misturada ao cálcio pode ajudar em relação à densidade óssea. Na Itália essa mistura foi utilizada para melhorar o fortalecimento dos ossos, prevenindo assim possíveis fraturas.

Devido ao alto teor de silício encontrado na cavalinha, acredita-se que seja essa a causa desse efeito benéfico para os ossos. Esse composto quando consumido através de alimentos, causam um efeito de aumento da densidade mineral dos ossos, tanto em mulheres como em homens na fase pré-menopausa.

Resfriado, gripe, tosse e bronquite

Resfriado, gripe, tosse e bronquite

O chá de cavalinha pode ajudar a tratar problemas como tosse seca, bronquites, obstrução nasal e ainda aumento na temperatura do corpo relacionadas a gripes e resfriados. Esse chá ingerido entre duas a três vezes ao dia auxilia no tratamento da tosse e outros problemas respiratórios, enquanto inalando o vapor da bebida pode-se reduzir a obstrução nasal.

Gengivite, amigdalite e feridas bucais

O chá de cavalinha rende um excelente enxaguante bucal, auxiliando no tratamento de amígdalas inflamadas, feridas bucais e sangramentos nas gengivas. É recomendado fazer o gargarejo com esse enxaguante durante uns três minutos.

Receita do chá de cavalinha

Como vimos, essa fantástica erva proporciona imensos benefícios para a nossa saúde, agora vamos conhecer como fazer esse poderoso chá.

Receita do chá de cavalinha

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa da erva seca de cavalinha;
  • 500 ml de água filtrada.

Preparo:

Como Fazer Chá de Cavalinha

Tempo total: 20 minutos

Leve na panela

Coloque a erva dentro de um recipiente;

Ferva

Leve a água ao fogo para ferver;

Mude de recipiente

Quando começar a ferver, transfira essa água para o recipiente da cavalinha;

Abafe

Abafe por aproximadamente 5 minutos, depois é só coar.

Beba

Deve-se consumir esse chá ao longo do dia, e a dose recomendada é de duas a três xícaras diárias.

Informe-se

Mesmo sendo uma erva medicinal, deve-se sempre consultar um profissional da área da saúde, antes de iniciar o tratamento.

Gostou dessas dicas?

E ai gostou das nossas dicas? Conhecer a história, suas origens e seus significados é realmente fascinante.

Como vimos, a erva cavalinha é uma dadiva da natureza, possuindo tantos benefícios para nossa saúde e também para nossa estética, vale muito a pena investir no seu consumo, desde que não haja excessos.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Erva Cavalinha: Benefícios, Usos e Receita Passo a Passo do Chá. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, , ,