7 MAIORES Benefícios da Laranja: Propriedades e Nutrientes para Saúde!

Trazida para o Brasil no século 16, a laranja é hoje a segunda fruta mais consumida no país e uma das mais saboreadas pelo mundo inteiro. Além de sua poupa ter um gosto levemente azedo, os benefícios da laranja para a nossa saúde são incontáveis. Ela é chamada fruta cítrica por ter uma grande quantidade de vitamina C e ácidos cítricos, com propriedades ainda mais poderosas quando preparadas como suco.

nutrição completa

Quer saber porque essa fruta é tão nutritiva e não pode ficar de fora da sua dieta? Venha comigo que irei te contar tudo!

Quais são as suas propriedades?

A propriedade mais famosa da laranja, sem dúvidas, é a vitamina C, que funciona como um importante antioxidante. Ela evita o envelhecimento celular, danos ao nosso DNA e até mesmo doenças como o câncer. Justamente por causa da vitamina C, a ingestão de laranja com suplementos é tão recomendada, pois suas propriedades potencializam a absorção de minerais.

Outras vitaminas presentes na fruta são a vitamina A, complexo B, cálcio, potássio, fósforo e ferro. A laranja também contém muitos fitonutrientes, como os flavonoides, além de pectina, que aumentam seu valor nutritivo. Além disso, uma laranja contém cerca de 3 g de fibras alimentares, equivalente a 13% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

Quais são os benefícios?

benefícios da fruta

Os benefícios da laranja para a saúde são inúmeros. A fruta pode ajudar a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida de quem a consome, devido aos seus vários aspectos. Veja a seguir quais são esses benefícios da laranja.

A laranja ajuda a emagrecer?

Apesar de ser uma bebida um pouco calórica, o suco de laranja contém vários aspectos que ajuda quem quer emagrecer. A laranja é rica em fibras, que dá maior saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Assim, pessoas que comem mais fibras se sentem mais satisfeitas e tendem a ganhar menos peso.

Além disso, o índice glicêmico da fruta é baixo, proporcionando uma absorção mais lenta do açúcar no intestino, evitando eventos associados ao acúmulo de gordura. Porém, para pessoas que querem perder peso e emagrecer de forma constante, é aconselhável que coma a fruta ao invés de espreme-la, para conseguir ingerir uma maior quantidade de fibras presente no alimento e saciar sua fome.

A laranja previne o envelhecimento precoce

Os antioxidantes e a vitamina C auxiliam na eliminação das células mortas e renovam o tecido, retardando o processo de envelhecimento da pele. Também combatem radicais livres, prejudiciais à saúde epitelial.

A laranja melhora a saúde do coração e estimula a circulação

Por ser rica em vitamina C e antioxidantes, o consumo frequente de laranja pode evitar a ação de radicais livres na corrente sanguínea, principais responsáveis por incidências de doenças cardiovasculares, pelo entupimento de artérias e AVCs, trombose e enfarto do miocárdio.

As fibras presentes no alimento, auxiliam nas baixas taxas de colesterol ruim – fator risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Já o potássio, também presente na laranja, tem um papel fundamental na redução da pressão sanguínea.

dica de sobremesa

As propriedades da laranja atuam na prevenção do câncer

Mais uma vez, por conta da vitamina C e antioxidantes presentes na composição da laranja, a fruta se tornou uma grande aliada na prevenção do câncer. Em um estudo realizado pelo American Jornal of Epidemiology, em 2004, foi revelado que a simples adição da laranja na dieta de crianças durante seus dois primeiros anos de vida foi capaz de diminuir o desenvolvimento de leucemia.

A laranja é capaz de melhorar a saúde do sistema respiratório

As laranjas são ricas em um fitonutriente chamado beta-criptoxantina, pigmento que além de dar a cor alaranjada à fruta, também é capaz de proteger o sistema respiratório e evitar o desenvolvimento de câncer de pulmão em pessoas fumantes e não fumantes, além de outros problemas respiratórios, como asma.

A laranja ajuda na manutenção da saúde ocular

Não é apenas a pele que sofre envelhecimento. Ao passar do tempo, nossos olhos são prejudicados, perdem a capacidade de enxergar certos tons e tornam as imagens menos vivas. A laranja é fonte de vitamina A, muito importante para a visão, prevenindo a degeneração macular e a cegueira noturna. A vitamina C e o potássio também podem auxiliar na saúde dos olhos, prevenindo cataratas e outras doenças relacionadas.

A laranja é uma ótima opção para controlar a Diabetes Tipo 2

Por ser uma excelente fonte de fibras, a laranja capaz de auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2, pois consegue controlar os níveis de açúcar e insulina presentes na corrente sanguínea, além de reduzir as taxas do colesterol ruim.

A Associação Americana de Diabetes recomenda fortemente o consumo do alimento pelos portadores da doença. Entretanto, o consumo deve ser feito com moderação, pois quando ingerida em excesso pode causar o efeito contrário, por conta da quantidade de carboidratos presentes no alimento.

O suco ou a fruta? Qual a melhor forma de consumir a laranja?

Segundo especialistas no assunto, a melhor forma de consumir a laranja é a fruta inteira e não somente o suco, já que a maior parte das fibras presentes no alimento são encontradas no bagaço. A laranja in natura pode ser mais benéfica à saúde, pois todos os componentes são aproveitados. Porém, tomar um copo de suco de laranja todos os dias pode também trazer benefícios à saúde.

A casca da laranja também pode ser aproveitada! Ela é rica em flavonoides, compostos com função antioxidante e anti-inflamatória. Um bom chá de laranja ou raspar a casca em doces e salgados pode ser uma deliciosa forma de ingerir essa parte da fruta.

Contraindicações da Laranja.

Fique atento!

Frutas como a laranja são necessárias para consumo diário, pois têm grandes concentrações de minerais e vitaminas. Entretanto, devemos lembrar que por melhor que seja, nada em excesso fará bem a você.

A ingestão excessiva da laranja pode vir com uma série de malefícios ao organismo, como por exemplo o aumento drástico do índice de açúcar no sangue e de triglicérides, além de propiciar o aumento de peso. O consumo excessivo pode provocar também uma diarreia, devido à alta concentração de fibras e vitamina C.

Pessoas que sofrem de gastrites ou algum distúrbio no sistema digestivo devem ficar atentos ao consumo da fruta, pois a alta acidez da laranja pode ser prejudicial ao tratamento da enfermidade.

O que achou dos benefícios da laranja? Você esperava que uma fruta tão comum fosse tão importante assim? Comente abaixo sobre o que você descobriu e tire suas dúvidas com a gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *