7 MAIORES Benefícios da Laranja: Propriedades e Nutrientes

Trazida para o Brasil no século 16, a laranja é hoje a segunda fruta mais consumida no país e uma das mais saboreadas pelo mundo inteiro. Além de sua poupa ter um gosto levemente azedo, os benefícios da laranja para a nossa saúde são incontáveis. Ela é chamada fruta cítrica por ter uma grande quantidade de vitamina C e ácidos cítricos, com propriedades ainda mais poderosas quando preparadas como suco.

Quer saber porque essa fruta é tão nutritiva e não pode ficar de fora da sua dieta? Venha comigo que irei te contar tudo!
Conteúdo
Quais são as suas propriedades?
A propriedade mais famosa da laranja, sem dúvidas, é a vitamina C, que funciona como um importante antioxidante. Ela evita o envelhecimento celular, danos ao nosso DNA e até mesmo doenças como o câncer. Justamente por causa da vitamina C, a ingestão de laranja com suplementos é tão recomendada, pois suas propriedades potencializam a absorção de minerais.
Outras vitaminas presentes na fruta são a vitamina A, complexo B, cálcio, potássio, fósforo e ferro. A laranja também contém muitos fitonutrientes, como os flavonoides, além de pectina, que aumentam seu valor nutritivo. Além disso, uma laranja contém cerca de 3 g de fibras alimentares, equivalente a 13% das nossas necessidades diárias desse nutriente.
Quais são os benefícios?

Os benefícios da laranja para a saúde são inúmeros. A fruta pode ajudar a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida de quem a consome, devido aos seus vários aspectos. Veja a seguir quais são esses benefícios da laranja.
A laranja ajuda a emagrecer?
Apesar de ser uma bebida um pouco calórica, o suco de laranja contém vários aspectos que ajuda quem quer emagrecer. A laranja é rica em fibras, que dá maior saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Assim, pessoas que comem mais fibras se sentem mais satisfeitas e tendem a ganhar menos peso.
Além disso, o índice glicêmico da fruta é baixo, proporcionando uma absorção mais lenta do açúcar no intestino, evitando eventos associados ao acúmulo de gordura. Porém, para pessoas que querem perder peso e emagrecer de forma constante, é aconselhável que coma a fruta ao invés de espreme-la, para conseguir ingerir uma maior quantidade de fibras presente no alimento e saciar sua fome.
A laranja previne o envelhecimento precoce
Os antioxidantes e a vitamina C auxiliam na eliminação das células mortas e renovam o tecido, retardando o processo de envelhecimento da pele. Também combatem radicais livres, prejudiciais à saúde epitelial.
A laranja melhora a saúde do coração e estimula a circulação
Por ser rica em vitamina C e antioxidantes, o consumo frequente de laranja pode evitar a ação de radicais livres na corrente sanguínea, principais responsáveis por incidências de doenças cardiovasculares, pelo entupimento de artérias e AVCs, trombose e enfarto do miocárdio.
As fibras presentes no alimento, auxiliam nas baixas taxas de colesterol ruim – fator risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Já o potássio, também presente na laranja, tem um papel fundamental na redução da pressão sanguínea.

As propriedades da laranja atuam na prevenção do câncer
Mais uma vez, por conta da vitamina C e antioxidantes presentes na composição da laranja, a fruta se tornou uma grande aliada na prevenção do câncer. Em um estudo realizado pelo American Jornal of Epidemiology, em 2004, foi revelado que a simples adição da laranja na dieta de crianças durante seus dois primeiros anos de vida foi capaz de diminuir o desenvolvimento de leucemia.
A laranja é capaz de melhorar a saúde do sistema respiratório
As laranjas são ricas em um fitonutriente chamado beta-criptoxantina, pigmento que além de dar a cor alaranjada à fruta, também é capaz de proteger o sistema respiratório e evitar o desenvolvimento de câncer de pulmão em pessoas fumantes e não fumantes, além de outros problemas respiratórios, como asma.
A laranja ajuda na manutenção da saúde ocular
Não é apenas a pele que sofre envelhecimento. Ao passar do tempo, nossos olhos são prejudicados, perdem a capacidade de enxergar certos tons e tornam as imagens menos vivas. A laranja é fonte de vitamina A, muito importante para a visão, prevenindo a degeneração macular e a cegueira noturna. A vitamina C e o potássio também podem auxiliar na saúde dos olhos, prevenindo cataratas e outras doenças relacionadas.
A laranja é uma ótima opção para controlar a Diabetes Tipo 2
Por ser uma excelente fonte de fibras, a laranja capaz de auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2, pois consegue controlar os níveis de açúcar e insulina presentes na corrente sanguínea, além de reduzir as taxas do colesterol ruim.
A Associação Americana de Diabetes recomenda fortemente o consumo do alimento pelos portadores da doença. Entretanto, o consumo deve ser feito com moderação, pois quando ingerida em excesso pode causar o efeito contrário, por conta da quantidade de carboidratos presentes no alimento.
O suco ou a fruta? Qual a melhor forma de consumir a laranja?
Segundo especialistas no assunto, a melhor forma de consumir a laranja é a fruta inteira e não somente o suco, já que a maior parte das fibras presentes no alimento são encontradas no bagaço. A laranja in natura pode ser mais benéfica à saúde, pois todos os componentes são aproveitados. Porém, tomar um copo de suco de laranja todos os dias pode também trazer benefícios à saúde.
A casca da laranja também pode ser aproveitada! Ela é rica em flavonoides, compostos com função antioxidante e anti-inflamatória. Um bom chá de laranja ou raspar a casca em doces e salgados pode ser uma deliciosa forma de ingerir essa parte da fruta.
Contraindicações da Laranja.
Fique atento!
Frutas como a laranja são necessárias para consumo diário, pois têm grandes concentrações de minerais e vitaminas. Entretanto, devemos lembrar que por melhor que seja, nada em excesso fará bem a você.
A ingestão excessiva da laranja pode vir com uma série de malefícios ao organismo, como por exemplo o aumento drástico do índice de açúcar no sangue e de triglicérides, além de propiciar o aumento de peso. O consumo excessivo pode provocar também uma diarreia, devido à alta concentração de fibras e vitamina C.
Pessoas que sofrem de gastrites ou algum distúrbio no sistema digestivo devem ficar atentos ao consumo da fruta, pois a alta acidez da laranja pode ser prejudicial ao tratamento da enfermidade.
O que achou dos benefícios da laranja? Você esperava que uma fruta tão comum fosse tão importante assim? Comente abaixo sobre o que você descobriu e tire suas dúvidas com a gente!

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.
0 comentário