10 Alimentos MAIS Bons para o Coração (Saúde Cardíaca)

Proteja seu coração! Este slogan já foi usado diversas vezes em campanhas de saúde no mundo todo. E não é por menos, pois as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte da população mundial.

Se as organizações de saúde e associações médicas do mundo inteiro estão preocupadas, a ponto de fazerem diversas campanhas alertando dos riscos da falta de prevenção, porque você não estaria preocupado com sua saúde cardíaca?

O assunto é sério, mas a boa notícia é que simples mudanças de estilo de vida podem tirá-lo do grupo de risco destas doenças.

Exercícios físicos regulares, hábitos saudáveis e uma mudança na forma como você se alimenta, diminuindo o consumo de sódio e açúcares já vão fazer uma enorme diferença.

Mas se quiser caprichar mesmo, coloque estes alimentos no seu cardápio semanal:

– SALMÃO

O salmão é a estrela dos alimentos saudáveis para o coração. A recomendação é comer este peixe pelo menos duas vezes por semana., porque possui quantidades abundantes de ácidos graxos ômega 3, que reduzem o risco de arteriosclerose, batimento cardíaco irregular, além de diminuir os triglicerídeos. Se quiser variar, opte por outros peixes que também possuem ácidos graxos como sardinha ou cavala.

– AVEIA

plantação

Rica em fibras solúveis, a aveia absorve o colesterol para que seja eliminado do corpo, impedindo a absorção pela corrente sanguínea. A recomendação é consumir o produto em flocos, que é o grão da aveia somente prensado, assim ele não perde fibras e nutrientes.

– MORANGO E MIRTILO

delicioso

Estudos comprovaram que a presença de compostos conhecidos como antocianinas, flavonoides antioxidantes, diminuem a pressão arterial e dilatam os vasos sanguíneos, contribuindo com o sistema cardíaco. São eles que dão a estas frutas as colorações vermelha e azul, respectivamente.

– CHOCOLATE AMARGO

coma essa delícia
CHOCOLATE

Para os apreciadores de chocolate, considerem consumir apenas os compostos por, pelo menos, 60% de cacau. Eles contêm flavonoides chamados de polifenóis, que contribuem com a pressão arterial, coagulação e inflamação. Reduzem o risco de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC). Mas atenção, consumir chocolate com leite com menos que essa porcentagem de cacau ou chocolate branco, não terá o mesmo efeito.

– LARANJA E TORANJA

o que pode mas com ressalvas
LARANJA

Laranjas e toranjas possuem grandes quantidades de flavonoides, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral isquêmico. Outro fator que faz destas frutas um auxílio importante para o coração é a riqueza de vitamina C, também associada à prevenção de doenças cardíacas.

– SOJA

o que comer

Os produtos de soja, como tofu e leite de soja, são uma excelente forma de consumir proteínas, sem o risco da ingestão de gorduras e aumento do colesterol. Contém altos níveis de fibras, vitaminas, minerais e gorduras poli-insaturadas, que são boas para saúde. Também podem reduzir a pressão arterial e diminuir o LDL (colesterol ruim).

– NOZES

dicas de alimentos

Segundo estudos científicos, comer um punhado de nozes duas ou mais vezes por semana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e coronarianas. Tem ainda altos teores de antioxidantes, proteínas, minerais e fibras. O grupo das oleaginosas inclui ainda amêndoas, todos os tipos de castanhas, amendoim, avelã, pistache e pecã, mas devem ser consumidos sempre crus e sem sal.

– AZEITE EXTRAVIRGEM

O azeite extravirgem é uma boa fonte de gorduras mono insaturadas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Azeitonas verdes e pretas também são recomendadas.

– SEMENTES DE LINHAÇA

rica em fibras

Sementes de linhaça e de chia são ricas em ômega 3, minerais, vitaminas, fibras e lignanas, compostos associados às fibras. Devem ser consumidas moídas ou trituradas, pois a casca da semente pode comprometer a digestão e reduzir a absorção de seus nutrientes.

– ABACATE

verde

Assim como o azeite de oliva, é rico em gorduras mono insaturadas. Além disso seus altos teores de antioxidantes e potássio, fazem dele um excelente auxiliar para diminuir os riscos de doenças cardíacas.

– ROMÃ

fruto

A romã contém inúmeros antioxidantes, como os polifenois e as antocianinas que ajudam a evitar o endurecimento das artérias. Estudos comprovaram que uma dose diária de suco de romã melhora o fluxo sanguíneo para o coração.

– BRÓCOLIS, COUVE E ESPINAFRE

verduras

Os vegetais verdes possuem altos níveis de carotenoides, que atuam como antioxidantes e eliminam compostos nocivos. Além disso são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

– FEIJÃO, LENTILHA E ERVILHA

grãos
FEIJÃO

Estas leguminosas são excelente fonte de proteína. Segundo estudos, pessoas que consomem feijão, lentilha ou ervilha quatro vezes por semana têm um risco 22% menor de doença cardíaca. Ainda ajudam a controlar o açúcar no sangue, auxiliando no combate da diabetes.

– TOMATES

ideias do que comer
TOMATE

Os tomates possuem altos níveis de potássio, saudável para o coração. Contém também licopeno, um carotenoide que pode ajudar no combate ao colesterol, manter os vasos sanguíneos abertos e reduzir o risco de ataque cardíaco.

– VINHO TINTO

o que beber

Tomar um copo de vinho tinto por dia, não mais que isso, é muito saudável para o coração. Protege as artérias e proporciona uma leve diminuição da pressão arterial. A medida certa é 250 ml por dia, porém, em doses elevadas o efeito é contrário, aumentando a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

– CHÁ VERDE

delicioso

Estudos comprovaram que o consumo diário de três ou mais xícaras de chá verde reduz em 20% o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. As catequinas e flavonoides presentes neste chá ajudam a melhorar a circulação sanguínea, eliminar a retenção de líquidos e reduzir a pressão alta. Também fortalecem as células dos vasos sanguíneos e reduzem a formação de coágulos.

Então, atenção para os alertas e comece agora mesmo a cuidar do seu coração. Afinal, ele é o responsável por manter todo seu corpo perfeitamente funcionando.

Tem dúvidas? Deixe um comentário logo abaixo!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest