O óleo de cravo é uma dessas maravilhas da natureza com inúmeros benefícios. Tá curioso em saber como você pode usá-lo? Leia este artigo e se surpreenderá com os poderes medicinais e estéticos deste poderoso óleo natural. Ele pode ser utilizado para melhorar a circulação e prevenir doenças cardíacas, assim como diminuir inflamações, aliviar espinhas e até mesmo promover a saúde gengival. Além disso, ele estimula o funcionamento do sistema imunológico e age exterminando diversos micróbios e bactérias. Confira, abaixo, os nove principais benefícios e usos do óleo de cravo.
Pele mais Limpa e Linda
A ciência já mostrou que o óleo de cravo tem o potencial de exterminar naturalmente as células planctônicas da bactéria nomeada Staphylococcus. E porque matar essa bactéria pode fazer bem a sua pele? A staphylococcus juntamente com outras bactérias estão relacionadas ao surgimento das espinhas. Isso significa que o óleo de cravo é um remédio natural eficiente para a prevenção e o tratamento da acne.
Misture 3 gotinhas de óleo de cravo com 2 colheres de mel e aplique no rosto. Após 10 minutos, lave-o.
Adeus Candidíase!
A cândida é um fungo que pode causar diversos males e, por sua invisibilidade, muitos dos portadores nem sabem que a tem. A sua proliferação se dá, principalmente, por conta da alimentação ocidental que costuma ser rica em açúcares e dietas ácidas. O cravo já foi listado em nossa lista de poderosos remédios caseiros antifúngicos. O óleo de cravo, por sua concentração, é um poderoso remédio de uso tópico para acabar de vez com a candidíase. Em um estudo da revista Microbiology & Immunology, ele foi indicado como um tratamento tão eficaz quanto o remédio popularmente utilizado para fungos bucais (como as aftas). E o estudo mostrou que não ocorreram efeitos colaterais na administração do cravo-da-índia.
O óleo também foi indicado como um poderoso remédio para parasitas que atacam o intestino atuando rapidamente.
Para eliminar parasitas, ingira óleo de cravo por duas semanas com a indicação do seu nutricionista.
Alívio da Dor de Dente
O óleo de cravo é utilizado a anos para o alívio da dor de dente, que é considerada uma das dores mais incômodas do mundo. O uso deste óleo essencial para tratar tal dor é encontrado na medicina tradicional de diversas culturas. É possível que os primeiros a utilizarem foram os chineses há mais de 2.000 anos atrás.
Um estudo do Jorunal of Dentistry mostrou que o óleo de cravo teria um efeito semelhante ao da benzocaína, que é um poderoso anestésico utilizados por odontologistas. Outro estudo mostrou que ele também é eficiente na prevenção de descalcificação dentária (perda de cálcio). E, para a surpresa dos cientistas, ele não só se mostrou eficiente na prevenção da descalcificação como se mostrou um agente reminerador dos dentes.
Utilize o óleo de cravo como flúor dental.
Poderoso Antioxidante
Já escrevemos aqui no Homem Verde sobre sucos desintoxicantes. O óleo de cravo pode ter até trinta vezes mais antioxidantes que muitas das frutas utilizadas em sucos detox. E o que é um antioxidante? Nada mais é do que moléculas que revertem os danos causados por radicais livres, o que pode levar a muitas doenças, incluindo câncer.
Alimentos e produtos ricos em antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, expelindo bactérias, exterminando vírus e retardando o envelhecimento do organismo.
Coloque um fio de óleo de cravo em seu suco verde.
Promove a Saúde Digestiva
Nós não somos o que comemos. Nós somos o que comemos e digerimos. A digestão é muito importante para que o corpo aproveite todos os nutrientes e propriedades dos alimentos. Os problemas digestivos mais comuns são a indigestão, o enjoo, a sensação de inchaço, o excesso de flatulências, entre outros. Boa parte desses problemas podem ser tratados com a administração de óleo essencial de cravo.
Um dos melhores usos do óleo de cravo é na prevenção de úlceras por conta de suas propriedades gastro-protetoras que estimulam a produção de muco gástrico. As mesmas propriedades também previnem a gastrite.
Ingira três gotinhas de óleo de cravo por dia.
Antibacteriano Natural
Este óleo é conhecido por exterminar diversos tipos de bactérias prejudiciais, como a levedura. A sua grande vantagem é atingir algumas bactérias que nem mesmo os antibióticos conseguem atingir. Uma das bactérias que ele apresenta maior eficácia, segundo estudos, é contra a pseudomonas aeruginosa, conhecida por causar a pneumonia.
Adicione duas gotinhas de óleo de cravo no seu café matinal.
Fortalece o Sistema Imunológico
Boa parte dos nutricionistas recomendam o cravo, seja em formato de chá, seja em formato de óleo ou tempero, para fortalecer o sistema imunológico. Isso se dá porque o cravo é uma das maravilhas da natureza ricas em propriedades antibacterianas e antivirais, podendo prevenir e até combater muitas doenças. Isso se dá principalmente para a prevenção de resfriados e gripes.
Utilize o óleo de cravo nos meses frios onde você esta mais suscetível a resfriados e doenças. Uma boa forma é misturar com um óleo transportador (como o óleo de coco ou o óleo de jojoba) e aplicar no pescoço.
Saúde Cardíaca
O óleo de cravo pode ajudar tanto pessoas que sofrem com pressão alta quanto pessoas que sofrem com coágulos sanguíneos. Isso se dá porque o acetil eugenol inibe a formação de plaquetas nas células humanas. Outro componente que ajuda é o eugenol que tem o potencial de dilatar as artérias e reduzir a pressão. Dado isso, o óleo de cravo pode ser considerado pela ciência um agente anti-hipertensivo e é recomendado para pessoas com problemas cardíacos.
Pergunte ao seu médico ou nutricionista como administrar óleo de cravo para potencializar a saúde cardíaca.
Precauções e Efeitos Colaterais
Eis algumas das principais recomendações para utilizar o óleo de cravo:
- O cravo não é recomendado para pessoas que utilizam remédios que diluem o sangue (por conta do eugenol, como dito acima).
- Para o uso tópico (aplicação direta na pele) é necessário misturar com um óleo transportador (como o óleo de coco ou o óleo de jojoba).
- A ingestão deste óleo não é recomendada por mais de duas semanas consecutivas. Alguns nutricionistas recomendam a administração de probióticos juntamente ao óleo para a restauração da flora intestinal.
- Ele também não é recomendado para crianças menores de 2 anos de idade, grávidas e lactantes.
- Se você tem algum problema de saúde, consulte o seu médico antes de administrar tal óleo.
- Por fim, sempre utilize um óleo 100% puro e orgânico.
Você pode fazer o seu próprio óleo de cravo. Aprenda no tutorial abaixo como fazê-lo:
Você tem dúvidas? Comente abaixo!
Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.